Gestão por Resultados para SEFAZ-SP: Administração Pública
Olá, pessoal. Tudo certo? No artigo de hoje veremos o resumo sobre Gestão por Resultados para SEFAZ-SP, tema de Administração Pública.
O artigo será divido da seguinte forma:
- Contexto
- Gestão por Resultados
- Contratualização dos Resultados
- Modelos de Gestão em Direção aos Resultados
Sem mais delongas, vamos lá!
Contexto
Iniciemos o resumo sobre Gestão por Resultados para SEFAZ-SP.
Antes de falarmos sobre a Gestão por Resultados (ou Gestão para Resultados), é primordial revisarmos o contexto da Administração Pública Gerencial (Nova Gestão Pública),
Na segunda metade do século XX, em meio à crise fiscal dos Estados (na realidade, era uma crise geral do “Estado de Bem-Estar Social”) que enfrentava a escassez de recursos, surgiu um novo modelo de administração, a Administração Gerencial.
A Administração Pública Gerencial é fortemente influenciada pela administração da iniciativa privada, buscando diminuir consideravelmente o formalismo e o rigor da burocracia tradicional.
Em se tratando de Brasil, a Administração Pública Gerencial ganhou força, de fato, com o Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado – 1995 (PDRAE), momento em que a gestão por resultados começou a ser implementada no Brasil.
Assim, relembre as principais Características da Administração Pública Gerencial.
Ou seja, fica clara a importância da busca por resultado (controle a posteriori) em detrimento do controle burocrático/processual.
Gestão por Resultados
Continuemos o resumo sobre Gestão por Resultados para SEFAZ-SP.
Como vimos, a Gestão por Resultados (GPR) no Brasil começou a ser introduzida e implementada com a Reforma de 1995 (PDRAE). Entretanto, considera-se formalmente introduzida pelo PPA de 2000 a 2003 – Avança Brasil.
Esse PPA estruturou as ações governamentais em programas com objetivos e metas pré-determinados e dois aspectos são essenciais para compreendê-lo:
- o fortalecimento do planejamento orientado a atuação administrativa e sua maior integração com o orçamento;
- a motivação do servidor público para o alcance das metas e objetivos dos programas governamentais.
Assim, destaquemos os Princípios Norteadores do GPR.
- Foco nos resultados: flexibilizando recursos com cobrança posterior aos gestores; descentralização de decisões;
- Foco em planejamento: Criação de políticas públicas; planejamento estratégico
- Sistemas de informação de recursos, recursos e monitoramento de gestão.
- Desenvolvimento de indicadores
A partir desses Princípios Norteadores é possível inferir as vantagens de uma implementação, como: Motivação, Ampliação da autonomia, Produtividade, “Accountability”, entre outras
Obviamente é de se imaginar que não existe implementação com um “piscar de olhos”, assim etapas precisam ser seguidas.
Ciclo da gestão para resultados (Etapas da Gestão por Resultados)
- 1 – Revisão dos objetivos organizacionais: gestores devem ter uma visão clara dos objetivos “macros”, bem como conhecer o planejamento estratégico e as ambições da empresa.
- 2 – Definição dos objetivos dos colaboradores: gestores e liderados devem firmar acordos referentes aos objetivos, resultados e prazos.
- 3 – Monitoramento do processo: os gestores e liderados devem se reunir periodicamente para verificar se os objetivos estão sendo alcançados.
- 4 – Avaliação de desempenho: Após o período planejado, deve-se avaliar se o desempenho do trabalhador foi satisfatório ou não.
- 5 – Recompensa: Nessa última etapa, os colaboradores recebem recompensas pelos resultados obtidos.
Contratualização dos Resultados
Prosseguindo com o resumo sobre Gestão por Resultados para SEFAZ-SP, vamos falar sobre a Contratualização dos Resultados.
A contratualização de resultados é uma ferramenta da gestão por resultados que consiste na formalização de acordos que conferem maior flexibilidade às entidades públicas e privadas ao estabelecer metas de desempenho claras e mensuráveis.
O objetivo principal é garantir que as metas acordadas sejam realizadas, melhorando a efetividade e a transparência na administração pública.
A formalização dos acordos pode ser diversa, como contratos de gestão, termos de parceria, acordos de desempenho (entre outros). Entretanto, tendo sempre como foco o controle dos resultados.
Por ser acordos formais, temos elementos também formais que devem constar expressamente.
Conteúdos formais relevantes (elementos):
- Publicidade do Acordo.
- Objeto e finalidade do Acordo.
- Prazo de vigência
- Direitos, obrigações e responsabilidades das partes
- Critérios para o cálculo de prêmios de produtividade.
- Sistemática de Acompanhamento e Avaliação.
- Condições para revisão, renovação, prorrogação, suspensão e rescisão
- Penalidades do Acordo.
Atente-se que apesar de dar mais flexibilidade e autonomia às entidades, a contratualização de resultados segue objetivos claros.
Objetivos da Contratualização dos Resultados:
- viabilizar a estratégia de governo
- alinhar o planejamento e as ações do acordado com o planejamento estratégico do Governo
- melhorar a qualidade, a produtividade, a eficiência e a efetividade dos serviços prestados à sociedade.
- aprimorar o desempenho.
- melhorar a qualidade e a transparência das ações públicas
- valorizar agentes públicos que cumpram suas metas
Modelos de Gestão em Direção aos Resultados
Para finalizar o resumo sobre Gestão por Resultados para SEFAZ-SP, trataremos sobre os Modelos de Gestão em Direção aos Resultados.
- Orçamento Orientado para Resultados: trata-se de uma visão mais abrangente do orçamento público, focando na eficiência e eficácia na alocação de recursos
- Administração por Objetivos (APO): líderes e liderados identificam objetivos/metas comuns (orientado a objetivos) e definem juntos os resultados esperados. Ressalta-se a participação dos colaboradores na formulação de objetivos.
- Gestão pela Qualidade: modelo que busca a melhoria contínua dos processos e produtos. Na administração pública, isso ocorre com a satisfação e expectativas do cidadão.
- Contrato de Gestão: as entidades firmam acordos para o alcance de metas de desempenho e, em contrapartida, recebem maior autonomia e orçamento.
Considerações Finais
Pessoal, chegamos ao final do resumo sobre Gestão por resultados para SEFAZ-SP, espero que tenha gostado.
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