Notícia

Gabarito TST: confira a Correção das Provas após a publicação dos cadernos no site da FCC

A Fundação Carlos Chagas divulgou no início da noite desta terça-feira, 21 de novembro, os cadernos de provas e os gabaritos do concurso do Tribunal Superior do Trabalho para você conferir o Gabarito TST.

Por isso, os nossos professores já estão corrigindo as provas e começaram a publicar posts em nosso site com a resolução das questões e comentando cada item cobrado na prova. Inclusive você terá acesso a todas as postagens dos professores aqui nesta página.

Enquanto os professores não publicam as correções, gostaríamos de te fazer um convite para a Semana Especial para carreiras de Tribunais. Nós iniciamos na segunda-feia, uma semana inteira dedicada aos concursos de Tribunais.

Os nossos professores fizeram um Panorama de todos os concursos de Tribunais Federais, Estaduais e Superiores e estão apresentando essas informações AO VIVO durante toda a semana. Inscreva-se nesta página e participe gratuitamente.

Técnico Judiciário – área Judiciária
Raciocínio Lógico – Clique Aqui!
Regimento Interno Clique Aqui!
Direito das Pessoas com Deficiência Clique Aqui!
Direito AdministrativoClique Aqui!
Português – Clique Aqui!
Direito Constitucional – Clique Aqui!
Direito do TrabalhoClique Aqui!

Analista Judiciário – área Administrativa
Regimento InternoClique Aqui!
Direito das Pessoas com Deficiência Clique Aqui!
Direito AdministrativoClique Aqui!
Português – Clique Aqui!
Direito Constitucional – Clique Aqui!
Direito das Pessoas com Deficiência Clique Aqui!
Direito do TrabalhoClique Aqui!

Analista Judiciário – área Judiciária
Regimento InternoClique Aqui!
Direito das Pessoas com Deficiência Clique Aqui!
Direito do Trabalho – Clique Aqui!
Direito Administrativo
Clique Aqui!
Português – Clique Aqui!
Direito Civil – Clique Aqui!
Direito das Pessoas com Deficiência Clique Aqui!

Analista Judiciário – Contabilidade
ContabilidadeClique Aqui!
Contabilidade Pública – Clique Aqui!

Semana Especial – Tribunais

Como você sabe, vários Tribunais Regionais do Trabalho estão com concursos para ocorrer em breve: TRT-15 (interior de SP), TRT-2 (SP capital), TRT-6 (PE), e assim por diante! Além disso, vários Tribunais de Justiça devem ter editais publicados nos próximos meses, como é o caso do TJ/SP (interior)!

gabarito tst

Se você deseja saber quando vai ter concurso no seu estado, ou mesmo para aquele tribunal dos seus sonhos, você não pode perder esta oportunidade de ficar bem informado.

Inscreva-se no formulário disponibilizado nesta página e fique ligado nas novidades que reunimos para vocês para esta semana.

Programação sujeita a alteração

20/11
19h – Panorama dos tribunais federais, estaduais e superiores.

21/11
19h – Concurso TRT SP

20h30 – Panorama TRTs

22/11
19h – Como estudar para tribunais. Como conciliar os estudos para vários tribunais.

20h30 – Como estudar regimentos para tribunais

Como foi a prova do concurso TST?? Compartilhe

Que tal falar um pouco sobre a prova do concurso TST? Abaixo, nós elencamos alguns questionamentos e gostaríamos que vocês interagissem conosco comentando no final da página…

Você que se preparou muito para este concurso, sabemos que foram longos dias, semanas, meses, noites em claro estudando!

Preparar-se para um concurso e concorrer contra milhares de candidatos, cada um com seu nível de preparação, não é tarefa fácil, e a gente entende você! Por isso, desejamos a todos PARABÉNS! Você já é um vencedor só em aceitar esse desafio.

Conte-nos um pouco sobre a Prova respondendo a uma ou mais das questões abaixo, ou mesmo outros aspectos que te chamaram a atenção:

– O que você achou da prova? Fácil, Difícil?
– Na sua opinião, qual foi disciplina a mais difícil? E a mais fácil?
– Você acha que alguma questão deve ser anulada?
– A prova fugiu do conteúdo programático exigido pelo edital?
– Muitas pessoas faltaram na sala onde você prestou a prova?
– Como foi seu desempenho na prova discursiva? Conseguiu fazer um bom texto?
– Aconteceu algo de inusitado na sua sala de aula? Relate!

