Olá, queridos alunos!
Tudo bem?
Com o objetivo de diminuir a ansiedade de vocês nesse período de espera pela liberação do gabarito oficial, comento, a seguir, as questões de Direito Constitucional das provas de Analista e Técnico do Bacen, realizadas no último final de semana. Espero que tenham acertado todas elas!
Abraços e bons estudos!
Nádia Carolina
………………………………………………………………………………………………………………………………..
ANALISTA
1. De acordo com a CF, é direito fundamental do cidadão a livre associação para fins lícitos. Todavia, pode a administração pública, a bem do interesse público, intervir no funcionamento de associações civis e suspender temporariamente suas atividades.
Comentários:
Que “melzinho na chupeta”, não? Segundo o inciso XVIII do art. 5º da Constituição Federal, a criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativas independem de autorização, sendo vedada a interferência estatal em seu funcionamento. Questão incorreta.
2. Conforme a CF, o controle externo da União e das entidades da administração direta e indireta, referente à fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, é exercido pelo Congresso Nacional.
Comentários:
O “caput” do art. 70 da CF estabelece que o controle externo é exercido pelo Congresso Nacional, com o auxílio do Tribunal de Contas da União (TCU). Questão correta.
3. A autonomia dos entes federativos permite que os estados e o Distrito Federal (DF) instituam regimes próprios de previdência, podendo adotar princípios e padrões estruturantes diversos daqueles definidos pela União, conforme critérios específicos estabelecidos pelas constituições, no caso dos estados, e pela lei orgânica, no caso do DF.
Comentários:
De fato, os entes federados poderão adotar regimes próprios de previdência social (art. 40, § 14, CF). Entretanto, diferentemente do que diz o enunciado, compete à União o estabelecimento das normas gerais desse regime (princípios e padrões estruturantes), a que os demais entes federados não poderão desobedecer (art. 24, XII, CF). Questão incorreta.
4. O preceito constitucional de fomento à microempresa e empresa de pequeno porte orienta todos os entes federados, indistintamente, conferindo tratamento favorecido aos empreendedores que contem com menos recursos para fazer frente à concorrência.
Comentários:
É princípio constitucional da ordem econômica, aplicável a todos os entes federados, o tratamento favorecido para as empresas de pequeno porte constituídas sob as leis brasileiras e que tenham sua sede e administração no País (art. 170, IX, CF). Além disso, em seu art. 179, a Carta Magna prevê que a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios dispensarão às microempresas e às empresas de pequeno porte, assim definidas em lei, tratamento jurídico diferenciado, visando a incentivá-las pela simplificação de suas obrigações administrativas, tributárias, previdenciárias e creditícias, ou pela eliminação ou redução destas por meio de lei. O constituinte, por meio desses dispositivos, busca garantir a isonomia, ao favorecer os micro e pequenos empreendedores, que respondem por grande parte das atividades empresariais no Brasil. Questão correta.
TÉCNICO
Em relação aos princípios fundamentais e aos direitos e garantias fundamentais estabelecidos na Constituição Federal de 1988 (CF), julgue os itens que se seguem.
1. Entre os princípios fundamentais da República Federativa do Brasil inclui-se o princípio democrático, que se refere ao exercício direto e indireto do poder pelo povo.
Comentários:
O princípio democrático está previsto no “caput” do art. 1º da Constituição Federal, que faz parte do Título I, referente aos Princípios Fundamentais. O parágrafo único do mesmo artigo prevê que o exercício da democracia pode se dar tanto direta quanto indiretamente. Questão correta.
2. O princípio constitucional da igualdade garante a todos o direito ao tratamento idêntico no âmbito da elaboração e da aplicação da lei, sendo proibido qualquer tipo de tratamento normativo diferenciado.
Comentários:
É possível, sim, o tratamento diferenciado, desde que este tenha como objetivo a isonomia. Um exemplo disso é a previsão do inciso II do art. 5º da Carta Magna, segundo o qual “homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição”. Note que, com base na ressalva desse inciso, a própria Constituição possibilita a aposentadoria das servidoras públicas com cinco anos a menos de contribuição e de idade que os homens (art. 40, § 1º, III, “a”, CF). Questão incorreta.
3. É juridicamente possível a requisição, diretamente pelo Ministério Público, de informações bancárias de cidadãos brasileiros, dada a inexistência de proteção constitucional específica do sigilo bancário.
Comentários:
Podem determinar a quebra do sigilo bancário apenas os juízes e as Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) e, ainda assim, somente em situações excepcionais, demonstrada a necessidade das informações solicitadas e obedecidas as condições legais. Questão incorreta
4. O acesso à informação é um direito fundamental de todos, devendo os órgãos e entidades públicas disponibilizar informações de interesse coletivo ou de interesse particular do solicitante, ressalvadas as informações que sejam imprescindíveis à segurança da sociedade e do Estado ou as que violem o direito à privacidade.
Comentários:
O acesso à informação é garantido pela Constituição (art. 5º, XXXIII), ressalvadas as informações cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado e a privacidade das pessoas (art, 5º, X). Questão correta.
5. A criação de sindicatos depende de autorização prévia do Estado, já que na CF é prevista a regra da liberdade sindical condicionada.
Comentários:
Versa o art. 8º, I, da Carta Magna, que a lei não poderá exigir autorização do Estado para a fundação de sindicato, ressalvado o registro no órgão competente, vedadas ao Poder Público a interferência e a intervenção na organização sindical. Questão incorreta.
Facebook: http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=830154075 Twitter: https://twitter.com/#!/NadiaCarolStos E-mail: nadia@estrategiaconcursos.com.br |
Olá, pessoal, tudo bem? Neste artigo apresentaremos os principais atos de improbidade administrativa positivados na…
As inscrições do concurso público da Prefeitura de Itaituba, município do Pará, foram prorrogadas! Agora,…
As inscrições do concurso Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ RO) estão abertas! Interessados terão…
O edital do concurso Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ RO) oferta 25 vagas mais…
O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ RO) divulgou o edital do novo concurso público,…
Foi publicado o mais novo edital de concurso público do Serviço Autônomo Municipal de Água…