Fala, pessoal! Tudo bem? Como foram na prova da PRF? Gabaritaram da matéria de Física?
Neste artigo vamos comentar um pouco sobre as questões, além de disponibilizarmos o gabarito extraoficial de Física da prova PRF, que ocorreu neste último domingo, 9.
Então, vamos lá!!
Um projétil foi lançado obliquamente em relação ao solo em um local onde a aceleração da gravidade é constante e a resistência do ar é desprezível.
Considerando essa situação hipotética bem como a mecânica clássica e as áreas a ela relacionadas, julgue os itens que se seguem.
40. Durante todo o movimento, a aceleração vetorial do projétil será constante.
Resposta: item correto.
Comentário: A afirmação está correta, pois no lançamento oblíquo a aceleração em jogo é a da gravidade, que é constante, ou seja, o movimento vai ter uma aceleração constante durante todo o movimento.
41. Na posição de altura máxima a velocidade vetorial do projétil será nula.
Resposta: item incorreto.
Comentário: Essa é a clássica pegadinha do CESPE que já foi cobrada em várias outras provas dessa banca. Você deve lembrar que na posição de altura máxima o corpo possui velocidade horizontal, pois ela não varia durante o movimento, uma vez que não há aceleração horizontal, apenas na vertical, que é a aceleração da gravidade.
42. Na posição de altura máxima, a força resultante sobre o projétil será nula.
Resposta: item incorreto.
Comentário: A afirmação está incorreta, pois no lançamento oblíquo a força peso do corpo atua durante todo o movimento, o que nos faz concluir que no ponto de altura máxima, a força resultante será o peso, assim, o tempo inteiro teremos uma força resultante constante e igual ao peso.
Um projétil, de massa m e velocidade v, colidiu frontalmente com um bloco de madeira de massa M que estava em repouso em uma superfície horizontal sem atrito, preso a uma mola ideal de constante elástica k. Após a colisão, o projétil e o bloco desenvolvem um movimento solidário, o que provocou, na mola, uma compressão máxima igual a x, conforme mostra a figura a seguir.
Com referência a essa situação hipotética, à mecânica clássica e a áreas a ela correlatas, julgue os itens que se seguem.
43. Como não há atrito entre o bloco de madeira e a mesa horizontal, a conservação da energia mecânica garante que o valor da energia cinética do sistema imediatamente antes da colisão seja igual ao valor da energia cinética do sistema imediatamente após a colisão.
Resposta: item incorreto.
Comentário: A energia cinética do sistema é reduzida, pois estamos diante de uma colisão inelástica, que possui perda máxima de energia durante a colisão.
44. Na posição de compressão máxima, a energia potencial elástica armazenada na mola tem valor menor que o da energia cinética do projétil antes da colisão.
Resposta: item correto.
Comentário: A energia do projétil é dissipada na colisão, então qualquer energia que possa ser considerada depois da colisão será menor que a energia inicial do projétil.
Cuidado, pois a ausência do atrito, tornando o sistema conservativo, após a colisão, garante que a energia potencial elástica acumulada na mola na sua posição de compressão máxima seja igual à energia do conjunto (projétil + bloco) imediatamente depois da colisão, mas não igual à energia cinética do projétil antes do choque inelástico.
Abraços!
O Ministério da Gestão e da Inovação - MGI realizada nesta quinta-feira uma coletiva de…
Os concursos da região Sul do país oferecem diversas oportunidades para os concurseiros. A região…
Os próximos meses de 2024 ainda prometem trazer grandes e importantes mudanças na vida de…
A área educacional está recheada de ótimos concursos públicos com editais publicados e também que…
Opa, tube bem por aí?! Seguindo com nossos estudos, hoje você irá aprender um assunto…
Com seu concurso já autorizado, a Fundação Biblioteca Nacional manifestou interesse em participar da próxima…