Gabarito TRE-RJ – TJAA (Arquivologia)
Olá pessoal,
Tudo bem? A Consulplan pediu apenas uma questão de Arquivologia para o cargo de Técnico Judiciário Área Administrativa. Questão fácil demais, pessoal!
CARGO: TÉCNICO JUDICIÁRIO – ÁREA ADMINISTRATIVA
TIPO: 03 – AMARELA
ARQUIVOLOGIA
- O conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes que trata da produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, que visa a eliminação ou o recolhimento para a guarda permanente, é denominado gestão de
- A) classes
- B) atributos
- C) princípios
- D) documentos
Comentário:
A banca, através da letra da Lei, quis saber se o candidato entende o que é gestão de documentos.
Segundo a Lei nº 8.159/1991 que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências, em seu art. 3º, diz que:
“Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.”
Para quem estudou pelo nosso curso, vimos as fases de um programa geral de gestão de documentos pelo mnemônico PUD/PUAD:
Produção
Utilização/Avaliação
Destinação
Já para o programa completo (como afirma a questão e a legislação), utilizamos o mnemônico PUTAA:
Produção
Utilização
Tramitação
Avaliação
Arquivamento
Mas essas fases são conhecimentos adicionais para essa questão, já que a banca pediu o nome que engloba as fases e não as fases em si. Questão de fácil compreensão e de nível básico.
Gabarito: D