Gabarito Informática TJMG comentado: RECURSO NELES!
Olá amigos!
Venho aqui comentar as questões de Informática da prova do TJMG aplicada pela banca CONSULPLAN.
26. Considere as seguintes afirmativas sobre teclas de atalho no sistema operacional Microsoft Windows 7 (Configuração Padrão – Idioma Português do Brasil).
I. A tecla do logotipo do Windows + B pode ser utilizada para bloquear o computador ou trocar de usuário.
II. A tecla do logotipo do Windows + A pode ser utilizada para exibir a área de trabalho.
III. As teclas Ctrl + Shift + Esc pode ser utilizada para abrir o gerenciador de tarefas.
Está (ão) correto(s) o que se afirma somente em:
(A) I.
(B) II.
(C) III.
(D) II e III.
Comentários: Para bloquear o computador, o comando é Windows + L (Lock); para exibir a área de trabalho, Windows + D (Desktop); para o Gerenciador de Tarefas, além de CTRL + ALT + DEL que chama a tela que permite acionar o Gerenciador (citado na questão seguinte, maldosamente), temos CTRL + SHIFT + ESC que chama esse menu diretamente.
27. No Sistema Operacional Microsoft Windows 7 (Configuração Padrão) – Idioma Português Brasil, o gerenciador de tarefas é um recurso amplamente utilizado para iniciar ou encerrar processos e monitorar de forma dinâmica o desempenho do computador. Uma das formas de acionar esse recurso é através da teclas de atalho Ctrl + Alt + Delete seguido da seleção da opção “Iniciar Gerenciador de Tarefas”.
São Guias disponíveis na tela que representa o Gerenciador de Tarefas, exceto:
(A) Aplicativos.
(B) Serviços.
(C) Rede.
(D) Monitoramento.
Comentários: Questão difícil, no meu entender, pois o aluno estudou Windows 7 e 10, e em ambas as versões, as guias possuem nomes sutilmente diferentes. De qualquer forma, Monitoramento não existe em nenhuma das versões.
28. Para a questão abaixo, considere que o navegador é o Mozilla Firefox na versão 50.0 configurado com o idioma Português Brasil.
Os Plugins são partes do software que desempenham tarefas que o navegador não foi projetado para executar. Um exemplo disso é o plugin do Adobe Flash Player que é utilizado para a visualização de vídeos e animações no Browser.
O navegador permite o gerenciamento dos plugins instalados através das suas configurações. Nesse contexto considere a seguinte situação hipotética.
“Um usuário possui o plugin do Adobe Flash Player instalado no seu Browser, porém em um determinado dia ele necessitou desativar o plugin em questão”. Pode-se afirmar que o procedimento correto para realizar essa ação é clicar no menu (três traços horizontais) e selecionar
(A) Extensões. A aba gerenciador de extensões será aberta. No gerenciador de extensões, deve-se selecionar o painel Plugins, selecionar na lista o Adobe Flash Player e em seguida clicar em Nunca Ativar.
(B) Extensões. A aba gerenciador de complementos será aberta. No gerenciador de complementos, deve-se selecionar o painel Extensões, selecionar na lista o Adobe Flash Player e em seguida clicar Desativar.
(C) Plugins. A aba gerenciador de complementos será aberta. No gerenciador de complementos, deve-se selecionar o painel Extensões, selecionar na lista o Adobe Flash Player e em seguida clicar Interromper.
(D) Plugins. A aba gerenciador de extensões será aberta. No gerenciador de extensões, deve-se selecionar o painel Opções, selecionar na lista o Adobe Flash Player e em seguida clicar Desativar Plugin.
Comentários: Questão difícil, pois exige dos candidatos DECORAR o nome de um botão que é pouco utilizado pelo usuário comum, que é o Extensões.
Ao clicar no extensões, abre-se o Gerenciador de Extensões.
Lá, então, seleciona-se a opção Nunca Ativar.
