Informática ISS Niterói: prova comentada de Fiscal de Posturas ANTES da divulgação do gabarito!
Olá amigos e amigas!
Venho aqui comentar a prova de Informática ISS Niterói, para o cargo de Fiscal de Posturas. Não foi uma prova fácil, mas, convenhamos, ninguém esperava que fosse. A FGV é uma banca que tradicionalmente valoriza o raciocínio dos seus candidatos.
Como eu não possuo a prova em PDF, apenas em fotos de alguém que fez a prova, vou postar a foto e comentar e questão, ok?
31.
Comentários: esta questão faz uma cobrança RARÍSSIMA em questões de concursos: a seleção de um mesmo conjunto de células em um intervalo de planilhas, a chamada “referência 3D”. Nestas horas, eu sempre digo que a banca quer ver o candidato raciocinar: perceba que o objetivo do exercício é calcular o somatório dos lucros de todas as filiais. Para tal, ele soma as células B2 (Vendas) de todas as planilhas anteriores e subtrai as células B1 (Custos), também de todas as planilhas anteriores. Resposta: 180.
Para saber mais sobre a referência 3D, veja aqui.
32.
Comentários: para enviar emails sem expor os endereços aos demais interessados, devemos utilizar o campo Cco (cópia oculta). Apenas uma única alternativa apresenta esse campo.
33.
Comentários: essa questão quer pegar os “leigos” em Excel. =PI() é função, * e ^ são operadores. 2 é um número e A2 é uma referência que retorna o valor contido na célula A2.
34.
Comentários: essa questão trata do Windows 8, e uma das suas principais novidades: a Tela Inicial, que expõe aplicativos favoritos para acesso rápido. Embora eles possam ser desafixados da Tela Inicial, essa “desafixação” não desinstala o aplicativo, conforme sugestão de uma alternativa.
35.
Comentários: essa questão que saber se você conhece os tipos de extensões de arquivo. O aluno que fez a prova “deu um banho”, e identificou corretamente os 4 arquivos texto (doc, txt, rtf e docx), os dois modelos (dotx e xltx), uma planilha (xlsx) e um arquivo portável (PDF – Portable Document Format).
36.
Comentários: A Verificação em duas etapas é um procedimento de segurança cada vez mais adotado pelos bancos e também pelas contas de email, para certificar-se da autenticidade do usuário do serviço. Esta verificação pode ser realizada por senha pessoal + cartão de segurança, senha pessoal + token físico, senha pessoal + biometria, enfim…. Consiste na utilização de dois procedimentos de segurança.
37.
Comentários: na Guia Revisão do Word, temos o famoso Controlar Alterações, recurso que possibilita rastrear as alterações feitas em um documento, para que, ao final, seja facultado ao usuário aceitar ou rejeitar as alterações realizadas. Nela, há uma caixa chamada Exibir para Revisão, que nos mostra quatro opções:
As opções Final: Mostrar Marcação e Original: Mostrar Marcação mostram as duas versões sobrepostas, conforme o enunciado da questão. Original mostra a versão antes das alterações e Final (gabarito), mostra as alterações incorporadas.
38.
Comentários: outra questão bem difícil, pois envolve a utilização de caracteres especiais na busca avançada do Word, com a utilização de caracteres curinga. No caso, o caractere curinga @ encontra uma ou mais ocorrências de um caractere ou expressão, e ca@tinga encontrará tanto “catinga” quanto “caatinga”.
Veja mais sobre caracteres curinga aqui.
39.
Comentários: Estou com dúvidas quanto a essa questão. O FUNDAMENTO utilizado é a chave assimétrica. Porém, a questão mostra procedimento típico de Assinatura Digital, o que, a meu ver, deixa a questão com duas alternativas corretas, pois a Assinatura Digital é baseada em chave assimétrica. Atualização: Saiu o gabarito preliminar e a banca adotou a chave assimétrica como gabarito. Como eu falei, o FUNDAMENTO de criptografia é a assimétrica, na qual se utiliza uma das chaves para cifrar e a outra para decifrar. A Assinatura Digital utiliza, em peculiar, o envio de uma assinatura cifrada com a chave privada, sendo decifrada com a chave pública, o que atesta a autenticidade do remetente. Prevejo uma CHUVA de recursos nessa questão, e vai ficar completamente na mão da banca anular a questão ou não.
40.
Comentários: quando inserimos objetos no Word, via de regra, precisamos definir logo em seguida como o texto vai se comportar ao redor do objeto. O caminho mais curto é clicar com o botão direito sobre o objeto e selecionar a melhor opção dentre as várias oferecidas pelo recurso Quebra de Texto Automática.
Comentário final : a prova realmente não foi fácil, pois resolveu cobrar a fundo alguns procedimentos de Word e Excel. Por outro lado, sabemos que concursos muito disputados costumam elevar o nível de dificuldade da prova e, no fim das contas, é a capacidade de raciocínio do candidato que faz a diferença no resultado final. Atualização: Saiu o gabarito preliminar, e apenas a questão 39 é polêmica. Não visualizo outros recursos.
Espero que tenham feito boa prova!