Fernando Brito
Ascom Estratégia
[email protected]

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Pois é Helena, se todos que fizeram essa prova passassem pelo que passamos, td bem, mas com certeza fomos prejudicados perante a outros candidatos que tiveram melhores condições de ambiente para realização de suas provas. Não houve equidade!
    Marcelo Araujo em 15/01/18 às 14:17
  • Oi Marcelo! Fiz minha prova também sob intensa gritaria e apitos! Parecia que o jogo estava dentro da minha sala, foi terrível!!! Enviei na época e-mail para o TST e para a FCC. A resposta foi daquele tipo automático: a FCC tomou todas as providências cabíveis!" Só que o barulho acabou quando terminaram a partida!!! Isso me prejudicou muito!!! Dei um murro na mesa de tanta raiva e ao lado da fiscal, mas ela nem percebeu!!! Não tinha como ouvir nada além do jogo!!! Ou seja, isso apenas reflete o descaso que se encontra em nosso país!!!
    Helena Peregrino em 15/01/18 às 13:20
  • Fiz a prova em um local que estava tendo competicão. Tinha apito, grito de torcida, foi muito complicado nesse sentido. Mas eu procurei manter meu foco, estudei muito para essa prova, e tentei me concentrar, apesar dos problemas externos. Priorizei CE, e fiz 31 acertos. Logo em seguida fiz a redação, e pro final fiz CB onde fui mal, acertando somente 15 de 30. Credito tantos erros pelo tempo de prova. Como muitos aqui falaram, o tempo fui o grande vilão, e isso me fez chutar 10 questoes no final, pois faltava apenas 15 minutos. Finalizei com 46 acertos. Agora estou na expectativa de que seja o suficiente para ter a redação corrigida. Abraço a todos
    Marcelo Araujo em 14/01/18 às 16:32
  • Fiz prova em Brasilia para AJAJ e achei um pouco desorganizada a segurança do certame, completamente diferente da prova do CESPE realizado no concurso do TRT 7ª região. Os detectores só foram utilizados na entrada dos banheiros e de forma totalmente superficial, examinando metade do corpo do candidato e não examinando na saída dos banheiros, o que leva a crer que havia a possibilidade do candidato se utilizar de meios escusos para receber as respostas das provas enquanto se encontrava no interior dos banheiros. Nas salas das provas os biscoitos, balas, chocolates eram abertos no meio do certame sem qualquer tipo de controle e fazendo barulho para os demais candidatos, totalmente diferente do TRT do Ceará que so permitiu alimentação sem embalagens e colocadas em sacos transparentes. Enfim, penso como o Fabrício acima, há cheiro de fraude nesse certame, infelizmente.
    Ana Pautília em 24/11/17 às 12:05
  • Fiz minha prova na Católica. Lá, os fiscais foram gentis e atenciosos. A prova chegou às 08h15 e fizeram a distribuição corretamente. Ninguém foi prejudicado na minha sala. Em relação ao local da prova, o único problema realmente foi o fato que a Católica colocou catraca e isso deixou uns desavisados bem revoltados. Meu namorado, que me levou, disse que tinha gente correndo mais de 200 metros para conseguir entrar no local certo. Não havia placa de identificação dos blocos. No meu prédio tinham 4 blocos (A,B,C e D), mas, só para saber se vc perguntasse. Enfim, na saída da prova, meu namorado me contou que as pessoas saíram bem decepcionada, angustiadas e tristes, inclusive até chorando. Eu saí achando que tinha ido bem. Fiz as provas de Técnico e de Analista para área de administração. Achei o tempo bem curto. Gostei das provas discursivas, que na verdade, eram mais relacionadas com o que está acontecendo ultimamente nas mídias sociais. Gostei das provas de RCL, PORT e GP. Achei que realmente a FCC melhorou com o tempo. O tempo de prova realmente poderia ter sido maior. As questões extensas sempre foram característica visível da FCC, o que não me assustou. Mas, me assustou ver que foi tão bem elaborada. Conseguiram misturar bem as questões de direito administrativo, direito constitucional, direito do trabalho com as questões de direito processual do trabalho. Foram feitas para pensar e não chutar. As provas de Nocões de pessoas com deficiência e de Regimento Interno foram bem decorebas. No fim, pelo gabarito preliminar, consegui acertar 33 questões na de técnico e 39 questões na de analista. Já vi em muitos outros sites que muitas pessoas também não foram bem. Como tem uma fórmula para saber a sua pontuação, acho que a nota de corte não deve ser baixa. Enfim, a estrada é longa mas não é impossível.
    Elisa em 22/11/17 às 10:01
