Fala, estrategistas! Vamos aprender sobre o Índice de Diversidade B3 – IDIVERSA B3: objetivo e metodologia para o BNDES?
O Índice de Diversidade B3 – IDIVERSA B3: compõe-se do resultado de uma carteira de ativos que segue uma determinada metodologia. É o indicador do desempenho médio das ações que se sobressaem no critério de gênero e raça de acordo com o escore desenvolvido pela B3. O principal objetivo do Índice é incentivar a adoção de boas práticas empresariais.
Podemos entender o IDIVERSA B3 como um índice de retorno total com reinvestimento na própria carteira. Esse índice é composto de ações e units(certificados de depósitos de ações) que têm exclusividade nas companhias listadas na B3( bolsa de valores brasileira) e atendem aos critérios de inclusão.
Para compor o IDIVERSA B3 selecionam-se os ativos que atendam de maneira cumulativa os critérios estabelecidos abaixo:
A coleta de dados das empresas para a B3 ocorre por meio do Formulário de Referência (FRE) previamente preenchido, conforme definido pela Resolução CVM 80 de 29/03/2022.
A função do escore de diversidade B3 é calcular o quanto a empresa está ou não próxima da diversidade brasileira que é medida pelos indicadores de gênero feminino, pessoas negras ( pardas mais pretas) e indígenas. Esse cálculo é realizado por meio da fórmula abaixo e se baseia nos dados de diversidade que são divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Entendendo a fórmula de cálculo:
Score Diversidade = Escore da Empresa
Peso j,k = j – peso do grupo sub representado – k – categoria funcional
N,j,k= quantidade de colaboradores do grupo sub representado na categoria funcional k
Nk = quantidade de colaboradores na categoria funcional k
%BR = proporção do grupo sub representado no Brasil de acordo com os dados do IBGE.
Esse índice leva em consideração os dados do Formulário de Referência para identificar quais empresas apresentam em seus quadros de colaboradores participações relevantes dos grupos sub representados. Os critérios adotados são: gênero e raça. Adicionalmente, no cálculo do escore são aplicados pesos de acordo com a representatividade considerando as categorias funcionais de Conselho de Administração, Diretoria Estatutária, Cargos de Liderança e Cargos de não Liderança.
A metodologia apresentada pelo IDIVERSA B3 permite aos investidores terem mais uma alternativa na aplicação de recursos em companhias diferenciadas que estão conectadas à agenda de Ambiental, Social e Governança (ESG) fortalecendo o caráter da sustentabilidade empresarial no mercado brasileiro junto aos outros índices existentes..
Dessa forma, ocorre maior visibilidade das companhias que se destacam entre seus setores na temática diversidade de gênero e raça e possuem uma cultura empresarial mais inclusiva, além de promoverem o aumento da representatividade de grupos sub representados no mercado.
A sigla ESG – Environmental, Social and Governance refere-se à implementação de ações sócio ambientais e de governança nas empresas com vistas a reduzir os impactos ambientais e realizar os processos de administração com sustentabilidade.
No critério Ambiental temos a diminuição dos níveis de poluição, a melhor eficiência energética e a preservação da biodiversidade, entre outros fatores.
Já nos critérios Sociais exemplificamos as políticas e as relações de trabalho, a capacidade de inovação de recursos e a integração na defesa dos direitos humanos e ambientais.
Por fim, nos critérios de Governança destacam-se a política de transparência e de sustentabilidade, a responsabilidade fiscal e o Compliance observando as leis e normas vigentes.
Assim, a ESG ,aliada ao Índice de Diversidade B3, permite melhoria nos procedimentos da empresa e nas suas relações com fornecedores e clientes. Além disso, há integração com a comunidade em que está inserida, gerando valor agregado para a companhia.
O índice de Diversidade B3 oferece aos investidores referências para avaliação, planejamento de investimentos e formação de portfólio em empresas que se destacam no desempenho médio das ações na diversidade de gênero e raça. É o primeiro índice da América Latina a combinar esses critérios para selecionar empresas que compõem sua carteira.
Dessa forma, a B3 possui um guia para orientar as empresas sobre as melhores práticas em diversidade e inclusão baseados na estratégia de gênero e raça. Lista os principais desafios e impactos que a integração de diferentes perspectivas agrega aos negócios. Essas experiências e ações são referências às companhias que estão construindo sua imagem no mercado financeiro. O evento amplia a conscientização e adoção dessa pauta no mundo empresarial.
Assista as nossas aulas para aprofundar-se nos temas e obter sucesso na sua aprovação :)
Desenvolvimento e Finanças BNDES
Por hoje é isso, pessoal!
Abraços e até a próxima.
Bárbara Rocha
Saiba mais: Concurso BNDES
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Tocantins já está com a página…
Inscrições em breve e provas em março de 2025. Confira neste artigo as principais datas…
Foi publicado o edital do concurso GCM Cianorte, município localizado no estado do Paraná, com…
O Conselho Superior de Fiscalização Tributária (CSFT) se reunirá na próxima quarta, 6 de novembro,…
Foram publicados 3 novos editais de concurso público da Prefeitura de Amargosa, na Bahia. Ao…
Vem aí o concurso público do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Tocantins…