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Gabarito TCE MG- Português

Olá, pessoal, boa tarde. Tudo bem? Cansados com a prova, imagino!

Professor Felipe aqui na área com o gabarito da prova do TCE MG, aplicada hoje pelo CESPE. Estou me baseando nas imagens da prova de CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Contudo, a prova dos demais cargos é idêntica. Então, basta olhar a alternativa considerada correta (que transcrevi integralmente) e comparar com outros modelos de prova, é bem simples, ok?

PROVA CIÊNCIAS CONTÁBEIS (imagens abaixo)

Ao final, deixei também a correção em vídeo!

1- Da leitura do texto CG1A1-I infere-se que:

  1. B) as descobertas e as formas de aprendizado pela ciência devem ser amplamente divulgadas.

Gabarito letra B.

Comentários:

Na linha 4, temos o trecho “que vise a transmitir a todos os cidadãos a ciência”…

Transmitir a todos exige naturalmente ampla divulgação.

2- De acordo com o texto, para a transmissão da ciência a todos os cidadãos é necessário:

  1. E) Encorajar as opiniões não convencionais e o debate.

Comentários:

O texto menciona um esforço combinado de transmissão da ciência a todos os cidadãos, por meio de diversas mídias. Para transmitir ciência para todos, é preciso então um esforço de debater criticamente opiniões opostas e “praticar hábitos rigorosos de pensar”, uma outra forma de referência ao debate crítico.

3- No último parágrafo do texto, o autor afirma que “Descobrir a gota ocasional de verdade no meio de um grande oceano de confusão e mistificação requer vigilância, dedicação e coragem”. A afirmação “requer coragem” está baseada no argumento de que a ciência:

  1. a) É desenvolvida no livre intercâmbio de ideias, em debates que envolvem opiniões que se opõem.

Comentários:

No texto, temos: “Ela (a ciência) se nutre do livre intercâmbio de ideias. Tanto a ciência quanto a democracia encorajam opiniões não convencionais e debate vigoroso.”

O verbo “encoraja” já sugere uma tarefa que dependa de coragem. Quando o texto diz “não convencionais”, refere-se justamente a ideias que não são unânimes, são divergentes, opostas. Convenções são justamente regras relativamente aceitas de forma homogênea. “Debate” também sugere a oposição de opiniões.

Gabarito letra A.

4- No texto, o trecho “(embora muitos tenham sido sistematicamente impedidos de adquirir esse conhecimento)” está entre parênteses como um acréscimo, para indicar que

  1. E) muitos indivíduos são impedidos, por razões políticas e econômicas, de ter acesso ao conhecimento produzido pela ciência.

Comentários:

A oração concessiva traz uma ressalva: o conhecimento científico é muito importante, mas nem todos têm acesso a ele. Podemos inferir, do texto e de nosso conhecimento de mundo, que entre as razões estão questões econômicas e políticas: pouco acesso a educação, poucas políticas públicas nesse sentido, pouca divulgação, etc…

Gabarito letra E.

5- De acordo com as ideias do texto, o conhecimento acerca do contexto cósmico e do ponto do espaço e do tempo que o ser humano está pode ser alcançado pela divulgação em grande escala da

I – Ciência

  1. A) Apenas o item I está certo.

Comentários:

Alternativa literal do quarto parágrafo:

“ A ciência nos esclarece sobre as questões mais profundas das origens, das naturezas e dos destinos— de nossa espécie, da vida, de nosso planeta, do Universo.

Gabarito letra A.

6- Em cada uma das opções a seguir, é apresentada uma proposta de reescrita do seguinte trecho do texto: “Um  esforço combinado que vise transmitir a todos os cidadãos a ciência — por meio de rádio, TV, cinema, jornais, livros, programas de computadores, parques temáticos, salas de aula — deve pautar-se em quatro razões principais.

Assinale a opção que apresenta uma proposta de reescrita que mantém a correção gramatical e a coerência do trecho.