  • Tudo muito desorganizado. Na minha sala os fiscais totalmente despreparados, tivemos que ensiná-los algumas coisas. Eles começaram a entregar a prova e a cada passoa que iam entregando já queriam pegar a assinatura da pessoa e as digitais. Falamos pra ele que deveriam entregar a prova a todos logo e depois pegariam as assinaturas. O fiscal queria colocar o horário de início das provas mesmo antes de entregá-las. Tivemos que falar que estava errado. Logo no começo da prova fomos ao banheiro ao lado da sala sem passar por detector de metais. Algum tempo depois, passamos a ir a um bahneiro a 50 metros da sala; gastamos uns 4 minutos só para ir ao bahneiro. Foi vergonhosa a organização desse concurso!
    Gilmar em 22/11/17 às 08:20
  • Achei boa a prova de Segurança, porém ao corrigir o gabarito verifiquei vários erros bobos e acabei acertando apenas 61% da prova. Alguém na mesma situação? Alguém acertou 80%? A de Taquigrafo eu achei muito difícil e de fato foi para mim. Acertei apenas 50%. Como vocês, meus concorrentes, foram? Boa sorte a todos! Estou voltando a estudar hoje.
    Valtando a Estudar hoje em 22/11/17 às 00:04
  • Desorganização total. E não tiveram detectores nas entradas das salas, somente nos banheiros. E com a demora de entrega da prova...sei não, mas está com cheirinho de fraude!
    Fabricio em 21/11/17 às 21:36
  • Fiz para AJAA e não me classifiquei, mas achei a prova fácil, e isso, ao contrário do que todo mundo diz, é péssimo na minha opinião, pois nivela por baixo e a nota de corte fica muito alta. Ou seja, bobeou em uma questãozinha, já perde dezenas de posições. Mas não achei pouco tempo, nem desorganizado. A FCC é a melhor organizadora hoje em dia. Mas foi uma prova parecida com as de técnico. Não podia errar nada praticamente.
    claudia em 21/11/17 às 21:22
  • Na minha sala violaram o lacre de e retiraram provas do envelope pra só depois observarem que as provas não pertenciam aquela sala, depois vieram pedir que alguém se disponibilizar para assinar como testemunha da outra sala que teve o lacre rompido, uma aluna da sala ficou sem sua prova e saíram procurando onde a prova dela tinha parado, depois de uns minutos descobriram que tinham entregue a prova dela pra outro aluno, em relação a prova super confusa com uma redação com texto motivador que não demostrava o que realmente a banca queria. Se o objetivo da FCC era cortar gastos realmente conseguiu, falta de detectores de metal, pessoas como fiscais totalmente despreparados, a folha de respostas estava super apagada e me fez até preencher uma questão de maneira errada, a sala não tinha as mesas e cadeiras com o nome dos alunos pois cada um sentou onde bem entendeu.
    JONATAS DO ROSARIO QUINTAO VASCONCELOS em 21/11/17 às 20:31
  • Boa noite! Eu acabei perdendo o papel com minhas questões. Se alguém tiver o número de algum caderno na especialidade Segurança, eu agradeceria bastante. Abraços e boa sorte a todos!
    Ricardo Matias em 21/11/17 às 20:25
  • As pessoas querem estudar pra tal concurso e passar logo de cara, as coisas não funcionam assim, existe uma "escada" que você precisa subir cada degrau, claro que tem umas pessoas que passam "logo de cara", mas outras ficam mais tempo estudando, o importante é fazer o seu melhor, fazer muitos exercícios, revisões, resumos, simulados e confiar em Deus... As pessoas ficam frustradas e são muitos imediatistas. Fui classificada em um concurso depois de 4 anos estudando, não me considero mais burra de não ter passado em um ano de estudo, esse foi o tempo necessário para eu ser moldada, o tempo que Deus preparou pra mim. Durante esse tempo tive meus altos e baixos, parei de estudar algumas vezes, tive até depressão, mas o importante não é desistir, estudar é um estilo de vida que demanda muita determinação, disciplina, força de vontade, etc. Cada prova é um aprendizado, já fiz muita besteira em provas de concursos (mesmo estudado muito e a prova ser relativamente "fácil), a sua aprovação é um processo, durante esse processo vão acontecer coisas que vão te ajudar e prejudicar, digo isso pois eu li aqui algumas pessoas falando que o sino da igreja tocava várias vezes, a quadra de futebol estava com muito barulho, pessoal, vocês tem que ir preparado para qualquer obstáculo, tudo isso é um teste psicológico, o concurseiro tem que saber lidar com barulhos e empecilhos que possa atrapalhar seu rendimento em prova, então treinar sua "frieza", o tempo de prova é fundamental, e não esquecer de cuidar da saúde (que é o mais importante). Já aconteceu tanta coisa ruim em provas de concurso, se eu fosse contar seria um dia inteiro, já teve até um caso de uma "concorrente" me dedurar pra fiscal de sala pois eu estava com a CF aberta antes de começar a prova (o pessoal ainda estava chegando e se identificando pra entrar na sala). Então, vão acontecer muitas coisas "ruins" que podem tirar o seu sonho de ser servidor público, cabe você lidar com isso. Você que é o seu inimigo. Leiam a arte da guerra, me ajudou bastante. Boa sorte a todos.
