Gabarito PRF – Informática – TEM RECURSO!
Olá pessoal!
Quem vos fala são os Profs. Renato da Costa e Diego Carvalho! O Gabarito Preliminar da Prova de Informática da PRF trouxe uma possibilidade de recurso especificamente na Questão 32. Vejamos:
32. Programas anti-spyware usam basicamente mecanismos de análise comportamental, análise heurística e inteligência artificial para detectar software de spyware instalado indevidamente em um sistema.
Gabarito Preliminar: Errado
Em nossa opinião, a questão cabe recurso. De acordo com o CERT.BR, temos que:
“Ferramentas antimalware são aquelas que procuram detectar e, então, anular ou remover os códigos maliciosos de um computador. Antivírus, antispyware, antirootkit e antitrojan são exemplos de ferramentas deste tipo. […]
Método de detecção: assinatura (uma lista de assinaturas é usada à procura de padrões), heurística (baseia-se nas estruturas, instruções e características que o código malicioso possui) e comportamento (baseia-se no comportamento apresentado pelo código malicioso quando executado) são alguns dos métodos mais comuns”.
Conforme pode-se depreender do fragmento apresentado, anti-spyware são uma subcategoria de antimalware e, portanto, podem contemplar os mecanismos de detecção supracitados (heurística e comportamental). Ademais, os antimalwares mais modernos têm utilizado técnicas de inteligência artificial como um mecanismo de detecção de de softwares maliciosos.
É isso, pessoal! Estamos na torcida por vocês e estamos à disposição para ajudá-los. Força e foco no objetivo ;)
Prof. Diego Carvalho e Renato da Costa.