Artigo

ICMS GO – Prova Comentada – Português

Olá, pessoal, tudo tranquilo?

Neste artigo, vou comentar as questões da prova de Auditor da SEFAZ GO, aplicada hoje de manhã.

Para quem errou, acredito que vale propor recurso contra a questão 3! Vamos lá!

 

  1. (FCC / SEFAZ-GO / 2018)

Um seguimento do texto tem seu sentido adequadamente expresso em outras palavras em:

(A) Essa coabitação de duas divindades antitéticas não é casual (2º parágrafo) / Esse confronto de duas entidades opostas não é propositado.

(B) embora se reconheça à música o privilégio de exprimir a alma (3º parágrafo) / conquanto se refira à música a prerrogativa de retundir a alma.

(C) uma medida apropriada e um justo limite (1º parágrafo) / Uma medição precisa e um juízo restrito.

(D) Sobre estas regras se funda o senso comum grego da Beleza (1º parágrafo) / A partir dessas convenções confutou-se o padrão grego da Beleza.

(E) Esta visão é colocada sob a proteção de Apolo (1º parágrafo) / Esta interpretação é mantida sob a égide de Apolo.

Comentários:

  1. A) Incorreta. Coabitar é viver junto, não é sinônimo de ter conflito, confronto.
  2. b) Incorreta. Como alertei na revisão de véspera, a banca adora conjunções concessivas. “Embora” é realmente sinônima de “Conquanto”. Contudo, Retundir é “reprimir, moderar”, não tem relação com “exprimir”.
  3. c) Incorreta. “Justo limite” não equivale a “Juízo restrito”, pois “justo” se refere a “justiça” e “juízo” se refere a “opinião”.
  4. d) Incorreta. Fundar é embasar. Confutar é contrariar, desmentir-se.
  5. e) Correta. Linguagem jurídica típica. Estar sob a égide de= estar sob a proteção de…

Gabarito letra E.

  1. (FCC / SEFAZ-GO / 2018)

O autor organiza sua argumentação de modo a expor, no

(A) quarto parágrafo, uma conclusão que reafirma o argumento expresso anteriormente de que no conceito grego de beleza as oposições se nulificam.

(B) terceiro e no quarto parágrafo, a opinião de que a beleza apolínea tem sido progressivamente substituída pelo conceito moderno de beleza dionisíaca.

(C) primeiro parágrafo, uma concepção moderna de beleza que se contrapõe ao senso comum grego ao abarcar a ideia do caos criativo.

(D) segundo parágrafo, uma visão inconsistente de beleza, ao contrariar os preceitos gregos de equilíbrio, moderação e harmonia.

(E) terceiro parágrafo, oposições na concepção grega de beleza, as quais se ligam à combinação dos princípios de ordem e caos.

Comentários:

(A) Incorreta. As oposições não se nulificam, mas sim “coabitam”.

(B) Incorreta. Não substitui, apenas existe uma problemática, uma ponderação de antíteses sem solução clara.

(C) Incorreta. O primeiro parágrafo traz a concepção grega clássica, não a moderna.

(D) Incorreta. Alternativa bem razoável, causou dúvida em muitos alunos. Contudo, a palavra “inconsistente” não é adequada, nem é o objetivo do autor mostrar inconsistência, mas sim mostrar antíteses, aspectos aparentemente contraditórios.

(E) Correta. O ponto central do texto são oposições na concepção grega de beleza, as quais se ligam à combinação dos princípios de ordem (Apolo) e caos (Dionísio).

Gabarito letra E.

  1. (FCC / SEFAZ-GO / 2018)

O pronome que substitui corretamente o complemento verbal destacado no seguimento, conforme a norma-padrão da língua portuguesa, está expresso em:

(A) presumindo, portanto, uma pacata contemplação (4º parágrafo) – a

(B) a música era entendida como algo que suscita paixões (4º parágrafo) – lhes

(C) Zeus teria designado uma medida apropriada e um justo limite para cada ser (1º parágrafo) – os

(D) Impõe um limite ao “bocejante Caos”. (1º parágrafo) – o

(E) ela exprime a possibilidade […] da irrupção do caos na beleza da harmonia (2º parágrafo) – lhe

Comentários:

01

CABE RECURSO

Embora fosse perfeitamente possível resolver por eliminação, entendo que cabe recurso contra essa questão. Vejamos.