    Jéssica em 21/11/17 às 19:58
  • Também achei pouco tempo para resolver a prova inteira (AJAA). Qual é a opinião de vocês a respeito de qual será a nota de corte, visto que, eles irão corrigir apenas 120 provas objetivas?
    Humberto em 21/11/17 às 19:45
  • Fiz a prova de TJAA, também achei o tempo bem apertado?Ainda por cima, tinha uma fiscal, perto das janelas da sala onde fiquei, falando muuuito alto (reclamei, claro)... Fiz a prova no colégio Leonardo da Vinci, Asa Norte, na minha sala a evasão foi mais de 50%. Mas o negócio é não desistir?Vamos driblar a FCC?
    Martha em 21/11/17 às 19:19
  • Prova tranquila! Pra quem estava preparado. Realmente so pecaram no tempo! Com 3 horas de prova tinha respondido 50 questoes, parei e fui pra redação. Tema extremamente bom de se escrever. Voltei para as questoes e consegui fazer tudo a tempo.
    Jefferson em 21/11/17 às 18:55
  • Saiu o gabarito!
    Poly em 21/11/17 às 18:29
  • Boa noite, pessoal! Sabem às quantas andam os GABARITOS?
    Amanda em 21/11/17 às 18:09
  • Fiz a prova de técnico do TST, achei pouco tempo para 70 questões e a redação...
    Ana Flávia em 21/11/17 às 18:01
  • Olá a todos! Fiz a prova de AJAA e concordo com boa parte dos comentários aqui. Achei a prova difícil justamente por sua extensão, falta de organização da banca, me refiro a entrega e quanto a falta de noção da hora para com os candidatos, que quase a todo momento tinha alguém perguntando sobre a hora para se situar, horrível neste sentido.Questões extensas e alternativas confusas, daí a dificuldade.Diante disso pouco tempo para fazer a redação que segundo o edital seria sobre algum assunto de relevância ao cargo, sinceramente não achei que tinha a ver e devido ao tempo fiz sobre pressão e também um pouco desestabilizada, com isso concluo que não fui bem na discursiva. Faltaram 5 pessoas. Acho que a banca deixou a desejar e aí penso na diferença, assim comparando e elogiando ao CESPE quanto a objetividade e seu padrão. Estou desesperançosa quanto ao resultado, mas ansiosa pela avaliação e comentários de vocês do Estratégia ...
    Vasti Línive em 21/11/17 às 17:34
  • Nunca tinha feito um concurso tão desorganizado, foi horrível. Primeiro que fui jogado pra bem longe, bem longe mesmo, depois os fiscais de prova estavam desorganizados conversavam durante a prova, demorou pegar as informações dos candidatos, entregaram mais de um caderno de questões pra uma so pessoa, depois tu não podia respirar que vinha uma mulher do teu lado saber o que era, te prejudicando na concentração, sem falar que a faculdade ficava de frente uma igreja que tocava o sino 8 vezes a cada 30 min, isso quando não começavam a cantar..... foi umas das piores provas que eu ja fiz, por não conseguir me concentrar.
    Rosangela em 21/11/17 às 17:28
  • Fiz a prova para AJAA e também achei que o tempo de prova foi muito curto. Não consegui terminar a redação.... Achei as questões muito extensas e cansativas. A prova de Português foi tranquila porque a maior parte foi sobre interpretação de texto. Mas, das outras matérias achei pesado. No meu caso, que estudo há pouco tempo, valeu como experiência. Com certeza vou treinar a questão do tempo de prova.
    Suze em 21/11/17 às 17:26
  • Concordo com tudo que os colegas ja comentaram, e mais uma vez fica a dica..a questao mais dificil da FCC eh administrar o tempo. Gracas a DEUS que fiz primeiro TJAA de manha, pq nao otimizei o rempo e tive que terminar a proiva aas pressas. Porem, no intervalo, calculei o tempo maximo que eu deveria gastar nas tres etapas (40 questoes especificas-peso 3-, 30 questoes peso 1, e por fim a redacao), e consegui terminar a prova EXATAMENTE no limite de tempo, porem sem ter que chutar questoes. Sim, aa tarde fiz pra AJAA. Agora, seja o que DEUS quiser...kkk
    Oriel em 21/11/17 às 17:11
