Artigo

Gabarito TRE-RJ – TJAA (Arquivologia)

Olá pessoal, 

Tudo bem? A Consulplan pediu apenas uma questão de Arquivologia para o cargo de Técnico Judiciário Área Administrativa.  Questão fácil demais, pessoal!

CARGO: TÉCNICO JUDICIÁRIO – ÁREA ADMINISTRATIVA

TIPO: 03 – AMARELA

ARQUIVOLOGIA 

  1. O conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes que trata da produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, que visa a eliminação ou o recolhimento para a guarda permanente, é denominado gestão de
  2. A) classes
  3. B) atributos
  4. C) princípios
  5. D) documentos

Comentário:

A banca, através da letra da Lei, quis saber se o candidato entende o que é gestão de documentos.

Segundo a Lei nº 8.159/1991 que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências, em seu art. 3º, diz que:

“Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.”

Para quem estudou pelo nosso curso, vimos as fases de um programa geral de gestão de documentos pelo mnemônico PUD/PUAD:

Produção

Utilização/Avaliação

Destinação

Já para o programa completo (como afirma a questão e a legislação), utilizamos o mnemônico PUTAA:

Produção

Utilização

Tramitação

Avaliação

Arquivamento

Mas essas fases são conhecimentos adicionais para essa questão, já que a banca pediu o nome que engloba as fases e não as fases em si. Questão de fácil compreensão e de nível básico.

Gabarito: D

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