Gestão da Qualidade para a SEFAZ-CE (cargos 1 e 2)
Olá, pessoal! Tudo bem? Em mais um dos nossos resumos dos conteúdos relacionados à Administração Geral e Pública para a SEFAZ-CE, neste artigo, faremos a análise da parte de Gestão da Qualidade para a SEFAZ-CE.
Confira a página do concurso aqui no Estratégia Concursos, onde estão registradas as principais informações sobre todos os cargos.
Confira, também, a análise do edital feita pelo Estratégia Concursos.
Não deixe de acessar, por fim, o edital do concurso.
Sobre a disciplina de Gestão da Qualidade, ela está inserida na parte de Administração Geral do edital, para os cargos 1 e 2 (AUDITOR FISCAL DA RECEITA ESTADUAL e AUDITOR FISCAL CONTÁBIL-FINANCEIRO DA RECEITA ESTADUAL, respectivamente). O conteúdo programático da disciplina é o seguinte:
4 Gestão da qualidade e modelo de excelência gerencial. 4.1 Principais teóricos e suas contribuições para a gestão da qualidade. 4.2 Ferramentas de gestão da qualidade.
Posteriormente, em outros artigos, trabalharemos gestão de projetos e de processos.
Como fizemos nos nossos artigos anteriores, de outros tópicos de Administração Geral, traremos os principais temas da disciplina para a Cebraspe, buscando trabalhar pontos que tenham boas possibilidades de serem cobrados na prova da SEFAZ-CE.
O edital não trouxe, de forma explícita, as eras da Gestão da Qualidade. No entanto, este tema pode ser cobrado junto aos principais teóricos e suas contribuições para a Gestão da Qualidade. Sugerimos, portanto, o estudo do tema, que pode ser feito por meio do nosso resumo de Gestão da Qualidade para concursos.
Leia, também, nosso Guia Definitivo sobre a Metodologia 5S para concursos.
Iniciaremos, agora, a análise dos principais tópicos de Gestão da Qualidade para a SEFAZ-CE.
Principais teóricos e suas contribuições para a Gestão da Qualidade.
Neste primeiro tópico de Gestão da Qualidade para a SEFAZ-CE, falaremos sobre os principais teóricos da Gestão da Qualidade e suas contribuições para o assunto.
Para isso, nada melhor do que uma questão da Cebraspe, em que faremos os detalhamentos pertinentes:
TJ-PA (2020)
“Uma organização buscava implementar ações eficazes para a gestão da qualidade total e, para isso, abandonou a aquisição de insumos com base apenas no preço, promoveu a segurança total dos envolvidos nos novos processos de gestão da qualidade e eliminou metas baseadas apenas na produção de grandes quantidades.
Nesse caso, as ações implementadas pela organização estão de acordo com os pressupostos da teoria de
A) Joseph M. Juran.
B) W. Edwards Deming.
C) Armand V. Feigenbaum.
D) Philip B. Crosby.
E) Kaoru Ishikawa.”
O gabarito é a letra B. A questão aborda alguns dos 14 princípios da qualidade preconizados por Deming, os quais seguem abaixo:
- Constância de propósito quanto à melhoria do produto ou serviço.
- Adotar a nova filosofia de qualidade no trabalho.
- Acabar com a dependência da inspeção em massa.
- Abolir a prática de fazer negócios apenas na base do preço.
- Melhorar continuamente o sistema de produção e serviços.
- Estabelecer treinamento no trabalho.
- Instituir a liderança.
- Eliminar o medo de errar.
- Eliminar as barreiras entre os departamentos.
- Eliminar slogans, exortações e metas.
- Eliminar padrões artificiais de quotas numéricas.
- Remover as barreiras que impedem as pessoas de orgulhar-se de seu trabalho
- Encorajar a educação e o autoaperfeiçoamento de cada pessoa.
- Garantir a ação necessária para acompanhar essa transformação, que é responsabilidade de todos.
Para mais detalhes sobre os outros teóricos, acesse o nosso resumo de Gestão da Qualidade apresentado na introdução deste artigo!
Ferramentas de Gestão da Qualidade
Prosseguindo com o nosso resumo de Gestão da Qualidade para a SEFAZ-CE, trataremos sobre as ferramentas da qualidade.
Tópico importantíssimo em qualquer concurso que cobre Gestão da Qualidade, deve ser estudado de forma aprofundada.
Vejamos um exemplo de cobrança da banca:
CODEVASF (2021)
“Uma das ferramentas para gestão da qualidade é o benchmarking, que se refere a implementar uma nova estrutura organizacional, eliminando-se a anterior.”
A afirmativa está errada. O conceito apresentado na questão refere-se à reengenharia. Reengenharia, conforme o CBOK, é “um repensar fundamental e um redesenho radical de processos para obter melhorias dramáticas no negócio” (CBOK, p. 240).
Já o Benchmarking pode ser definido como uma “avaliação comparativa”, sendo uma ferramenta de gestão que consiste em analisar casos de sucesso no mercado, buscando identificar seus pontos positivos e fatores críticos de sucesso.