  • Pessoal do Estratégia, percebo que a reclamação relacionada ao curtíssimo tempo para resolução de uma prova tão extensa é generalizada e, assim como a grande maioria, foi meu maior inimigo nessa prova. Até achei que a prova foi de um bom nível para alguém que vem se preparando há um bom tempo, mas possuía textos extensos e uma redação. Tudo isso para uma período de 4h, creio que seja insuficiente. Portanto, gostaria de ouvir a opinião da equipe do Estratégia sobre o ponto de maior consenso entre os candidatos: vocês realmente acham que o perfil adotado pelas bancas deve ser o de selecionar candidatos pela capacidade de ser rápido na resolução de uma prova ou o conhecimento e a boa preparação ainda deveriam prevalecer? E se isso vem se tornando uma queixa muito frequente nos últimos anos, seria possível que sites especializados e respeitados como o Estratégia nos auxiliassem nessa reivindicação junto às bancas (principalmente FCC) para que os futuros concursos sejam realizados com duração condizente com a complexidade e extensão da prova? Particularmente, eu senti que fiz uma boa prova, mas deixei algumas questões de disciplinas que dominava menos para o fim e fui obrigado a chutar algumas. Isso com certeza vai derrubar minha pontuação e, consequentemente, minhas chances de aprovação. Ah, assim como outras pessoas relataram, houve muita demora na entrega das provas e no seu início. Analisando a quantidade de cadeiras desocupadas na minha sala, estimo em um percentual de 30% de pessoas que não foram realizar o certame.
    Rodrigo Lucas em 21/11/17 às 17:06
  • Bom, eu jurei que iria cair muitas perguntas de direito constitucional e administrativo, pq o edital estava enorme. E como eu já estudava para o concurso da CD, aproveitei e embarquei nessa pra ver o nivel de dificuldade rs, chegando lá na sala, a única cena inusitada que vi, foi um rapaz chegar de ''Chinelo havaiana com meia cinza'' foi engraçado rsrsrs tinha apenas umas 17 pessoas na minha sala, e faltou muita gente. Creio que o nivel de dificuldade das matérias foi bom, agora a redação foi foda, quase não deu tempo de preencher o meu gabarito, e ainda tive que fazer a redação faltando meia hora,minha caneta chegou a sair faisca kkkk, em fim a redação foi um pouco complicada.
    Diogo Gomes em 21/11/17 às 16:56
  • Prova difícil, muito extensa, questões confusas, quando vi o tamanho da prova foquei primeiro na redação, pois imaginei que não haveria tempo hábil para tudo, ainda assim achei o enunciado da redação também induzindo ao erro como foi no ENEM. No que se refere à banca, houve desorganização, provas atrasaram, controle de horário mal feito, controle de materiais também, muito fácil de fraudes. Não faço muitos concursos, mas esse foi um dos mais desorganizados que já fiz de grandes bancas. Não sei, posso até pensar que se a aplicação das provas foi assim, imagina a elaboração, será que já tem aprovados?
    Paulo Sergio - Anápolis em 21/11/17 às 16:02
  • Achei a prova fácil, pois realmente caiu o que havia estudado, porém em nível FCC, que consegue complicar uma questão que "seria fácil". Quanto a disciplina fácil ou difícil acho que é muito pessoal e no meu caso não achei difícil nenhuma matéria, isso não quer dizer que acertei ou fui bem, apenas relato isso porque caiu o que eu havia estudado, não houveram surpresas, para mim, que já vinha estudando há 7 meses, e toda a matéria que caiu na prova, eu vi no curso do estratégia. Quanto a redação achei o tema complexo, mas graças a aula do nosso querido Terror consegui desenvolver uma redação que acredito ter sido boa, afinal se eu não acreditar em mim... quem irá? A prova não fugiu do conteúdo, e nem o curso do estratégia(muito bom), o nível de absenteísmo foi alto na minha sala, apenas 13 de 35, no mais acho que o tempo de prova foi realmente pouco, textos grandes de português mais um tema complexo de redação, acho que deveriam ser 5 horas de prova e não apenas 4, não deu tempo de pensar duas vezes pra responder uma questão mais interpretativa. Logo, credito que por ter sido minha primeira prova, estudando pelo estratégia, tive um desempenho regular, e me sinto mais motivado a continuar estudando para os próximos concursos e deixo uma dica: Galera confiem nos cursos do estratégia e estudem com muita dedicação, pois a aprovação será certa. É o que farei, abraços.
    Adilson em 21/11/17 às 15:29
