Artigo

Gabarito Preliminar de Realidades de Goiás – Polícia Científica de GO

Olá, pessoal! Confira os comentários do nosso “Gabarito Preliminar Polícia Científica de GO”. Espero que todos os nossos alunos tenham acertado as três questões, pois foram bem trabalhadas nas nossas aulas 00 e 01. Isso mesmo! Fizeram a prova com apenas duas aulas do curso. Qualquer dúvida, comente no artigo. Sem mais delongas, vamos lá.

(Gabarito Preliminar Polícia Científica de GO) Posicionada entre relevos mais altos e representada pela escarpa do Chapadão Central, que constitui a Serra Geral de Goiás, a região possui belas cachoeiras, quedas d’água e a Rampa de Voo Livre, Localizada no município de Formosa, em Goiás. Os bons ventos formam a condição ideal para o voo de asa delta.
A região descrita denomina-se :


A) Vão do Paranã.

B) Patamares do Chapadão.

C) Vale do Araguaia.

D) Vale do Maranhão.

E) Planície do Bananal.

Gabarito preliminar: [A]
Comentários:


Por ser um lugar com cachoeiras e voo livre, podemos pressupor ser um local planáltico, então já excluímos o vale do Araguaia e Planície do Bananal.

Formosa é um município na região do Vão do Paranã e com atividades turísticas pela natureza do cerrado em seus planaltos, onde há práticas de voo livre, ecoturismo e turismo de aventura. O município fica próximo ao DF onde estão as nascentes do Paranã e corre em direção ao rio Maranhão

(Gabarito Preliminar Polícia Científica de GO)
Os quilombos surgiram a partir do início do ciclo da mineração no Brasil, quando a mão de obra escrava negra passou a ser utilizada nas minas. Em Goiás, a maior representante desses grupos, localizada nos municípios de Cavalcante, Monte Alegre e Teresina de Goiás é a comunidade quilombola


A) São Félix.

B) Mucambo.

C) Mesquita.

D) Dos Morros.

E) Kalunga.

Gabarito preliminar: [E]
Comentários:


A maior comunidade quilombola do Brasil é a Kalunga, localizada na chapada dos Veadeiros, nos municípios de Cavalcante, Monte Alegre e Teresina de Goiás. São certificados pela fundação Palmares e referência em extrativismo sustentável dos frutos do cerrado.


(Gabarito Preliminar Polícia Científica de GO)
No que se refere à formação econômica do estado de Goiás, assinale a alternativa correta.


A) Na segunda fase da formação econômica do estado de Goiás, após o fim da produção aurífera, estabeleceu-se uma economia baseada em extensas propriedades agrícolas privadas.

B) A industrialização de Goiás teve início com a instalação da primeira hidrelétrica desse estado em 1914.

C) Durante as primeiras décadas de século 20, o sistema produtivo de Goiás era muito diversificado.

D) Um dos fatores que contribuíram para o sucesso da empresa mineradora, na primeira fase da economia do território goiano, foi o trabalho compulsório dos escravos indígenas e africanos.

E) Um novo ciclo de progresso da economia goiana foi possível somente após a inauguração de Brasília, em 1960.

Gabarito preliminar: [D]
Comentários:


A escravidão africana e indígena foi usada na mineração. Muitos negros eram escravizados de ganho, um tipo urbano, que conseguiam comprar sua alforria através da prestação de serviços e comércio para seu dono. Os indígenas foram escravizados também pelas bandeiras de preação e apresamento, apesar de serem defendidos pelos padres jesuitas.

Erros e inconsistências.

[A] Extensas fazendas pecuaristas seria mais objetivo e certeiro.

[B] Foi a EF Goiás é de 1911, e ligava Ipameri até cidade de Araguari, no Triangulo Mineiro. Depois a Usina do Braço foi feita logo em seguida.

[C] Era pouco diversificado e pautado na pecuária bovina extensiva, e era distante dos grandes centros e pouco conectada a eles.

[E] Desde a Marcha para o Oeste, promovida por Vargas, nos anos 30 e 40, há ciclos constantes de progresso, simbolizados por exemplo, pela transferência da capital e a inauguração de Goiânia, pelo governador Pedro Ludovico.

Confira a correção em vídeo:

É isso aí, pessoal! Bons estudos e foco no sucesso!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.