29. Para a questão abaixo, considere que o navegador é o Mozilla Firefox na versão 50.0 configurado com o idioma Português Brasil. A configuração “bloqueio de conteúdo” foi desativada manualmente.
Quando um site é digitado na barra de endereços do browser, pode ser observado o “botão de identidade do site” localizado à esquerda do endereço, representado pelo símbolo de um cadeado. A funcionalidade desse botão é indicar ao usuário de forma rápida se a conexão com o site visualizado é criptografada e segura.
Considere as seguintes afirmativas sobre os estados do botão de identidade do site.
I. O cadeado na cor azul, indica que o usuário está realmente conectado ao website cujo endereço é exibido na barra de endereço; a conexão não foi interceptada.
II. O cadeado cinza com triângulo de alerta amarelo, indica que a conexão entre o Firefox e o site é parcialmente criptografada e não impede a espionagem.
III. O cadeado preto com um traço vermelho, indica que a conexão entre o Firefox e o site é apenas parcialmente criptografada e não previne contra espionagem ou ataque man-in-the-middle.
Está (ão) correto(s) o que se afirma somente em:
(A) I.
(B) II.
(C) III.
(D) I e II.
Comentários:Outra questão muito difícil, pois não se ateve ao FUNDAMENTO navegação segura, mas sim queria saber se o usuário sabia de cor quais as cores dos cadeados no navegador Firefox, bem como o que significava cada um deles. Que absurdo!
A explicação a seguir vem diretamente da ajuda do Firefox em: https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/como-saber-se-minha-conexao-e-segura
Cadeado verde (azul não existe)
Um cadeado verde (com ou sem um nome de organização) indica que:
- Você está realmente conectado ao website cujo endereço é exibido na barra de endereço; a conexão não foi interceptada.
- A conexão entre o Firefox e o site é criptografada para evitar espionagem.
Cadeado cinza com um triângulo de alerta amarelo
Um cadeado cinza com um triângulo de alerta amarelo indica que a conexão entre o Firefox e o site é parcialmente criptografada e não impede a espionagem. Isso também aparece em sites com certificados auto-assinados ou certificados que não são emitidos por uma autoridade confiável.
Cadeado cinza (e não preto – pegadinha da banca!) com um traço vermelho
Um cadeado com um traço vermelho indica que a conexão entre o Firefox e o site é apenas parcialmente criptografada e não previne contra espionagem ou ataque man-in-the-middle.
A banca foi bem maldosa nesta questão, e deve ter deixado você bem indeciso na hora de marcar uma alternativa…
30. Códigos maliciosos (malwares) são programas especificamente desenvolvidos para executar ações danosas e atividades maliciosas em um computador.
O programa que permite o retorno de um invasor a um computador comprometido, por meio da inclusão de serviços criados ou modificados para este fim é conhecido como:
(A) Backdoor.
(B) Spyware.
(C) Worm.
(D) Rootkit.
Comentários: Opa, aqui um item fácil! O Backdoor é o programa que mantém um canal aberto para que o invasor possa voltar à máquina infectada no futuro.
31. O e-CPF é uma versão digital do documento CPF, que permite a realização de operações com validade jurídica na internet, identificando com segurança as pessoas físicas. São características que a utilização do e-CPF garantem, exceto:
(A) Confiabilidade.
(B) Privacidade.
(C) Compatibilidade.
(D) Inviolabilidade.
Comentários: O e-CPF é a versão eletrônica do CPF, que garante a autenticidade e a integridade nas transações eletrônicas de pessoas físicas.
Além de identificar com segurança pessoas físicas, o e-CPF garante confiabilidade, privacidade, integridade e inviolabilidade em mensagens e em diversos tipos de transações realizadas via Internet. Além disso, o certificado digital tem validade jurídica para ser utilizado como assinatura de próprio punho, comprovando que seu proprietário concorda com o documento assinado.