  • Bom dia! Venho relatar um total descaso na realização do Concurso TST do dia 19/11/17 - horário manhã - Colégio Sagrado Coração de Maria - SGAN 702 - Conjunto C. Sou do RJ e no dia 17 cheguei em Brasília para fazer esse concurso no dia 19 pela manhã para Técnico Administrativo. Pois bem! Para minha surpresa tive que fazer a prova ao lado de pessoas gritando e apitando na quadra de esportes do Colégio!! Teve uma competição nesse dia e horário!!! Se uma pessoa mastiga biscoito ao meu lado não há problemas, não me incomoda. Agora, o que aconteceu, foi inacreditável!!! Um absurdo!! Como se concentrar!? Foi desesperador!!! Uma tortura!! Fiquei com uma baita dor de cabeça durante essa agonia!! Não consegui fazer a prova do jeito que tinha me programado. Questões que precisavam de melhor entendimento ficaram comprometidas, perdi tempo relendo-as. Fiz 2/3 da redação direto na folha de respostas, pois sobrou apenas 40 minutos para isso. Peço por gentileza que as pessoas que estiveram lá e passaram por essa agonia entrem em contato nessa página para que possamos enviar e-mail para o TST e para a FCC cobrando providências em relação a essa situação. E, também, o pessoal da região de Águas Claras que perdeu a prova porque não conseguiu entrar no local devido ao congestionamento de carros e de pessoas. Tudo isso foi um caos!! Grata pela atenção.
    Helena Peregrino em 21/11/17 às 14:44
  • Fiz prova para TJAJA e AJAA. Além do tempo na prova de técnico, insuficiente, como já mencionado pelos colegas, o que tenho a destacar é: a FCC mudou. Talvez a galera boa do CESPE/CEBRASPE tenha mudado de emprego e foi... pra FCC!!!!
    Kamila em 21/11/17 às 14:33
  • Boa tarde pessoal, Fiz a prova para o cargo de AJAA e concordo com os colegas que reclamaram acima sobre o tempo de prova. Ela em si não estava difícil - pelo menos para os que se prepararam bem, mas a quantidade de questões com estudo de caso e a parte discursiva que tornaram quase impossível não "chutar" alguns itens. Se o objetivo da banca era medir o grau de ansiedade dos candidatos em situações como essa, eles conseguiram, embora isso não constasse no edital. rsss
    Estevão Carneiro da Silva em 21/11/17 às 14:22
  • Horrível essa prova TJAA,eu fui bem em direito trabalhista,mas português e RL estavaM cansativas para uma prova com 4 horas de duração,eu me perdi totalmente com o tempo pra redação .foquei em ir bem em português ,mas perdi tempo...
    CRIS em 21/11/17 às 13:53
  • Prova muito extensa para o tempo, se não tivesse redação acredito que daria para realizar com mais atenção. Acho que a FCC peca muito nesse quesito. As provas da Carlos Chagas são imensas...tudo tem texto...e textos longos...até as opções são longas. Isso é muito injusto para o candidato que preza em fazer uma prova com atenção. Houve atraso no início... E percebi que todos tiveram a mesma dificuldade pelo tempo...
    Gabriela em 21/11/17 às 12:05
  • Fiz para Analista _ Taquigrafia e, como os demais, também achei o tempo muito apertado para a complexidade e tamanho das questões. Porém, aconteceu algo muito esquisito: entregaram o envelope de questões de outra sala e só perceberam quando já estava aberto, pronto para a distribuição. Entregaram o correto e pegaram o errado do jeito de estava (com questões fora do envelope) e saíram pelo corredor. Minutos depois voltaram e pude ver as duas pessoas colocando os cadernos de questões de volta no envelope plástico e entregando para a sala bem ao lado da minha.... Se era da sala ao lado, por que saíram com eles para o outro lado do corredor? Enfim, entrarei com recurso.
    Rose em 21/11/17 às 11:25
  • Fiz a prova de TJAA pela manhã e de AJAJ pela tarde. Para mim foram uma das provas mais difíceis que já fiz na vida, muito pelo tamanho das provas e pela rotina de ter feito as duas no mesmo dia (muito trânsito, muita gente, falta de organização da banca, atraso para começar as provas). Para mim foi uma prova praticamente impossível de conseguir ler e resolver com a adequada atenção todas as questões e ainda escrever uma boa dissertação. Não dava tempo para isso (no caso da prova de AJAJ, a prova discursiva estava até tranquila, foram questões sobre teletrabalho, mas mesmo assim tive que escrever na correria). Em resumo, foram provas cansativas e muito longas. Tive que fazer a estratégia de deixar a matéria que não estava dominando para o final da prova e sem tempo suficiente para analisar as questões, chutei sem ler. Isso traz muita frustração.
    Elaine PP em 21/11/17 às 11:22
  • Se eu tivesse só mais 1 hora... Teria passado ????? o tempo na prova de Técnico foi o grande vilão! Pois gostei bastante de toda a prova... Entretanto, fiquei mto desestabilizada quando vi que não daria para fazer a redação... ?
