Dicas para concurso em enfermagem: Hipertensão
Para saber as causas da hipertensão devem ser levados em consideração os fatores hereditários e ambientais. O diagnóstico da doença é obtido por meio da aferição da pressão do paciente e também é a partir dos sintomas como dores no peito, cefaleias, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, (visão embaçada) e sangramento nasal. A hipertensão não tem cura, mas tem tratamento para ser controlada, logo é necessário um acompanhamento para diagnóstico como tabela abaixo:.
Recentemente a Banca IBFC realizou o certame do Órgão: EBSERH/HU-FURG/2016, enfatizando o tratamento farmacológico: onde os diuréticos são pelo menos mais eficazes que os outros opções de anti-hipertensivos para prevenir eventos cardiovasculares em ampla gama de condições, como gravidade de hipertensão, idade, gênero e raça e presença de comorbidades, (eventos clínicos prévios e diabetes mellitus) .
As maiorias das populações consomem mais sal do que o recomendado pela OMS para a prevenção da hipertensão arterial. O alto consumo de sal (recomendado máximo 2,4g/dia) e comidas gordurosas são importante determinantes de hipertensão. Em razão de essas doenças crônicas apresentarem índices cada vez mais elevados e estarem fortemente relacionadas a diversas patologias graves como acidente vascular encefálico, causado pela obstrução ou rompimentos de vasos sanguíneos cerebrais, e infarto agudo do miocárdio.
De acordo com a revista de Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH): Grupos de risco, aqueles que possuem a doença aderem pouco a tratamento anti-hipertensivo incluem fatores socioeconômicos, tabagismo, alcoolismo, duração do tratamento, presença de transtornos mentais, comorbidades, número de fármacos prescritos, efeitos secundários ao tratamento e a falta de acompanhamento regular da equipe de saúde. Posto que aspectos individuais sejam fatores cruciais na anuência do tratamento contumaz pacientes esquecem-se de tomar o medicamento ao longo do tratamento ou não o fazem no horário correto e grande parte desse grupo de risco abandonam o tratamento precocemente, especialmente pelo frequente caráter assintomático da doença. Outro fato interessante e pouco estudado é a pseudo hipertensão abordada em uma questão recente da banca FUNCAB/EMSERH/ENFERMEIRO/2016. Refere que a pseudo-hipertensão está correlacionada com a idade e é caracterizada por níveis pressóricos falsamente elevados, ocorrendo devido ao enrijecimento da parede arterial, que dificulta a oclusão da artéria. É detectada por meio da manobra de Osler (consiste em palpar a artéria braquial, inflar o manguito até o desaparecimento do pulso. Se o trajeto da artéria for detectável com o manguito inflado, a manobra é positiva).
O profissional de saúde deve incentivar o autocuidado proporcionando orientações ao paciente e promovendo adesão ao tratamento farmacológico e não-farmacológico, com cunho educacional, cabendo ao enfermeiro grande parte dessa função por seu papel educativo, seu maior contato com o enfermo e a busca de estratégias terapêuticas inovadoras, construindo-se assim um momento muito rico de promoção de saúde.
Dicas importantes sobre hipertensão: estudar MAPA e Holter.
Conheça nossos cursos:
https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursosPorProfessor/regina-barros-3443/
A Assinatura Vitalícia do Estratégia Concursos está de volta, mas pode ser pela última vez!…
Concursos policiais de nível médio ainda são realidade no Brasil, mas quais instituições ainda garantem…
Está na praça o mais novo edital de concurso público da Prefeitura de Monte Negro,…
Foi publicado o edital de concurso público da Prefeitura de Pongaí, em São Paulo. O…
Foi publicado o resultado preliminar da prova discursiva do concurso público TCE PI (Tribunal de…
Foi publicado o edital do concurso Guarda de Tauá, localizada no Estado do Ceará, com…