Compatibilidade não é um conceito de segurança da informação, e, por eliminação, poderia ser marcado.
32. Considere a seguinte especificação técnica de um monitor de vídeo:
“É um dispositivo baseado em um princípio similar ao plasma. Ele utiliza diodos orgânicos de carbono no lugar de células de plasma. Além da iluminação, eles se encarregam de gerar as imagens, dispensando o cristal líquido resultando em uma imagem melhor produzida mais rapidamente.”
Pode-se afirmar de acordo com a especificação que o monitor utiliza a tecnologia:
(A) CRT.
(B) LCD.
(C) PLASMA.
(D) OLED.
Comentários: Questão de informática ou atualidades? Os monitores de OLED (assim como os televisores) ainda são muito caros, e por isso muito pouco comercializados. Se não me engano, MONITOR de OLED nem chegou ao Brasil ainda, pois somente a DELL começou a vender nos Estados Unidos. Já os televisores, esses sim já podem ser comprados aqui, mas a preços bem salgados.
Enfim, por eliminação, vemos que PLASMA não pode ser marcado, já que é usado como comparação no próprio enunciado; CRT ( raios catódicos, aqueles monitores de tubo antigos) e LCD (display de cristal líquido) também são descartados (afinal, o monitor citado NÃO USA CRISTAL LÍQUIDO), conforme o próprio enunciado.
Logo, a tecnologia moderna apresentada realmente é o OLED, ou Organic Light-Emitting Diode (Diodo Orgânico Emissor de Luz).
33. Segurança da informação é o mecanismo de proteção de um conjunto de informações com o objetivo de preservar o valor que elas possuem para uma pessoa ou organização. Está correto o que se afirma sobre princípios básicos de segurança da informação, EXCETO:
(A) Disponibilidade garante que a informação esteja sempre disponível.
(B) Integridade garante a exatidão da informação.
(C) Confidencialidade garante que a informação seja acessada somente por pessoas autorizadas.
(D) Não repúdio garante a informação é autêntica e que a pessoa recebeu a informação.
Comentários: Confidencialidade, Integridade e Disponibilidade foram corretamente descritas nas alternativas. Não repúdio, ou irretratabilidade, é a impossiblidade do emissor da mensagem negar sua autoria, o que conflita com o que a alternativa d) apresentou,
34. Considere a seguinte situação hipotética:
“Em um determinado setor do TJMG trabalham quatro servidores: Renata, Fabiana, Augusto e Marcelo. Fabiana é a coordenadora desse setor e necessita enviar um email abordando um problema que já foi denunciado pelo servidor Renato.”
Considerando o problema exposto, uma forma da coordenadora enviar o email para todos os três servidores, sem que eles tenham conhecimento que Renato também recebeu a mensagem, é adicionar apenas o endereço de e-mail dele no campo:
(A) Cc
(B) Co
(C) Cco
(D) Coc
Comentários: Questão fácil! Cco, ou cópia oculta, é o campo que utilizamos quando queremos esconder um destinatário dos demais.
35. Considere que a versão da ferramenta utilizada é o Libre Office Writer 5.1 (Configuração Padrão – idioma Português Brasil).
Na caixa de diálogo de impressão, o procedimento para imprimir as páginas 1, 5, 6 e 9 de um documento é informar na caixa “Páginas” o valor:
(A) 1;5-6;9.
(B) 1;9-6.
(C) 1..6-9.
(D) 1-5;6;9.
Comentários: O LibreOffice Writer aceita tanto o ponto e vírgula quanto a vírgula para separar páginas avulsas, e usa o traço para páginas consecutivas.
Por eliminação, a única alternativa que atende ao que se pede é a alternativa a).
36. Considere que a versão da ferramenta utilizada é o Libre Office Writer 5.1 (Configuração Padrão – idioma Português Brasil).