    Hyanna em 21/11/17 às 11:01
  • Boa tarde! Achei a prova de AJAA mais tranquila que a de TJAA...e os temas de redação também deixaram a desejar, pelo contexto atual que vivemos... Acho que uma questão ou outra deve ser anulada, não tinha resposta condizente. Do mais..e o principal, foi o tempo muito curto para uma prova bem elabora e extensa, não mimimi..preparação e conhecimentos nada tem a ver com correria e rapidez..foi mesmo desproporcional e acho que cabe reclamar coma banca e os tribunais.
    Denis Caetano em 21/11/17 às 10:36
  • Foi canseira!
    Priscilla em 21/11/17 às 10:34
  • Prova super extensa, tive que chutar diversas questoes por conta do tempo. 4horas foi muito pouco para aquele tipo de prova. foi canseira ! (fiz para técnico judiciario)
    Priscilla em 21/11/17 às 10:33
  • Fiz a prova de AJAA achei de uma dificuldade razoável, nada muito fora da curva. Consegui resolver dentro de um bom tempo, mas a redação eu acabei demorando mais, deixei por último, achei o tema meio chatinho de discorrer, ainda mais tendo que lidar com a pressão e o cansaço mental de final de prova. Veremos... A FCC está realmente mudando o seu padrão, mas acho isso bom, até porque a concorrência dos concursos está surreal, com muitos candidatos bons. Antes da prova do TST fiz a prova do TRE-PR e pude sentir essa diferença na cobrança da banca.
    Camila Hellmann em 21/11/17 às 09:21
  • Considero o meu caso super inusitado. Fiz a minha prova na UNIPLAN de Águas Claras. A sala na estava parcialmente cheia, visto que houve algumas abstenções. Estávamos todos alí sentados, sem noção de horário e a prova não chegava. Percebendo o povo inquieto, eu resolvi me levantar e ir até a porta para saber às horas e perguntar pelas provas. Já eram 8:15 e a fiscal falou que estava aguardando a coordenação passar para entregar as provas. Passou se então de 15 a 20 minutos e chegou alguém com as provas, que ao fazer a entrega deu alguns comandos para a dupla de fiscais da sala. A moça começou a entrega das provas em ordem alfabética de A a Z. O que me chamou a atenção foi que os candidatos iam lá na frente buscar suas provas e quando voltavam as suas cadeiras já começaram a fazer a prova antes dos outros. Me senti muito prejudicada, pois não houve reposição do tempo e por minha letra ser P já peguei a prova de final, enquanto:Adriana, Breno, Carla "nomes meramente exemplificativos" já estavam respondendo a prova, a pelo menos uns 10 minutos na frente, pois eles chamaram 60 nomes, e isso demandou muito tempo. Ainda teve o caso de algumas pessoas que receberam a folha de gabarito trocada com o nome de outras pessoas. Achei a situação bem prejudicial, pois ainda parava a chamada para resolver essas questões. Maaaasss.... Como foi a minha primeira experiência, fiquei com medo de falar algo e já ser desclassificada. Ao sair do recinto, me informei que eu teria direito a reclamar de tudo. Mas agora já era, a alternativa é estudar para os proximos. Concordo com a Sarah, quando fala que o tempo é um fator de classificação. Mas também achei o tempo curto. Tive alguns amigos que fizeram treino e isso ajudou bastante. A minha experiência não foi das melhores. Bora continuar ?
    Paula em 21/11/17 às 07:09
  • É HOJE O GABARITOOOOOOOO!!!
    ANTONIO ROSA em 21/11/17 às 06:44
  • Fiz as duas provas. O conteudo foi exatamente o cobrado no Edital. Deixei algumas em branco pela falta de tempo. Mas acho que quem estudou bastante com certeza foi bem. Estudei apenas 3 meses e com certeza será muito dificil passar. Muitas pessoas faltaram na minha sala. Cerca de 10 a 12 pessoas, tanto de manhã como a tarde. Pra mim que estudei pouco, achei a prova um pouco dificil, mas me motivou a estudar mais. Com mais tempo, com certeza, poderia ter ido melhor Raciocinio Logico e Portugues foram as mais faceis. Os temas de português na redação muito abstratos e deu um pouco de trabalho para desenvolver. Foi meu primeiro concurso, e estou feliz, pois consegui fazer muitas questões. O grande problema é a falta de tempo, não consegui conferir cada questão, o que pode me prejudicar.
    TIAGO DA SILVEIRA COTA em 21/11/17 às 06:19
  • Meu nome e Alessandra Mota até concordo com a colega Sarah que temos que treinar além de estudar, mas não virar um computador, fiz a prova de analista adm as questões algumas fáceis outras difíceis, já era o suficiente para selecionar, agora coloca um livro em casa questão, tive que chutar e não consegui terminar a redação, tema sem muito sem sentido. A Cespe e mais objetiva e direta nas questões, a FCC além de extensa confusa as questões, algumas outras de boa.
