Geoprocessamento em concursos
Olá concurseiros!
A cada vez mais se nota a importância que vem ganhando o Geoprocessamento em concursos públicos! É claro que isto é simplesmente um reflexo do quanto “localização” a cada vez mais importa, para parafrasear um jargão de inovação dos últimos tempos – “Location Matters”. É só se ver que até mesmo as últimas grandes movimentações de mercado, com o lançamento da Apple de sua própria aplicação de mapas, tirando sua dependência do concorrente, Google, teve tudo a ver com Geoprocessamento.
Para suprir a demanda de um curso para os conhecimentos específicos das vagas de Analista de Infrestrutura de Transportes – Área: Geoprocessamento do concurso do DNIT, lançamos o curso que abrange grande parte dos tópicos listados no Edital, e mais importante, dá a fundamentação básica de Geoprocessamento usualmente cobrada em provas com tema específico de Geoprocessamento, seja qual for o concurso.
http://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/1509/geoprocessamento-p-dnit-analista-de-infraestrutura-de-transportes-area-geoprocessamento
Além disso, é interessante notar o “link” que a Esaf fez entre o Geoprocessamento e a Economia Brasileira, ao listar como tópico dos conhecimentos de “Economia Brasileira Contemporânea” – “Noções de cartografia e sistemas de informações georreferenciadas do território brasileiro”. O relevante da mensagem, da forma como a li, é notar que para um Analista de Infrestrutura de Transporte (não importe a área específica) uma noção básica de geoprocessamento se faz necessária!! (e realmente faz, não se pode negar…). Contribuo ao curso da Profa. Amanda Aires com a Aula 08 que tratará do assunto:
http://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/1454/conhecimentos-de-economia-brasileira-contemporanea-p-dnit-todos-os-cargos-de-nivel-superior
Só é um pouco uma pena a Esaf ter colocado o tópico de forma tão ampla, e portanto vaga, tornando um tanto complexo prepararmos um material que tenhamos plena confiança de que traz aquilo que se vai cobrar. Fizessemos nosso melhor, no entanto, para abranger o que se entendeu fosse pertinente no contexto apresentado.
Um grande abraço! E fiquem à vontade para entrar em contato, e trocar ideias.
Rodrigo Sperb
rodrigosperb@
skype: rodrigosperb