Normalmente é uma ação padrão do editor de textos mover as palavras que não se ajustam em uma linha para a linha subsequente. Essa característica pode ser alterada ativando o recurso de hifenização automática que insere os hifens onde for necessário nos parágrafos. Para ativar esse recurso é necessário clicar com o botão direito do mouse em um parágrafo e:
(A) escolher Parágrafo, clicar na guia Fluxo de texto e na área Hifenização, selecionar a caixa Automaticamente. Para finalizar o procedimento deve-se clicar no botão OK.
(B) escolher Parágrafo, clicar na guia Opções e na área Controle de Hifenização, selecionar a caixa Automaticamente. Para finalizar o procedimento deve-se clicar no botão OK.
(C) escolher Formatação, guia Parágrafo e na área Opções, selecionar a caixa Hifenização Automática. Para finalizar o procedimento deve-se clicar no botão OK.
(D) escolher Formatação, clicar na guia Ferramentas e na área Parágrafo, selecionar a caixa Hifenização Direta. Para finalizar o procedimento deve-se clicar no botão OK.
Comentários: No LibreOffice 5.2.6, que é o que eu possuo, o caminho “escolher Parágrafo” (que é a mesma coisa que clicar em Parágrafo no item de Menu Formatar), conduz à janela abaixo, no qual a aba Fluxo do Texto nos permite escolher a Hifenização Automática.
Perceba que a caixa “Automática” não é a mesma coisa que “Automaticamente”, que é o que a afirmativa que eu acredito que seja o gabarito sugere. Atualização: recebi prints da versão 5.1.4.2 do Writer e, nela, a caixa possui o nome “Automática”. Isso deixaria a questão sem nenhuma alternativa correta, o que ensejaria a sua anulação. Façam recursos!
37. Considere que a versão da ferramenta utilizada é o Libre Office Writer 5.1 (Configuração Padrão – Idioma Português Brasil).
Analise a seguinte situação hipotética:
“Um servidor do TJMG possui um arquivo CSV separado pelo caracter ; e necessita realizar a importação dele para dentro de uma planilha produzida com a ferramenta Libre Office Calc.”
Para realizar o procedimento descrito o usuário deve escolher:
(A) Arquivo – Abrir e no campo Fonte de Dados selecionar o formato “Texto CSV”, selecionar o arquivo e clicar em Abrir. Na caixa de diálogo Importação de arquivo deve-se clicar em OK.
(B) Arquivo – Abrir e no campo Tipo de Arquivo selecionar o formato “Texto CSV”, selecionar o arquivo e clicar em Abrir. Na caixa de diálogo Importação de texto deve-se clicar em OK.
(C) Arquivo – Abrir e no campo Fonte de Dados selecionar o formato “Texto CSV”, selecionar o arquivo e clicar em Abrir. Na caixa de diálogo Importação de arquivo deve-se clicar em OK.
(D) Arquivo – Abrir e no campo Fonte de Dados selecionar o formato “Texto CSV”, selecionar o arquivo e clicar em Abrir. Na caixa de diálogo Importação de arquivo deve-se clicar em OK.
Comentários: Questão MUITO DIFÍCIL, por exigir prática avançada no uso da ferramenta Calc.
Nota: anteriormente eu havia sugerido que caberia recurso nesta questão. Em meu computador, com a versão 5.2.6 do Calc, testei o procedimento com uma planilha CSV contendo uma única coluna, contendo apenas números, sem título para a coluna. A importação ocorreu no próprio Writer.
Porém, ao colocar um título para o nome da coluna, ou montando planilhas com mais de uma coluna, a importação ocorre diretamente no Calc mesmo. Por isso, me retrato e creio que as possibilidades de recurso ficam muito enfraquecidas para esta questão.
38. Considere as afirmativas sobre funções da categoria matemática na ferramenta Libre Office Calc 5.1 (Configuração Padrão – Idioma Português Brasil):
I. LN retorna o resultado agregado de cálculos de um intervalo.
II. QUOCIENTE retorna a parte inteira de uma divisão.
III. MARRED retorna número arredondado para cima até a quantidade de casas decimais especificada.
Está (ão) correto(s) o que se afirma somente em:
(A) I.