    Alessandra da Silva Mota em 20/11/17 às 21:35
  • Fiz a prova para Analista especialidade Contabilidade. Estudei muito para essa prova ainda mais que eles pediram as NBC TSP 01,02,03 05, Manual CASP, . 10 questões de Contabilidade Geral, puro cálculo!! Mais 10 questões de Contabilidae Pública, puro cálculo. Mais 05 de Matemática Financeira, só 05 de Auditoria ( as únicas fáceis). Direito Administrativo tinha que prestar muita atenção porque pra variar, a banca cheia da maldade... Português foi textos longos e a banca só foi boazinha( se é que podemos dizer ) com Estatuto da Pessoa com Deficência e Regimento Interno. Não deu tempo de fazer o Estudo de Caso. Respondi somente a letra C para não zerar. Prova altíssimo nível, muita conta, muito pesado e só 04 horas. Aquele velho estilo FCC na contabilidade que nunca me agradou.....Detesto o examinador de contabilidade da FCC kkkkkk TST, TCHAU pra você!!!
    Dulcimara Comerio em 20/11/17 às 20:59
  • Confesso que achei o nível da prova mais elevado do que eu imaginei. O tempo também foi bem curto (chutei quase todas de raciocínio lógico). Achei direito administrativo e, principalmente, AFO as mais difíceis. O tema da redação foi tranquilo e a prova de português foi mamão com açúcar. Agora é aguardar o gabarito.
    Anderson em 20/11/17 às 19:57
  • Nao acho que tenha gente reclamando por aqui... o site disponibilizou um espaço para avaliarmos a prova! Alguns comentários "soam" apenas como um desabafo. Ressaltemos que o espaço é pertinente! Nao julguemos os outros!!! Nao interessa há quanto tempo estuda nem as impressões com relação a prova, se dificil, se o tempo foi curto... acho que é critério básico para um mero estudante, aspirante a servidor público, ser humilde... A minha dica é: sejamos humildes e cessemos as críticas/julgamentos às avaliações alheias Já vi muito candidato pós prova "desabafando" e se surpreendendo depois com a notícia da aprovação... Que, em breve, seja essa notícia a voces, meus colegas de caminhada! Deus os abençoe
    AMIGA concurseira em 20/11/17 às 19:55
  • Gente, cheguei de Brasília hoje. Eu também achei o tempo curto demaaaaaaais. Eu senti um desespero horrível no final, a sensação de que eu sabia algumas questões mas não teria tempo para terminar. Fora os fiscais que demoraram 40MIN para começar a distribuir a prova, depois no final eles pressionaram, falaram que só tinha 10m para terminar e na verdade tinha mais 30min. Palhaçada!
    Malu em 20/11/17 às 19:04
  • A prova estava tranquila, mas a quantidade de questão para analisar e responder realmente o tempo foi muito curto. mas graças a Deus eu consegui passar na prova, agora é esperar a nota de corte. Se não ficar dentro das vagas é continuar estudando que eu chego lá.
    Renaldo de Souza em 20/11/17 às 19:00
  • Prova extensa. Com grau de dificuldade nas específicas. Instituição que realizei a prova as instalações não era muito boa com relação a falta de ar condicionado, muito barulho da rua com carro de som automotivo. Achei desorganizado por parte da banca em ficar conferindo participantes por none diversas vezes. Os fiscais ficaram conversando na sala o que tb atrapalhou um pouco.
    Debora Veloso em 20/11/17 às 18:46
  • Fiz a prova para AJAJ. Achei a prova difícil, porém já era esperado tendo em vista o grande número de inscritos. Para mim a matéria mais difícil foi regimento interno, não esperava que caíssem tantas questões. A matéria mais tranquila foi Direito do trabalho. A redação também foi muito tranquila, sobre teletrabalho, consegui fazer um bom texto dentro das 40 linhas disponíveis. Até então não acredito que tenham questões passíveis de anulação. Não tive problema com o tempo de prova, fiz tranquilamente, li e reli a prova e resolvi as questões de forma consciente. O conteúdo cobrado estava previsto no edital e não ocorreu nenhum incidente na aplicação das provas na minha sala, faltaram cerca de 10 pessoas numa sala com cerca de 60 pessoas. De maneira geral foi uma boa prova, não foi só copia e cola da lei e não estava confusa.
    Elô em 20/11/17 às 18:36
  • Na minha sala iniciamos a prova às 8:45 h, ou seja, nos roubaram quinze minutos que fizeram muita falta. Agora é sentar pro MPU e se acabar de treinar em simulados. Prova muito técnica, extensa e tempo escasso.
    Luciano Leite em 20/11/17 às 18:31