IBAMA reduz pedido de vagas para 2021; Saiba mais!
Em 2021, o IBAMA fez uma nova solicitação de concurso público, com 2.311 vagas, aos Ministérios do Meio Ambiente e da Economia, sendo 970 para o cargo de Analista Ambiental. Agora, o pedido para o cargo foi reduzido para menos de 10% da requisição, com apenas 104 oportunidades.
A revisão causa estranheza, uma vez que, durante coletiva de imprensa recente, anunciando sua demissão, o ex-ministro do meio ambiente, Ricardo Salles, disse que em breve seria anunciada nova seleção com cerca de mil vagas para IBAMA e ICMBio. Os órgãos, por sua vez, não confirmaram a informação de Salles.
Além disso, em maio de 2020, o cargo já registrava cerca de 1.007 vacâncias e, segundo o órgão, se nada for feito, o IBAMA poderá ter menos de 50% do efetivo previsto em lei em 2022.
Vale lembrar que as seleções são recomendadas pelo Ministério Público Federal (MPF) desde 2019. Inclusive, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, já emitiu diversas declarações manifestando preocupação com a situação de devastação da Amazônia e pede a realização de ‘grandes concursos’ para os órgãos de fiscalização ambiental do país (ICMBio e IBAMA).
A Associação Nacional de Servidores da Carreira de Especialista de Meio Ambiente (Ascema Nacional) vê com preocupação a redução proposta pelo órgão e diz que apenas 104 analistas ambientas seriam insuficientes até mesmo para a reposição mínima de pessoal que o cargo requer.
Para mais informações sobre a solicitação de vagas do IBAMA para 2021, agora reduzida, acesse o artigo no link a seguir:
Saiba mais: concurso IBAMA