Olá, pessoal, boa tarde. Tudo bem? Cansados com a prova, imagino!
Professor Felipe aqui na área com o gabarito da prova do TCE MG, aplicada hoje pelo CESPE. Estou me baseando nas imagens da prova de CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Contudo, a prova dos demais cargos é idêntica. Então, basta olhar a alternativa considerada correta (que transcrevi integralmente) e comparar com outros modelos de prova, é bem simples, ok?
PROVA CIÊNCIAS CONTÁBEIS (imagens abaixo)
Ao final, deixei também a correção em vídeo!
1- Da leitura do texto CG1A1-I infere-se que:
Gabarito letra B.
Comentários:
Na linha 4, temos o trecho “que vise a transmitir a todos os cidadãos a ciência”…
Transmitir a todos exige naturalmente ampla divulgação.
2- De acordo com o texto, para a transmissão da ciência a todos os cidadãos é necessário:
Comentários:
O texto menciona um esforço combinado de transmissão da ciência a todos os cidadãos, por meio de diversas mídias. Para transmitir ciência para todos, é preciso então um esforço de debater criticamente opiniões opostas e “praticar hábitos rigorosos de pensar”, uma outra forma de referência ao debate crítico.
3- No último parágrafo do texto, o autor afirma que “Descobrir a gota ocasional de verdade no meio de um grande oceano de confusão e mistificação requer vigilância, dedicação e coragem”. A afirmação “requer coragem” está baseada no argumento de que a ciência:
Comentários:
No texto, temos: “Ela (a ciência) se nutre do livre intercâmbio de ideias. Tanto a ciência quanto a democracia encorajam opiniões não convencionais e debate vigoroso.”
O verbo “encoraja” já sugere uma tarefa que dependa de coragem. Quando o texto diz “não convencionais”, refere-se justamente a ideias que não são unânimes, são divergentes, opostas. Convenções são justamente regras relativamente aceitas de forma homogênea. “Debate” também sugere a oposição de opiniões.
Gabarito letra A.
4- No texto, o trecho “(embora muitos tenham sido sistematicamente impedidos de adquirir esse conhecimento)” está entre parênteses como um acréscimo, para indicar que
Comentários:
A oração concessiva traz uma ressalva: o conhecimento científico é muito importante, mas nem todos têm acesso a ele. Podemos inferir, do texto e de nosso conhecimento de mundo, que entre as razões estão questões econômicas e políticas: pouco acesso a educação, poucas políticas públicas nesse sentido, pouca divulgação, etc…
Gabarito letra E.
5- De acordo com as ideias do texto, o conhecimento acerca do contexto cósmico e do ponto do espaço e do tempo que o ser humano está pode ser alcançado pela divulgação em grande escala da
I – Ciência
Comentários:
Alternativa literal do quarto parágrafo:
“ A ciência nos esclarece sobre as questões mais profundas das origens, das naturezas e dos destinos— de nossa espécie, da vida, de nosso planeta, do Universo.”
Gabarito letra A.
6- Em cada uma das opções a seguir, é apresentada uma proposta de reescrita do seguinte trecho do texto: “Um esforço combinado que vise transmitir a todos os cidadãos a ciência — por meio de rádio, TV, cinema, jornais, livros, programas de computadores, parques temáticos, salas de aula — deve pautar-se em quatro razões principais.
Assinale a opção que apresenta uma proposta de reescrita que mantém a correção gramatical e a coerência do trecho.
Comentários:
Apenas houve uma inversão e o termo adverbial de meio foi retirado de dentro dos travessões e troca de “orientar-se” pelo seu sinônimo “pautar-se”:
“Um esforço combinado que vise transmitir a todos os cidadãos a ciência — por meio de rádio, TV, cinema, jornais, livros, programas de computadores, parques temáticos, salas de aula — deve pautar-se em quatro razões principais.
Deve orientar-se por quatro razões principais um esforço combinado que vise transmitir a ciência a todos os cidadãos por meio de rádio, TV, cinema, jornais, livros, programas de computadores, parques temáticos e salas de aula.
Gabarito letra B.
7- Na linha 14 do texto (o meio ambiente de que nossas vidas dependem), o termo “de que” poderia ser substituído, sem alteração da correção gramatical e dos sentidos do texto, por:
Comentários:
Questão direta, trocando “que”, pronome relativo invariável que retoma “meio ambiente”, por “o qual”, masculino e singular, mantém-se a correção.
Gabarito letra C.
8- A correção gramatical e os sentidos do texto seriam mantidos caso o trecho “ A ciência nos esclarece sobre as questões mais profundas das origens, das naturezas e dos destinos— de nossa espécie, da vida, de nosso planeta, do Universo.” (l.16 a 18) fosse reescrito da seguinte forma.
Comentários:
Os temos “de nossa espécie, da vida, de nosso planeta e do Universo” são adjuntos de “origens, naturezas e destinos”. No texto original, foram colocados entre travessões por questão de ênfase. Na reescritura, foram colocados diretamente.
OBS: a letra C parecia muito estar correta, porém, lista todos esses adjuntos como se fossem itens independentes de uma lista, de modo que ficam separados de seus substantivos referentes (de “origens, naturezas e destinos”) e fica parecendo que são questões da espécie, questões da vida, questões do planeta, quando na verdade, o sentido original é: questões dos destinos de nossa espécie, destino da vida, destino de nosso planeta e destino do Universo. Diferença sutil!
Gabarito letra B.
9- No texto, em “não poderemos ter esperança de solucionar os problemas verdadeiramente sérios”, o trecho “de não solucionar os problemas verdadeiramente sérios”
Comentários:
Questão direta. “Esperança” é um substantivo abstrato que requer um complemento nominal, que veio em forma oracional neste caso. Trata-se de oração subordinada substantiva completiva nominal de “esperança”. Gabarito letra B.
10- A correção gramatical do texto seria mantida, ainda que seu sentido fosse alterado, caso se inserisse um vírgula logo após
Comentários:
Aqui, temos a velha transformação de oração restritiva em explicativa pela inserção de um vírgula.
o meio ambiente de que nossas vidas dependem (oração restritiva)
o meio ambiente, de que nossas vidas dependem (oração explicativa)
Gabarito letra B.
OBS: A letra A era uma pegadinha. Para transformar em oração adjetiva explicativa, precisaríamos de DUAS vírgulas, pois ela estaria intercalada. :
“Um esforço combinado, que vise transmitir a todos os cidadãos a ciência — por meio de rádio, TV, cinema, jornais, livros, programas de computadores, parques temáticos, salas de aula —, deve pautar-se em quatro razões principais.
O termo entre travessões é acessório, devemos fazer a análise sem ele. Assim, percebemos que haveria uma segunda vírgula:
“Um esforço combinado, que vise transmitir a todos os cidadãos a ciência, deve pautar-se em quatro razões principais.
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