Gabarito PRF – Geopolítica
Olá, pessoal!
Segue o vídeo com o meu gabarito extraoficial de Geopolítica para a PRF.
Foram cinco questões. Uma a mais que na prova de 2019. O nível das questões foi de médio e fácil. Não foi uma prova difícil.
Tenho certeza que meus alunos foram muito bem.
Vamos aos comentários das questões.
51 – Errado. O erro da questão é dar um sentido de totalidade para a sua afirmação. Não podemos afirmar que toda a rede de transportes brasileira é integrada. Isso é mais uma exceção do que uma realidade. Há um predomínio excessivo do modal rodoviário e uma baixa integração entre os diferentes modais. A rede é diversa, ou seja, utilizamos todas as tipologias de modais, mas, novamente, há um predomínio excessivo do rodoviarismo. No geral, não é uma rede de transportes eficiente, pois, uma rede eficiente articula a utilização dos diferentes modais buscando o menor custo de transporte de carga e de passageiros, ponderando com as distâncias a serem percorridas, o tempo de deslocamento e a qualidade ambiental.
52 – Certo. A questão trata de um dos gargalos da economia brasileira no que se refere ao desenvolvimento regional e aos fluxos de transporte. Um país de dimensões continentais, precisa utilizar de forma menos desequilibrada os diferentes modais de transporte, de forma a conectar com eficiência e eficácia as regiões brasileiras visando ao seu desenvolvimento regional, bem como os lugares dentro de cada macrorregião. Duplicação dos principais eixos rodoviários significa o transporte fluir mais rapidamente em vias de grande movimento. O modelo de investimento e de exploração das ferrovias vem sendo modificado ao longo das últimas décadas com a concessão da exploração da malha para o setor privado. Esse próprio modelo de concessão, vem sendo modificado nas suas características. Na atualidade, o modal ferroviário passa por um novo período de expansão do volume de cargas e da malha de transporte, com base em investimentos feitos por concessionárias do setor privado.
53 – Certo. Na década de 1930, com o crescimento industrial, definiu-se uma política de transportes baseada na implantação de rodovias. A partir dos anos 1950, com a chegada da indústria automobilística, e com a consequente implementação de políticas públicas rodoviaristas, houve maciços investimentos no que tange à construção de estradas e à aquisição de automóveis pela população. A partir dessa época, o modal rodoviário passou a predominar no transporte do Brasil, em detrimento dos outros modais.
54 – Certo. A questão cobrou conhecimentos sobre a rede urbana brasileira, expressos no estudo Regiões de Influência das Cidades (REGIC), do IBGE. A última atualização foi divulgada no ano de 2020, com base na realidade do ano de 2018. Com exceção do município de Manaus, o estudo utiliza o conceito de arranjos populacionais para as metrópoles, definidos como agrupamentos de municípios muito integrados com deslocamentos frequentes de populações para trabalho e estudo. São 15 metrópoles, todas com mais de um milhão de habitantes. As cidades de Vitória e Florianópolis não tem essa população, mas o arranjo populacional de ambas, da metrópole, conta com mais de um milhão de habitantes.
55 – Errado. A REGIC classifica as cidades em cinco grandes níveis: metrópoles (primeiro nível de grandeza), capitais regionais, centros sub-regionais, centros de zona e centros locais. Campinas é uma metrópole. Não existe o nível metrópoles em ascensão. Na REGIC, Uberlândia é uma capital regional B e Ribeirão Preto uma capital regional A.
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Um grande abraço!
Leandro Signori