Gestão por Desempenho para o CNU
E aí, pessoal. Tudo certo? No Artigo de hoje veremos um resumo sobre a Gestão por Desempenho para o CNU (Concurso Nacional Unificado).
Preparado (a)? Vamos lá.
O que é Desempenho?
Iniciando o artigo sobre Gestão por Desempenho para o CNU (Concurso Nacional Unificado), vamos responder o seguinte questionamento: “O que é Desempenho?”
No contexto da gestão por desempenho, o termo “desempenho” refere-se à maneira como os funcionários, equipes e a organização como um todo estão alcançando seus objetivos e metas predefinidos
Fato é que existem diversas definições, mas leve para prova que:
Desempenho = motivação + capacidade + oportunidade
Desempenho = esforços + resultados
Desempenho = comportamento (habilidades, motivação e esforço) + produtividade (resultado) + contexto de trabalho (oportunidade)
É de se imaginar que existem diversos fatores que influenciam a motivação e o desempenho, tais como:
- sistema de recompensas e punições da organização;
- estilo gerencial utilizado pela organização;
- qualidade do ambiente psicossocial do trabalho;
- convergência entre os valores organizacionais e os valores “pessoais” do funcionário;
- o “significado” do trabalho para o funcionário (ou seja, o “significado” que o funcionário possui acerca do trabalho que ele desempenha).
Gestão do Desempenho
Continuando no Gestão por Desempenho para o CNU (Concurso Nacional Unificado), trataremos sobre a Gestão do Desempenho propriamente dito.
Gestão por desempenho é uma abordagem estratégica utilizada por organizações para garantir que os objetivos e metas estabelecidos sejam alcançados de maneira eficaz e eficiente.
Ela é fundamental para que o gestor consiga “visualizar” se a organização está caminhando no sentido do atingimento dos objetivos organizacionais
Ciclo do Desempenho:
- Planejamento
- Acompanhamento
- Avaliação de Desempenho
- Retroação (retroalimentação)
Fases da Gestão do Desempenho
- 1ª Fase – Negociação do desempenho: traçam-se as metas
- 2ª Fase – Análise da capacitação profissional: analisar se os subordinados possuem as qualificações necessárias
- 3ª Fase – Acompanhamento do desempenho: analisar o andamento dos trabalhos e os resultados obtidos.
- 4ª Fase – Avaliação do desempenho: gestor realiza o seu “parecer final” sobre o desempenho dos indivíduos
- 5ª Fase – Comprometimento: consiste no resultado da aprovação, da aceitação e do empenho dos indivíduos
Avaliação de Desempenho
Continuando no resumo sobre Gestão por Desempenho para o CNU (Concurso Nacional Unificado), agora falaremos sobre a avaliação de desempenho.
Avaliação de desempenho: instrumento que permite avaliar e medir a “contribuição” de cada indivíduo para o alcance dos objetivos organizacionais.
Trata-se de uma análise objetiva do desempenho e comportamento, não tem por objetivo avaliar a personalidade (hábitos pessoais subjetivos) do funcionário.
Objetivos da Avaliação de Desempenho
- Definir o grau de “contribuição” do indivíduo
- Fornecer feedback aos funcionários
- Identificar se os funcionários precisam de aperfeiçoamento, treinamento ou reciclagem
- Auxiliar os gestores na tomada de decisões.
- Subsidiar programas de recrutamento e seleção.
- Servir como subsídio para promoções, aumentos salariais, transferências e até mesmo demissões.
- Subsidiar programas de meritocracia.
Obs.: Mede o CHA (Conhecimentos, Habilidades e Atitudes)
Obviamente que nem tudo são “flores”, e que existem possíveis “problemas” relacionados, chamados de disfunções.
Disfunções da Avaliação de Desempenho
- Utilização de critérios irrelevantes
- Ênfase em punições
- Foco excessivo no processo (A avaliação de desempenho vira um “fim”):
- Injustiça ou parcialidade nos critérios de avaliação
Outra pergunta relevante a se fazer é quem pode avaliar?
- Autoavaliação:
- Avaliação realizada pelo gestor
- Avaliação realizada pelo “indivíduo avaliado” juntamente com o gestor (Avaliação Interativa):
- Avaliação participativa por objetivos (APPO): gestores e os subordinados entram em “comum acordo” sobre as metas, os objetivos, e os recursos necessários para o alcançá-los
- Avaliação realizada pela equipe de trabalho
- Avaliação realizada pela comissão de avaliação: a comissão possui membros permanentes (ex. RH) e membros transitórios (como o gerente de cada funcionário)
- Avaliação realizada “de baixo para cima” (avaliação “para cima”): Aqui, os subordinados avaliam o desempenho de seus superiores hierárquicos.
- Avaliação realizada pelo órgão de recursos humanos
- Avaliação 360° (Avaliação Circular / Avaliação em rede): todos que mantêm algum tipo de contato com o indivíduo avaliado.
Métodos de Avaliação de Desempenho
Os métodos (ou técnicas) de avaliação de desempenho referem-se aos diferentes processos e técnicas utilizados por organizações para avaliar e medir o desempenho dos seus funcionários. Vejamos de forma
Esquematizada:
Erros da Avaliação de Desempenho
Finalizando o resumo sobre Gestão por Desempenho para o CNU (Concurso Nacional Unificado), vejamos os principais erros de avaliação (Vieses dos Processos de Avaliação de Desempenho)
Erros de Avaliação:
- Efeito de Generalização (Efeito de Esteriotipação): tendência do avaliador se “deixar levar” por alguma característica marcante (positiva ou negativa) do avaliado
Ex. Avaliar mal um funcionário eficiente por ser chato. –> Efeito Horn
Ex. Avaliar bem um funcionário ineficiente por ser “gente” boa -> Efeito Halo
- Efeito de Tendência Central (Erro de Centralização): avaliador marca sempre “valores medianos” para não se comprometer
- Leniência (Complacência): tendência do avaliador ser “bondoso”
- Excesso de Rigor (Severidade): tendência do avaliador ser “severo” e muito rigoroso
- Recência (Imediatismo / Falta de Memória): tendência do avaliador a se ater apenas a aspectos e comportamentos “mais recentes”
- Tendenciosidade: a tendência do avaliador de avaliar com base em preconceitos ou “tendências pessoais”
- Desvalorização da Avaliação: o avaliador não considera a avaliação de desempenho algo importante.
- Erro de Proximidade: tendência do avaliador de avaliar “melhor” aquelas pessoas que estão mais próximas dele e avaliar “pior” aquelas pessoas que estão mais “distantes”
- Erro de Distribuição: a tendência do avaliador de avaliar todos os indivíduos da mesma forma
- Projeção (Subjetividade): quando o avaliador projeta no indivíduo avaliado características que são inerentes ao próprio avaliador
Nesse sentido, os erros podem advir de atitudes conscientes ou de atitudes inconscientes do avaliador.
Atitudes Conscientes: o avaliador distorce intencionalmente algum resultado
- Efeito Halo: Consiste na tendência do avaliador se “deixar levar” por alguma característica marcante (positiva ou negativa) do avaliado
- Efeito de Tendência Central: Ocorre quando o avaliador marca sempre “valores medianos
Atitudes Inconscientes: distorce ou “vicia” sem a intenção dolosa
- Julgar sob a impressão de uma qualidade
- Basear-se em acontecimentos recentes
- Levar em conta características pessoais extra cargo
- Supervalorizar as qualidades “potenciais”
Considerações Finais
Pessoal, chegamos ao final do artigo sobre Gestão por Desempenho para o CNU (Concurso Nacional Unificado), espero que tenham gostado.
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