(A) presumindo uma pacata contemplação

presumindo –a

Contudo, a banca parece não ter notado que havia a conjunção “portanto” intercalada, de modo que não seria possível simplesmente unir o pronome ao verbo, ou teríamos algo como:

(A) presumindo, portanto, – a

B e E incorretas porque não usamos –lhe como objeto direto. O –lhe substitui objetos indiretos.

C- Tendo em vista a regra de colocação pronominal que proíbe o pronome oblíquo átono após particípio, a estrutura seria algo como: lhe (a ele, a cada ser) designado uma medida

D- O –lhe substitui objetos indiretos, então a forma correta seria: impõe-lhe um limite.

Gabarito letra A.

  1. (FCC / SEFAZ-GO / 2018)

Considerando-se o uso linguístico nos seguimentos, no contexto em que ocorrem no texto, está correto o que se afirma em:

(A) A reescrita de embora se reconheça à música o privilégio de exprimir a alma (3º parágrafo) com o verbo na voz passiva analítica deve conter a forma seja reconhecida.

(B) Ao substituir-se a conjunção em Esta diferença é compreensível se pensarmos (4º parágrafo) por caso, o verbo pensar deve assumir a forma do presente do modo subjuntivo.

(C) A forma verbal destacada em Zeus teria designado (1º parágrafo) pode ser substituída pelo pretérito imperfeito do subjuntivo sem prejuízo da correção gramatical.

(D) A substituição da forma verbal em o governo do mundo coincide assim com uma harmonia precisa imensurável (1º parágrafo) por ajusta-se exige a substituição do elemento sublinhado por à.

(E) O sentido mantém-se inalterado caso se substitua o seguimento sublinhado em de cuja goela saiu […] o mundo (1º parágrafo) por em cuja goela imergiu.

Comentários:

Vejamos as correções.

(A) A reescrita de embora se reconheça à música o privilégio de exprimir a alma (3º parágrafo) com o verbo na voz passiva analítica deve conter a forma seja reconhecidO, concordando com “privelégio”.

(B) Ao substituir-se a conjunção em Esta diferença é compreensível se pensarmos (4º parágrafo) por caso, o verbo pensar deve assumir a forma do presente do modo subjuntivo.

Correto. Se pensarmos vira “caso pensemos”.

(C) A forma verbal destacada em Zeus teria designado (1º parágrafo) não pode ser substituída pelo pretérito imperfeito do subjuntivo sem prejuízo da correção gramatical, porque “tivesse designado” causaria um erro de emprego do tempo verbal, já que a referência é futura em relação a um passado remoto mitológico.

(D) A substituição da forma verbal em o governo do mundo coincide assim com uma harmonia precisa imensurável (1º parágrafo) por ajusta-se exige a substituição do elemento sublinhado por a, sem crase, pois não há crase antes de “uma”.

(E) O sentido se altera caso se substitua o seguimento sublinhado em de cuja goela saiu […] o mundo (1º parágrafo) por em cuja goela imergiu, porque “imergir” é afundar, submergir.

Gabarito letra C.

  1. (FCC / SEFAZ-GO / 2018)

Os sinais de pontuação estão empregados corretamente em:

(A) Ao produtor contratado será exigido disponibilizar à secretaria, acesso a um sistema digital que possibilite, a realização de pedidos, homologações, consultas ao status dos pedidos em analise – como condição para a continuidade do contrato.

(B) O sistema de controle de informação conforme estabelecido em contrato, precisa assegurar: sigilo, integridade, autenticidade e disponibilidade dos dados, para viabilizar a execução das ações e fiscalização e monitoramento dos processos.

(C) Será descredenciada a empresa que após ter sido notificada, descumprir as exigências estabelecidas na legislação tributária relativa à certificação requerida, para a industrialização ou comercialização de produtos de origem animal.

(D) Para efetuar o cadastro de beneficiário, o cidadão deverá preencher o formulário disponível no site da secretaria, por meio do qual também encaminhará cópia dos documentos solicitados para análise pelo profissional responsável.

(E) O contribuinte que fabrica ou comercializa água mineral, natural ou artificial fica obrigado a utilizar o selo fiscal de controle de lacres e água envasada em vasilhame retornável – independentemente, da unidade da federação de origem.

Comentários:

Façamos as devidas correções, incluindo ou apagando a pontuação necessária. Compare:

(A) Ao produtor contratado será exigido disponibilizar à secretaria acesso a um sistema digital que possibilite a realização de pedidos, homologações, consultas ao status dos pedidos em analise – como condição para a continuidade do contrato.