  1. B) Deve orientar-se por quatro razões principais um esforço combinado que vise transmitir a ciência a todos os cidadãos por meio de rádio, TV, cinema, jornais, livros, programas de computadores, parques temáticos e salas de aula.

Comentários:

Apenas houve uma inversão e o termo adverbial de meio foi retirado de dentro dos travessões e troca de “orientar-se” pelo seu sinônimo “pautar-se”:

Um esforço combinado que vise transmitir a todos os cidadãos a ciência — por meio de rádio, TV, cinema, jornais, livros, programas de computadores, parques temáticos, salas de aula — deve pautar-se em quatro razões principais.

Deve orientar-se por quatro razões principais um esforço combinado que vise transmitir a ciência a todos os cidadãos por meio de rádio, TV, cinema, jornais, livros, programas de computadores, parques temáticos e salas de aula.

Gabarito letra B.

7- Na linha 14 do texto (o meio ambiente de que nossas vidas dependem), o termo “de que” poderia ser substituído, sem alteração da correção gramatical e dos sentidos do texto, por:

  1. C) do qual

Comentários:

Questão direta, trocando “que”, pronome relativo invariável que retoma “meio ambiente”, por “o qual”, masculino e singular, mantém-se a correção.

Gabarito letra C.

8- A correção gramatical e os sentidos do texto seriam mantidos caso o trecho “ A ciência nos esclarece sobre as questões mais profundas das origens, das naturezas e dos destinos— de nossa espécie, da vida, de nosso planeta, do Universo.” (l.16 a 18) fosse reescrito da seguinte forma.

  1. b) As questões mais profundas das origens, das naturezas e dos destinos de nossa espécie, da vida, de nosso planeta e do Universo nos são esclarecidas pela ciência.

Comentários:

Os temos “de nossa espécie, da vida, de nosso planeta e do Universo” são adjuntos de “origens, naturezas e destinos”.  No texto original, foram colocados entre travessões por questão de ênfase. Na reescritura, foram colocados diretamente.

OBS: a letra C parecia muito estar correta, porém, lista todos esses adjuntos como se fossem itens independentes de uma lista, de modo que ficam separados de seus substantivos referentes (de “origens, naturezas e destinos”) e fica parecendo que são questões da espécie, questões da vida, questões do planeta, quando na verdade, o sentido original é: questões dos destinos de nossa espécie, destino da vida, destino de nosso planeta e destino do Universo. Diferença sutil!

Gabarito letra B.

9- No texto, em “não poderemos ter esperança de solucionar os problemas verdadeiramente sérios”, o trecho “de não solucionar os problemas verdadeiramente sérios”

  1. b) completa o sentido do termo abstrato “esperança”

Comentários:

Questão direta. “Esperança” é um substantivo abstrato que requer um complemento nominal, que veio em forma oracional neste caso. Trata-se de oração subordinada substantiva completiva nominal de “esperança”. Gabarito letra B.

10- A correção gramatical do texto seria mantida, ainda que seu sentido fosse alterado, caso se inserisse um vírgula logo após

  1. B) ambiente

Comentários:

Aqui, temos a velha transformação de oração restritiva em explicativa pela inserção de um vírgula.

o meio ambiente de que nossas vidas dependem (oração restritiva)

o meio ambiente, de que nossas vidas dependem (oração explicativa)

Gabarito letra B.

OBS: A letra A era uma pegadinha. Para transformar em oração adjetiva explicativa, precisaríamos de DUAS vírgulas, pois ela estaria intercalada. :

“Um  esforço combinado, que vise transmitir a todos os cidadãos a ciência — por meio de rádio, TV, cinema, jornais, livros, programas de computadores, parques temáticos, salas de aula —, deve pautar-se em quatro razões principais.

O termo entre travessões é acessório, devemos fazer a análise sem ele. Assim, percebemos que haveria uma segunda vírgula:

“Um  esforço combinado, que vise transmitir a todos os cidadãos a ciência, deve pautar-se em quatro razões principais.

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