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Resumo de Gestão de Pessoas para Concursos

Olá! Conheceremos hoje os principais assuntos de gestão de pessoas para concursos. Assunto presente em diversos editais como CNU, CVM e muitos outros. Vamos lá!

Abaixo, os tópicos que abordaremos:

  • Conceito de Gestão de Pessoas
  • Desenvolvimento Histórico
  • Processo de Gestão de Pessoas
  • Considerações Finais

Conceito de Gestão de Pessoas

Segundo Idalberto Chiavenato, as pessoas são o recurso mais importante de uma organização e são peças-chave para o seu sucesso.

Para o autor, gestão de pessoas é o conjunto de práticas, políticas e técnicas adotadas pela organização para administrar e orientar o comportamento humano no ambiente de trabalho, visando alcançar os objetivos organizacionais de forma eficiente e eficaz.

Na administração moderna, a gestão de pessoas ocupa uma posição estratégica dentro da companhia, se desdobrando em atividades de nível tático e operacional como recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, remuneração e benefício e gestão do desempenho.

Conheceremos abaixo os principais marcos evolutivos da administração de pessoas ao longo do tempo.

Desenvolvimento Histórico da Gestão de Pessoas

A gestão de pessoas atravessou diversas etapas desde o século XIX até os dias atuais.

Abordagem Clássica

A partir da revolução industrial, a administração evoluiu como ciência tendo como foco inicial a organização e rotina das instalações fabris.

Processo produtivo da indústria têxtil

Nesse período popularizou-se o conceito de Administração Científica de Frederick Taylor e a Administração Clássica de Fayol.

A escola Taylorista tinha foco na execução da tarefa (estudo dos tempos e movimentos) e a Administração Clássica na estrutura organizacional.

No campo de gestão de pessoas, as diretrizes eram muito semelhantes:

  • Busca-se reduzir a rotatividade por meio de remuneração justa (e, sempre que possível, vinculada ao desempenho);
  • Especialização de tarefas (linhas de produção);
  • Unidade de comando;
  • Funcionários eram considerados apenas uma “ferramenta” para produção.

De acordo com Chiavenato, a gestão de pessoas nesse período era desempenhada por meios de Departamento de Pessoal e de Relações Industriais, focados apenas no atendimento às leis trabalhistas, aos pagamentos, à negociação sindical, por exemplo.

Industrialização Neoclássica

A partir do fim da Segunda Guerra Mundial até os anos 90, novas teorias administrativas floresceram, como a Teoria Neoclássica, Estruturalista, Comportamental e Contingencial.

Os empregados deixaram de ser tratados como uma ferramenta para produção e passaram a serem considerados recursos necessários para o sucesso organizacional.

Os Departamentos de Pessoal se tornaram Departamentos de Recursos Humanos e passaram a priorizar, além das já desempenhadas na Era Clássica, atividades de treinamento e desenvolvimento, higiene, avaliação de desempenho e recrutamento e seleção.

Era da Informação

Começa a partir dos anos 90 até os dias atuais. Nesse momento as mudanças são cada vez mais rápidas e imprevisíveis. A informação é trocada de forma instantânea e a globalização atinge todas as empresas.

O conhecimento, o capital humano e o intelectual passam a ter mais importância do que o capital financeiro e material e a Gestão de Pessoas torna-se estratégica.

Nesse cenário, os empregados são vistos como patrimônio intelectual e colaboradores das organizações. A gestão passa a ser descentralizada e atividades operacionais são terceirizadas.

Surge o conceito de consultoria interna de RH, benefícios voltados à qualidade de vida do trabalhador e equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Processo de Gestão de Pessoas

Outro assunto muito cobrado na área de gestão de pessoas para concursos. Há 6 processos básicos aplicados à gestão de pessoas nas organizações segundo Chiavenato: agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar.

Vejamos abaixo as principais atividades relacionadas a cada um deles:

  • Agregar: buscar os melhores profissionais para se juntarem à organização. Processos relacionados: recrutamento e seleção;
  • Aplicar: direcionar a cada profissional atividades e responsabilidades em que possam aplicar e maximizar suas competências e aptidões. Processos relacionados: desenho e análise de cargos e avaliação de desempenho;
  • Recompensar: incentivar e recompensar colaboradores para conseguirem atender seus objetivos pessoais. Inclui remuneração, benefícios e incentivos. Processos relacionados: definição de remuneração, benefícios, participação nos lucros;
  • Desenvolver: capacitação e desenvolvimento do empregado para melhorar seu desempenho na função atual e capacitá-los para novas atividades. Processos relacionados: treinamento e desenvolvimento, gestão de competências, gestão do conhecimento;
  • Manter: reduzir a rotatividade e manter talentos. Processos Relacionados: gestão do clima e cultura organizacional, da higiene e do equilíbrio entre vida pessoal e profissional;
  • Monitorar: acompanhar as tarefas e medir desempenho. Processos Relacionados: avaliação de desempenho e gestão de banco de dados.

Vale destacar que outros autores definem de diferentes formas o processo de gestão de pessoas. O próprio Chiavenato, que elencou as etapas acima, cita também outra listagem com 5 processos: suprimentos, aplicação, manutenção, desenvolvimento e monitoração.

Por isso, é importante conhecer as demais definições para não cair em pegadinhas na hora da prova!

Considerações Finais

Pessoal, assim encerramos esse breve resumo sobre Gestão de Pessoas.

Uma dica importante é buscar entender a evolução cronológica das teorias administrativas (Clássica, Neoclássica e Era da Informação) para compreender como os trabalhadores eram enxergados em cada uma delas.

Outra dica é acompanhar a aula do professor Stefan Fantini, que aborda de forma excepcional os principais temas de gestão de pessoas para concursos:

Saudações e aprovações,

Julio Moraes

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Julio Cesar de Moraes

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