Fala galera que está indignada com a prova de Filosofia do Direito desse XXIX Exame. Realmente, a banca pegou pesado. Tão pesado que acho que fizeram uma pequena confusão na questão 9 (tomo como base a prova Branca).
Olha só o que diz a questão:
“Mas a justiça não é a perfeição dos homens?”
Platão, A República.
O conceito de justiça é o mais importante da Filosofia do Direito. Há uma antiga concepção segundo a qual justiça é dar a cada um o que lhe é devido. No entanto, Platão, em seu livro A República, faz uma crítica a tal concepção.
Assinale a opção que, conforme o livro citado, melhor explica a razão pela qual Platão realiza essa crítica.
a) Platão defende que que justiça é apenas uma maneira de proteger o que é mais conveniente para o mais forte.
b) A justiça não deve ser considerada algo que seja entendido como virtude e sabedoria, mas uma decorrência da obediência à lei.
c) Essa ideia implicaria fazer bem ao amigo e mal ao inimigo, mas fazer o mal não produz perfeição, e a justiça é uma virtude que produz a perfeição humana.
d) Esse é um conceito decorrente exclusivamente da ideia de troca entre particulares, e, para Platão, o conceito de justiça diz respeito à convivência na cidade.
Comentários:
A frase pré-enunciado (“Mas a justiça não é a perfeição dos homens?”) é uma ótima dica de qual assertiva a banca espera como resposta, pois assenta que justiça é uma virtude e, mais, a própria perfeição. Assim, podemos excluir desde logo as alternativas A e B. Restam C e D.
O gabarito veio como C.
Só que a alternativa C traz a crítica de SÓCRATES ao conceito, NÃO de PLATÃO.
Sócrates não escreveu uma única linha em sua vida toda. O que sabemos dele, na maior parte, é justamente pelas obras de Platão. Em A República, Platão transcreve o debate entre Sócrates e Polemarco. É Sócrates quem faz considerações sobre “fazer bem ao amigo e mal ao inimigo, mas fazer o mal não produz perfeição, e a justiça é uma virtude que produz a perfeição humana”.
Platão sempre defendeu, ao menos em alguns casos, a vendeta (responder o mal com o mal), tanto que defende a pena de morte e o degredo: “a melhor depuração é dolorosa, como todos os medicamentos efetivamente eficazes [são amargos]: é aquela que arrasta as punições por meio da justiça associada à vingança, esta coroando com o exílio ou a morte; essa depuração, via de regra, afasta os maiores criminosos que são irrecuperáveis e causadores de sérios danos ao Estado” (As Leis).
Aliás, ainda que esta noção não esteja expressa em A República, para Platão “o conceito de justiça diz respeito à convivência na cidade” na polis.
Então, a questão 9, no meu entender, merece ser anulada, uma vez que a alternativa C exprime o pensamento de SÓCRATES, e não necessariamente de PLATÃO – mais bem descrito, inclusive, pela alternativa D.
A Fundação Carlos Chagas (FCC) deve organizar o novo concurso Tribunal Regional do Trabalho da…
O próximo concurso TRT 15 (Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região), que abrange a…
Um novo concurso Bombeiro BA (Corpo de Bombeiros do estado da Bahia) foi autorizado com…
Um novo concurso PM BA (Polícia Militar do Estado da Bahia) foi autorizado com oferta…
Novos concursos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros da Bahia (PM e CBM…
Estamos em ano de eleições municipais, o que contribui ainda mais para a publicação de…
Ver comentários
Com todo o respeito, discordo dos seus comentários professor. A alternativa b esta completamente errada, pois diz: "Esse é um conceito decorrente exclusivamente da ideia de troca entre particulares, e, para Platão, o conceito de justiça diz respeito à convivência na cidade". Serio? EXCLUSIVAMENTE???
Nao faz o menor sentido para Platão dizer que: O CONCEITO DE JUSTIÇA DECORRE EXCLUSIVAMENTE À CONVIVÊNCIA NA CIDADE.
O conceito de JUSTIÇA. Esse, aliás, é o CONCEITO DE JUSTIÇA do sofista, inimigo de Platão, argumentos da resposta (C) é para desconstruir o sofista!