Depois de uma longa espera, vamos retomar os temas de Gestão e Governança de TI. Atendendo ao pedido de um querido amigo concurseiro, o artigo de hoje vai falar de PMBOK 7.
O framework é um dos mais cobrados em provas específicas e não específicas de TI, além de carreiras de Administração. Embora não seja recente, a cobrança do PMBOK 7 se intensificou nos concursos neste ano. E ele é bem diferente das versões anteriores. Assim, veja o roteiro:
Preparamos um artigo curtinho e esquematizado, a fim de otimizar bastante o seu estudo para concursos. Afinal, você não pode perder tempo de jeito nenhum na sua jornada. Portanto, mãos à obra e vamos lá!
Tempo de leitura aproximada: 5 a 10 minutos
Primeiramente, o Project Management Body of Knowledge (PMBOK) é um guia de boas práticas para gestão de projetos. Ele não é uma metodologia prescritiva, ou seja, não obriga que suas orientações sejam seguidas. A ideia é que elas sejam adotadas conforme a necessidade.
Momento Curiosidade: o PMBOK é mantido pelo Project Management Institute (PMI) desde a sua primeira versão, disponibilizada em 1996. Assim como a Copa do Mundo e as Olímpiadas, as novas edições são lançadas geralmente a cada 4 anos (exceto o PMBOK 5, que levou 5 anos).
Por outro lado, o PMBOK 7 é cheio de mudanças. Só para exemplificar, se você já estudou as edições anteriores, ele troca os grupos de processos e as áreas de conhecimento por domínios de desempenho do projeto.
Além disso, o PMBOK 7 foca bastante na entrega de valor e aumenta o quantitativo de princípios de gerenciamento de projetos. Não fique perdido, pois vamos explicar tudo nas próximas seções e deixá-lo no mesmo nível das feras.
Antes de mais nada, os projetos precisam focar em entregas com valor agregado a partes interessadas e organização. Essas entregas permitem o avanço da estratégia organizacional, tomada de decisões e alcance de objetivos de negócios.
Ou seja, não bastam ser entregas, precisam ser produtos que agreguem. Além disso, essas regras não valem apenas para projetos, mas também para programas e portfólios.
Você Sabia? Um programa é um conjunto de projetos coordenados, que possuem objetivos comuns. Por outro lado, um portfólio é um agrupamento de projetos ou programas, não necessariamente relacionados, para obter uma gestão mais eficaz e sucesso nos objetivos estratégicos.
O PMBOK 7 possui 12 princípios que favorecem a entrega de valor nos projetos. A fim de facilitar o entendimento e a memorização, vamos listar cada um deles abaixo com um termo e uma definição.
Em primeiro lugar, os domínios de desempenho do projeto são grupos de atividades correlatas, consideradas críticas para a entrega eficaz dos resultados do projeto. Existem 8 domínios no PMBOK 7.
Se você já conhece as edições anteriores, então vai perceber que os domínios de desempenho lembram muitos conceitos vistos nas áreas de conhecimento e nos grupos de processos. Qualquer semelhança não é mera coincidência.
Domínio de Desempenho do Projeto | Resultados Esperados |
---|---|
Partes Interessadas Resumo: pessoas impactadas de forma positiva ou negativa com o resultado do projeto. | =>Uma relação de trabalho produtiva com as partes interessadas ao longo do projeto. =>Acordo das partes interessadas com os objetivos do projeto. =>As partes interessadas beneficiárias do projeto apoiam e estão satisfeitas. =>As partes interessadas que podem se opor ao projeto ou às suas entregas não afetam negativamente os resultados do projeto. |
Equipe Resumo: pessoas responsáveis pela produção das entregas do projeto que atingem os resultados dos negócios. | =>Propriedade compartilhada. =>Uma equipe de alto desempenho. =>Liderança aplicável e outras habilidades interpessoais demonstradas por todos os membros da equipe. |
Domínio de Desempenho do Projeto | Resultados Esperados |
---|---|
Abordagem de Desenvolvimento e Ciclo de Vida Resumo: estratégia utilizada para criar e desenvolver o produto, serviço ou resultado. | =>Abordagens de desenvolvimento que são consistentes com os resultados do projeto. =>Um ciclo de vida do projeto consiste em fases que conectam a entrega de valor de negócios e partes interessadas do início ao fim do projeto. =>As fases também facilitam a abordagem de entrega e desenvolvimento necessárias para produzir os produtos entregues pelo projeto. |
Planejamento Resumo: organização e coordenação necessárias para fornecer os resultados e as entregas do projeto. | =>O projeto avança de maneira organizada, coordenada e deliberada. =>Existe uma abordagem holística para entregar os resultados do projeto. =>As informações em evolução são elaboradas para produzir as entregas e resultados para os quais o projeto foi realizado. =>O tempo gasto no planejamento é apropriado para a situação. =>Informações de planejamento são suficientes para gerenciar as expectativas das partes interessadas. =>Há um processo de adaptação dos planos ao longo do projeto com base nas necessidades ou condições emergentes e variáveis. |