Para mais detalhes sobre o Benchmarking, acesse o nosso Guia Definitivo sobre o Benchmarking para concursos.
As outras principais ferramentas de Gestão da Qualidade cobradas em concursos são:
- Gráfico de Pareto: é utilizado para categorizar e priorizar os problemas e suas causas, com a máxima, advinda do princípio de Pareto, de que 80% dos problemas são gerados por 20% das causas.
- Diagrama espinha de peixe, diagrama de causa e efeito ou diagrama de Ishikawa: utilizado para identificar causas de problemas.
- Histograma: é um gráfico quantitativo, que permite agrupar as variáveis por quantidade.
- Lista de verificação, ou checklist: utilizada para checar as etapas de um determinado processo.
- Carta de controle ou gráfico de controle: é um tipo de gráfico utilizado para medir a variação de defeitos de um determinado processo.
- Diagrama de dispersão ou gráfico de dispersão, ou, ainda, diagrama de correlação: demonstra a correlação entre duas ou mais variáveis.
Ciclo PDCA
Em mais um tópico da nossa análise de Gestão da Qualidade para a SEFAZ-CE, chegou o momento de abordarmos o Ciclo PDCA. Desnecessário falarmos da grande importância deste tema para as provas de concursos públicos.
Por sua alta incidência em provas, mereceu um resumo em separado. Acesse nosso artigo sobre o Ciclo PDCA para concursos.
Veja uma questão da banca sobre o Ciclo PDCA:
PRF (curso de formação – 2020)
“O PDCA, quando aplicado ao sistema de gestão da qualidade, pode implementar ações para atingir a melhoria intermitente e assegurar a operação e o controle dos processos produtivos.”
Afirmativa errada. Primeiramente, devemos lembrar as fases do Ciclo PDCA:
- Plan (P) – significa planejar, identificando a situação-problema a ser solucionada, estabelecendo objetivos, metas e apontando as ações e métodos que possibilitarão alcançá-los;
- Do (D) – executar as ações que foram planejadas, educar e treinar os funcionários para essa execução, além de registrar os dados obtidos, que serão base para a próxima fase;
- Check (C) – checar, controlar. Aqui, os registros obtidos na fase anterior serão analisados e comparados com aquilo que foi planejado, verificando exatamente em que grau os objetivos foram alcançados;
- Act (A) – agir. Esta ação pode ser um esforço no sentido de padronizar as ações adotadas, caso o resultado obtido for positivo. Já se o resultado for negativo, deve-se promover uma ação corretiva para identificar as falhas ocorridas e saná-las. Feito isso, o ciclo reinicia com um novo planejamento e novos objetivos, visando ao aperfeiçoamento, daí da ideia de “ciclo” e de “melhoria contínua”.
Aqui podemos compreender o motivo de a questão estar errada. A questão fala em melhoria intermitente, que é algo em que ocorrem interrupções. Com efeito, o Ciclo PDCA busca fomentar a melhoria contínua, e não intermitente.
Gestão da Qualidade – Modelo de Excelência em Gestão
Encerrando o nosso resumo de Gestão da Qualidade para a SEFAZ-CE, falaremos sobre o modelo de excelência em gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade.
Este modelo busca alinhar, integrar, e direcionar toda a organização, para que atuar com excelência na sua cadeia de valor, sempre priorizando resultados.
Neste tema, é importante conhecer os fundamentos do MEG, conforme abaixo:
- Pensamento sistêmico – estabelece que todas as atividades da organização possuem interdependência.
- Aprendizado organizacional e inovação – o aprendizado deve ser permanente, para que a organização esteja competitiva no mercado.
- Liderança transformadora – os líderes devem ser inspiradores e comprometidos com a excelência. Devem ser capazes de mobilizar as pessoas.
- Compromisso com as partes interessadas – deve-se buscar compreender necessidades e demandas das partes interessadas, enxergando perspectivas tanto de longo, quanto de curto prazo.
- Adaptabilidade – a organização deve possuir agilidade em responder às necessidades de mudança em tempo hábil, com flexibilidade.
- Desenvolvimento sustentável – a organização deve ter consciência do impacto de suas ações na sociedade e no meio ambiente, além de possuir um comportamento ético e transparente.
- Orientação por processos – processos movem as organizações. Por isso, devem ser gerenciados visando à busca da eficiência e da eficácia nas atividades.
- Geração de valor – todos os esforços anteriores devem propiciar o alcance de resultados em níveis de excelência.
Conclusão
Finalizamos o nosso resumo sobre Gestão da Qualidade para a SEFAZ-CE. Não se esqueça de que o presente resumo não substitui o material teórico, devendo ser utilizado conjunto com este e com a resolução de muitas questões sobre os temas aqui propostos.
Abraços e bons estudos!
Paulo Alvarenga
https://www.instagram.com/profpauloalvarenga/
Referências:
ABPMP. (2013). BPM CBOK V3.0. Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio – Corpo Comum de Conhecimento. 1ª Edição.
FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE. Fundamentos do MEG. Disponível em: https://fnq.org.br/fundamentos/. Acesso em 29/05/2021.
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