(B) II.
(C) III.
(D) II e III.
Comentários: Questão difícil, pois traz três funções do Calc que provavelmente nunca foram cobradas em concurso anteriormente. Vejamos:
LN calcula o logaritmo natural de um número. =LN(2.71828) tem como resultado 1;
QUOCIENTE retorna a parte inteira de uma divisão. Ex: =QUOCIENTE(21;5) retorna 4, pois 4 é o quociente da divisão de 21 por 4, cujo resto é 1;
MARRED retorna o número arredondado para um múltiplo especificado. Ex: =MARRED(27;4) retorna 28, pois 28 é o número mais próximo de 27 que é múltiplo de 4.
39. Analise a seguinte planilha produzida com a ferramenta Libre Office Calc 5.1 (Configuração Padrão – Idioma Português Brasil).
Considere que um usuário digitou a fórmula =XOU(A1=B1;A1>B1;C1>B1) na célula A3 dessa mesma planilha. Pode-se afirmar que o resultado obtido será:
(A) FALSO.
(B) VERDADEIRO.
(C) NÃO.
(D) Será exibido um erro.
Comentários: A banca colocou uma questão tão difícil que se enrolou! A função XOU (oriunda do OU Exclusivo) retorna VERDADEIRO se um número ÍMPAR de argumentos for avaliada como verdadeiro. Como consequência, se um número par de argumentos for verdadeiro, ela retornará FALSO.
Avaliando os argumentos, temos que A1=B1 -> FALSO; A1>B1 -> VERDADEIRO; C1> B1 -> VERDADEIRO.
Portanto, a resposta é FALSO. Confira você mesmo no Calc!
Sem desrespeitar os concurseiros, só vejo as pessoas acertando esta questão na base do chute. Eu chutaria qualquer coisa, e teria 75% de chances de errar.
E temos recurso! A banca ERROU o gabarito e colocou como resposta certa VERDADEIRO. O melhor dos mundos seria a anulação da questão, mas, acredito que apenas corrigirão o gabarito para FALSO.
40. Na ferramenta Libre Office Calc 5.1 (Configuração Padrão – Idioma português Brasil), o recurso que permite realizar a exportação de uma planilha para o formato PDF está disponível no menu:
(A) Arquivo/ Exportar como PDF.
(B) Arquivo/ Exportar/ PDF.
(C) Ferramentas/ Exportar / PDF.
(D) Ferramentas / Exportar arquivo PDF.
Comentários: Pelo menos uma questão fácil ao final. Este é um dos tópicos que mais batemos no Libre Office, pois é muito diferente do Microsoft Office. No LibreOffice, não se escolhe a opção PDF nos tipos de arquivo. Quando se deseja salvar um arquivo como PDF, deve-se acessar a Guia Arquivo e escolher a opção Exportar como PDF…
Análise final: Esta foi uma prova MUITO DIFÍCIL de informática. Nesses casos, sua preocupação não deve ser a de gabaritar, mas sim estar acima da média do universo.
Entendo que as questões 26, 30, 31, 32, 33, 34, 35 e 40 eram “obrigação”, por assim dizer, e que cada questão a mais, além dessas, pode fazer a diferença a seu favor.
Infelizmente, vejo que é uma realidade que, além dos nossos estudos, que o aluno realmente leve a sério quando dizemos que você realmente deve instalar as ferramentas apresentadas, e mexer nelas até “entrar no sangue”.
Fico muito feliz quando nossos alunos dizem que instalaram o Firefox desde a publicação do edital, ou mesmo que passaram a usar o LibreOffice no dia a dia. Estes certamente devem ter mordido alguns pontos a mais em uma prova tão complicada.
E, se não foi dessa vez, não desanime! Essa foi realmente uma prova fora da curva.
Grande abraço.