Governo de SP quer antecipar aplicação da Reforma da Previdência no estado
No dia 23 de outubro foi concluída a aprovação da Reforma da Previdência no Congresso Nacional, com regras que passarão a valer para os empregados da iniciativa privada e para os servidores públicos federais. Agora a proposta que tramita no Senado Federal é a da PEC Paralela, que permite a extensão da Reforma aos Estados, Distrito Federal e Municípios.
A nova proposta já foi aprovada em primeiro turno pelo Senado, restando agora a votação de algumas emendas, uma nova votação em segundo turno na Casa e sua posterior análise pela Câmara dos Deputados, que também votará em dois turnos, exigindo-se a anuência de 308 dos 513 deputados.
Se o texto for mantido, a inclusão ou o recuo desses entes na Reforma deverá ocorrer por meio de lei ordinária promulgada pelo próprio Estado ou Município.
Temendo, porém, uma demora excessiva no trâmite, o governador de São Paulo, João Dória anunciou nessa sexta-feira, 08 de novembro, que já irá apresentar na próxima terça-feira, uma proposta de emenda à Constituição paulista perante a Assembleia Legislativa do Estado.
A proposta cria idade mínima para aposentadoria dos servidores estaduais e altera a alíquota de contribuição dos servidores de 11% para 14%. O tempo mínimo de contribuição seria o mesmo estabelecido para servidores federais na reforma. Com a aprovação desta proposta, a intenção do governo é de economizar 32 milhões em dez anos.
É inegável que a aprovação desse projeto irá impactar a carreira de muitos servidores já contratados e dos futuros nomeados no estado. O Estratégia acompanhará todos os passos dessa votação. Acompanhe nosso site e não perca nenhum detalhe!
Quer estudar para o concurso público?
Gostou desta oportunidade e deseja começar se preparar agora mesmo? Então, confira os nossos cursos e comece a estudar:
PROMOÇÃO: É MELHOR QUE BLACK FRIDAY!
Fique por dentro de todos os concursos: