Olá Concurseiro! Tudo bem?
Finalmente saiu o esperado concurso dos Correios! Haverá provas para nível médio – Agente dos Correios, e para nível superior – Analista dos Correios (com vagas para diversas formações). Para ter acesso aos editais no site da Banca basta clicar nesse LINK e para a assistir a análise do edital realizada pelo Estratégia basta clicar AQUI.
No presente artigo, vamos destacar pontos importantes do Código de Conduta Ética e Integridade, que é uma disciplina que estará nas duas provas. Vale lembrar que essa é uma disciplina importante e que não é extensa, então é preciso garantir esses pontos.
Antes de partirmos pro conteúdo, vale lembrar que esse artigo vai te ajudar a compreender alguns dispositivos previstos no Código, porém não substitui o estudo do material completo do Estratégia e também não substitui a leitura do Código, que é muito importante para a sua preparação.
Vamos lá!
Inicialmente, é importante ressaltar que o Código de Conduta Ética e Integridade funciona como um guia para a conduta dos Correios em sua diversas relações, tais como relação com os empregados, governo, sociedade, concorrentes, e também para a conduta dos empregados nas relações decorrentes das atividades realizadas. Além disso, o Código prevê também as possíveis sanções para os casos de ocorrência dos chamados desvios éticos.
Neste capítulo, o Código salienta que se baseia nos princípios constitucionais e nas leis 8.429/1992 (Lei de improbidade administrativa), 12.846/2012 (Lei anticorrupção), 12.813/2013 (Lei de conflito de interesses), 13.709/2018 (Lei geral de proteção de dados pessoais), dentre outras. Ressalta ainda que busca guiar e incentivar uma conduta ética em todos os relacionamentos dos Correios (com acionistas, clientes, sociedade, fornecedores e colaboradores).
Salienta, também, que se baseia no negócio, missão, visão e valores da empresa, que representam sua identidade corporativa. É importante ter em mente esses pontos, ou seja, qual o negócio, a missão, a visão e quais são os valores dos Correios.
– O negócio se relaciona ao que a empresa faz, à atividade realizada por ela. Segundo o Código de Conduta, o negócio dos Correios é “soluções que aproximam”.
– A missão, pode ser entendida como a razão de ser da empresa. No caso dos Correios essa missão é “conectar pessoas, instituições e negócios por meio de soluções de comunicação e logísticas acessíveis, confiáveis e competitivas”.
– A visão, por sua vez, é como a empresa se vê futuramente, é o horizonte que ela pretende atingir. No caso dos Correios a definição de Visão é “ser uma plataforma física e digital integrada, de excelência, para o fornecimento de soluções de comunicação e logísticas”.
– Os valores, por fim, são definidos como os ideais de atitudes e comportamentos buscados pela empresa. O Código destaca como valores dos Correios adaptabilidade, aprendizagem contínua, integração entre áreas, integridade em todas as relações, orgulho em servir à sociedade e pertencer aos Correios, orientação ao futuro, respeito às pessoas, e, por fim, responsabilidade e compromisso com o resultado na prestação de serviços e no uso consciente de recursos para assegurar a sustentabilidade do negócio.
Nesse capítulo, o Código traz sete princípios éticos que serão adotados pelos Correios e cujo estudo é muito relevante. Nesse estudo é necessário ter atenção para quais são os princípios e também para os seus conceitos, uma vez que é comum que as Bancas troquem os conceitos de um pro outro nas alternativas das questões, tornando as alternativas incorretas.
Os princípios listados são:
1) dignidade humana e respeito às pessoas, no sentido de valorização da vida, preservação da integridade e de respeito às diferenças individuais e à diversidade;
2) impessoalidade, entendida no sentido de que o interesse público deve prevalecer sobre o interesse privado;
3) integridade, entendida como honestidade, probidade (agir com retidão, com respeito aos princípios) e repúdio a toda forma de fraude e corrupção;
4) legalidade, no sentido de respeito à legislação não só brasileira, mas também dos demais países em que os Correios atuem;
5) profissionalismo, entendido como desempenho das atividades com responsabilidade e zelo;
6) sustentabilidade, traduzida como atuação marcada pela responsabilidade ambiental, econômica, social e cultural;
7) transparência, compreendida como clareza nos critérios que norteiam as decisões e ações, ressalvados os limites do direito à confidencialidade.
Cabe salientar que o próprio Código menciona que há outros princípios implícitos em outros pontos do seu texto e que também devem ser observados.
Portanto, como vimos ao longo do presente artigo, o Código de Conduta Ética e Integridade se baseia no texto Constitucional e em diversas leis relacionadas ao tema, e busca nortear a conduta ética dos Correios.
Além disso, o Código dissemina a identidade corporativa dos Correios, definindo seu objetivo, sua missão, sua visão e seus valores. Nesse ponto é importante entender principalmente a diferença entre missão e visão e também suas definições.
Também são abordados os princípios éticos que devem ser adotados pelos Correios e cujo estudo deve ser tanto em relação a saber os 7 (sete) princípios listados, quanto em relação aos conceitos específicos de cada um deles.
Por fim, cabe ressaltar que é muito importante que você faça a leitura do Código de Conduta Ética e Integridade.
Até a próxima!
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!
Quem mais aí já está com a cabeça em 2025? Pode parecer cedo para fazer…
O edital do concurso do Instituto Nacional do Semiárido (INSA) foi publicado com diversas vagas! Se…
Principais Concursos Tribunais previstos, iminentes e publicados O Projeto Orçamentário para 2025 (PLOA 2025) prevê…
A classificação geral do concurso Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do Mato…
Já estamos nos meses finais de 2024, dá para acreditar? Se você prometeu no início…
Acompanhe os editais dos Concursos Centro-Oeste previstos para os próximos meses O Centro-Oeste do Brasil…