Domínio de Desempenho do Projeto | Resultados Esperados |
---|---|
Trabalho do Projeto Resumo: estabelecimento de processos do projeto, gerenciamento de recursos físicos e promoção de um ambiente de aprendizado. | =>Desempenho do projeto eficiente e eficaz. =>Processos do projeto são apropriados para o projeto e o ambiente. =>Comunicação adequada com as partes interessadas. =>Gerenciamento eficiente de recursos físicos. =>Gerenciamento eficaz de aquisições. =>Melhoria da capacidade da equipe devido ao aprendizado contínuo e melhoria de processos. |
Entrega Resumo: resultados esperados para o projeto. | =>Projetos contribuem para os objetivos de negócios e o avanço da estratégia. =>Projetos realizam os resultados que foram iniciados para entregar. =>Benefícios do projeto são realizados no prazo em que foram planejados. =>A equipe do projeto tem um entendimento claro dos requisitos. =>As partes interessadas aceitam e estão satisfeitas com os resultados do projeto. |
Domínio de Desempenho do Projeto | Resultados Esperados |
---|---|
Medição Resumo: avaliação do desempenho do projeto e tomada de ações para manter um desempenho aceitável. | =>Compreensão confiável do status do projeto. =>Dados acionáveis para facilitar a tomada de decisões. =>Ações oportunas e apropriadas para manter o desempenho do projeto sob controle. =>Atingir metas e gerar valor de negócios ao tomar decisões oportunas com base em previsões e avaliações confiáveis. |
Incerteza Resumo: riscos e incertezas (ameaças e oportunidades) do projeto, em graus variados. | =>Conscientização do ambiente em que ocorrem os projetos, incluindo, entre outros, os ambientes técnico, social, político, de mercado e econômico. =>Explorar e responder de forma proativa à incerteza. =>Conscientização da interdependência de múltiplas variáveis no projeto. =>Capacidade de antecipar ameaças e oportunidades, e compreender as consequências dos problemas. =>Entrega do projeto com pouco ou nenhum impacto negativo de condições ou eventos inesperados. =>Oportunidades são realizadas para melhorar o desempenho e os resultados do projeto. |
Chegou o momento esperado: a hora do mapa mental! Não somos videntes, mas temos certeza de que alguns concurseiros pularam as seções do artigo e vieram direto para cá.
Deixando as brincadeiras de lado, aproveite bastante o mapa mental do PMBOK 7, pois ele poderá ser um aliado nas revisões. Se achar que a imagem está muito pequena, então experimente baixar e dar um zoom para ampliar a visualização.
Assim, chegamos ao final da leitura. Se você ficou conosco até agora, teve a oportunidade de aprender e/ou revisar os principais conceitos de PMBOK 7, um dos frameworks mais importantes de Gestão e Governança de TI.
Se você quiser aprofundar o conteúdo ou tirar dúvidas específicas, sugerimos que busque o material do Estratégia Concursos. Nós oferecemos diversos cursos em pdf, videoaulas e áudios para você ouvir onde quiser. Saiba mais por meio do link http://www.estrategiaconcursos.com.br/cursos/.
Por fim, recomendamos também que você faça muitas questões para treinar os tópicos apresentados. O acesso ao Sistema de Questões do Estratégia Concursos é feito pelo link: https://concursos.estrategia.com/.
Bons estudos e até a próxima!
Cristiane Selem Ferreira Neves é Bacharel em Ciência da Computação e Mestre em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de possuir a certificação Project Management Professional pelo Project Management Institute (PMI). Já foi aprovada nos seguintes concursos: ITERJ (2012), DATAPREV (2012), VALEC (2012), Rioprevidência (2012/2013), TJ-RJ (2022) e TCE-RJ (2022). Atualmente exerce o cargo efetivo de Auditora de Controle Externo – Tecnologia da Informação no Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), além de ser produtora de conteúdo dos Blogs do Estratégia Concursos, OAB e Carreiras Jurídicas.
Opa, como vai?! Neste material veremos um tema cada vez mais importante e cobrado em…
Neste artigo você encontrará um resumo da modalidade de documento Laudo Psicológico para o Concurso…
Olá, concurseiros e concurseiras, tudo bem? Hoje vamos falar sobre inviolabilidade domiciliar. O concurso da…
Após divulgação dos resultados finais, o concurso da Administração Estadual do Meio Ambiente (ADEMA SE)…
Foi publicado um comunicado de cancelamento da prova do concurso público da Prefeitura de Anitápolis,…
O concurso público da Prefeitura de Anitápolis, cidade de Santa Catarina, comunicou que a prova prevista…