(B) O sistema de controle de informação, conforme estabelecido em contrato, precisa assegurar: sigilo, integridade, autenticidade e disponibilidade dos dados, para viabilizar a execução das ações e fiscalização e monitoramento dos processos.

(C) Será descredenciada a empresa que, após ter sido notificada, descumprir as exigências estabelecidas na legislação tributária relativa à certificação requerida para a industrialização ou comercialização de produtos de origem animal.

(D) Para efetuar o cadastro de beneficiário, o cidadão deverá preencher o formulário disponível no site da secretaria, por meio do qual também encaminhará cópia dos documentos solicitados para análise pelo profissional responsável.

(E) O contribuinte que fabrica ou comercializa água mineral, natural ou artificial fica obrigado a utilizar o selo fiscal de controle de lacres e água envasada em vasilhame retornável – independentemente da unidade da federação de origem.

Gabarito letra D.

  1. (FCC / SEFAZ-GO / 2018)

A frase em que a concordância está em conformidade com a norma-padrão da língua é:

(A) Tanto Apolo quanto Dioniso são divindades cuja simbologia, especialmente no plano das artes, são riquíssimas.

(B) Criar ou apreciar obras de arte requerem a ativação de valores relativos à beleza, os quais são complexos e variáveis.

(C) Apolo, assim como a divindade antípoda, Dioniso, está nos fundamentos da representação de beleza para dos gregos.

(D) Durante séculos exercem influência sobre os artistas ocidentais o conceito de beleza que vigorava na antiga Grécia.

(E) Sabem-se que os padrões de beleza para os Gregos estão atrelados a uma visão especifica de equilíbrio.

Comentários:

Vejamos as correções:

(A) Tanto Apolo quanto Dioniso são divindades cuja simbologia, especialmente no plano das artes, É RIQUÍSSIMA. (A simbologia é riquíssima)

(B) Criar ou apreciar obras de arte REQUER a ativação de valores relativos à beleza, os quais são complexos e variáveis. (“Criar ou apreciar obras de arte” é um sujeito oracional e leva o verbo para a terceira pessoa do singular)

(C) Apolo, assim como a divindade antípoda, Dioniso, está nos fundamentos da representação de beleza para dos gregos. (Ignorando os termos intercalados, a concordância é: Apolo está nos fundamentos…)

(D) Durante séculos EXERCE influência sobre os artistas ocidentais o conceito de beleza que vigorava na antiga Grécia. (o conceito exerce influência…)

(E) SABE-SE [que os padrões de beleza para os Gregos estão atrelados a uma visão especifica de equilíbrio]. (Aqui temos um sujeito oracional passivo e o verbo fica no singular)

Gabarito letra C.

  1. (FCC / SEFAZ-GO / 2018)

A frase escrita com clareza e correção, no que se refere ao emprego das formas verbais, é:

(A) Tendo em vista ser este um projeto piloto, aqueles que se oporem ao novo sistema de arrecadação seriam convidados a manifestar suas críticas através de diferentes canais, como internet, telefone, além de debates com as lideranças.

(B) Os crimes de sonegação, que vêm persistindo a despeito do arrefecimento da fiscalização, atentam contra os cofres públicos e promovem a concorrência desleal, prejudicando o trabalhador honesto.

(C) Será vedada a autorização para a aquisição de matéria-prima ao contribuinte que não estivesse regular com o pagamento dos impostos na forma e no prazo que se estabeleceu na legislação tributária.

(D) Para participar da licitação, a empresa deverá possuir tecnologias gráficas de segurança que correspondesse às especificações do edital, além de obter todas as autorizações para operação no estado.

(E) Apenas depois que efetuasse o pagamento de todos os impostos e que mantivesse regularizada sua situação junto aos órgãos responsáveis é que as lojas estão aptas a abrir suas portas ao consumidor.

Comentários:

Vejamos:

(A) Tendo em vista ser este um projeto piloto, aqueles que se OPUSEREM ao novo sistema de arrecadação SERÃO convidados a manifestar suas críticas através de diferentes canais, como internet, telefone, além de debates com as lideranças.

Na redação original, há problema de correlação verbal. Aplicando a correlação básica: “Se eu puder, farei”, teremos: OPUSEREM/SERÃO

(B) Os crimes de sonegação, que vêm persistindo a despeito do arrefecimento da fiscalização, atentam contra os cofres públicos e promovem a concorrência desleal, prejudicando o trabalhador honesto.

CORRETA.

(C) SERÁ vedada a autorização para a aquisição de matéria-prima ao contribuinte que não ESTIVER regular com o pagamento dos impostos na forma e no prazo que se estabeleceram (forma e prazo foram estabelecidos) na legislação tributária.

Na redação original, há problema de correlação verbal. Aplicando a correlação básica: “Se eu puder, farei”, teremos: ESTIVER/SERÁ

(D) Para participar da licitação, a empresa deverá possuir tecnologias gráficas de segurança que correspondA às especificações do edital, além de obter todas as autorizações para operação no estado.

Na redação original, há problema de correlação verbal. Aplicando a correlação básica: “Caso eu possA, farei”, teremos: CORRESPONDA/DEVERÁ

 

(E) Apenas depois que efetuaSSEM o pagamento de todos os impostos e que mantivesse regularizada sua situação junto aos órgãos responsáveis é que as lojas ESTARIAM aptas a abrir suas portas ao consumidor.

Na redação original, há problema de concordância e de correlação verbal. Aplicando a correlação básica: “Se eu PUDESSE, FARIA”, teremos: EFETUASSEM/SERIA

Gabarito letra B.

  1. (FCC / SEFAZ-GO / 2018)

A frase redigida em conformidade com a norma-padrão da língua é:

(A) Cabe ao estabelecimento fornecedor emitir nota fiscal em nome do estabelecimento adquirente, a qual, além das exigências já previstas, devem constar nome, endereço e número de inscrição estadual do estabelecimento aonde os produtos serão entregues.

(B) O sujeito passivo tem direito, independentemente de prévio protesto, à restituição total ou parcial do tributo e seus acréscimos, seja qual for a modalidade do seu pagamento, quando for constatada a ocorrência de erro no cálculo do montante do débito.

(C) As operações de saída com destino a empresas do comercio varejista e insumos agropecuários dispõe-se de isenção fiscal e redução de base de cálculo, conforme já prevê-se em lei, desde de que observados os requisitos exigidos para cada caso.

(D) Conclui-se, após análise criteriosa do caso em questão, de que a colocação de embalagem definitiva, que visa acondicionar o produto na forma sobre que ele será apresentado e adquirido pelo consumidor final, caracteriza industrialização.

(E) Esta gerência, tendo apoiado-se na análise de peritos no assunto, firmou o entendimento que as mercadorias relacionadas no documento subescrito não estão sujeitas ao regime de substituição tributária pelas operações posteriores.

Comentários:

(A) Cabe ao estabelecimento fornecedor emitir nota fiscal em nome do estabelecimento adquirente, NA QUAL, além das exigências já previstas, devem constar nome, endereço e número de inscrição estadual do estabelecimento aonde os produtos serão entregues. (CONSTA NA NOTA FISCAL)

(B) O sujeito passivo tem direito, independentemente de prévio protesto, à restituição total ou parcial do tributo e seus acréscimos, seja qual for a modalidade do seu pagamento, quando for constatada a ocorrência de erro no cálculo do montante do débito. (CORRETA)

(C) As operações de saída com destino a empresas do comercio varejista e insumos agropecuários DISPÕEM de isenção fiscal e redução de base de cálculo, conforme já prevê-se em lei, desde de que observados os requisitos exigidos para cada caso. (O verbo é transitivo indireto e não é pronominal, não tem justificativa esse SE )

(D) Conclui-se, após análise criteriosa do caso em questão, de que a colocação de embalagem definitiva, que visa acondicionar o produto na forma sobre A QUAL ele será apresentado e adquirido pelo consumidor final, caracteriza industrialização.

(Concluir não pede preposição “de”. Além disso, Bechara registra uma regra sobre os pronomes relativos. Com o pronome “que”, usa-se preposição monossilábica. Se houver mais de uma sílaba (como “sobre”), usa-se “o qual” ou alguma variante.

(E) Esta gerência, tendo SE apoiado na análise de peritos no assunto, firmou o entendimento que as mercadorias relacionadas no documento subscrito não estão sujeitas ao regime de substituição tributária pelas operações posteriores.

Não se usa pronome oblíquo átono após verbo no particípio. Além disso, a grafia correta é “subscrito”. Gabarito letra B.

 

Preencha seu Gabarito e entre no Ranking!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Professor... qual o nível de dificuldade dessa prova (teclado não tem ponto de interrrogação)
    henrique tadeu em 05/12/18 às 23:09