Artigo

Gabarito Informática MP RN – todos os cargos – com recurso!

Olá amigos! Venho aqui comentar as questões de informática dos cargos de Analista e Técnico do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MP-RN). Não vou mentir, são provas das mais esdrúxulas que já me defrontei em minha carreira de professor. Fugiu até mesmo do padrão da COMPERVE, que, embora não seja uma banca fácil, sabe (ou sabia) cobrar conhecimento com qualidade.

Vejamos:

Cargo 201 – Técnico Do Ministério Público Estadual – Área Administrativa

21. A rede social Linkedin, fundada em 2002, tem como um dos seus principais diferenciais permitir que qualquer pessoa estabeleça uma rede de contatos profissionais. Entre uma das principais funcionalidades, está a possibilidade de submissão de currículos para diversas vagas registradas na plataforma. Um dos requisitos para submissão de arquivos é que o currículo seja, exclusivamente, em formato

A) Word e tenha menos de 10 MB.

B) PDF ou Word e tenha menos de 10MB.

C) PDF e tenha menos de 5MB.

D) Word ou PDF e tenha menos de 5 MB.

Comentários: Logo na primeira questão temos a primeira ironia: uma pergunta avançada, para concurso público, em uma rede social cujo principal cliente é o mercado privado. A funcionalidade de submissão de arquivos no LinkedIn é para procurar emprego! Qual a finalidade de cobrar isso para quem está fazendo concurso, ora bolas?

No site do LinkedIn podemos saber um pouco mais sobre a submissão de currículos:

Se estiver se candidatando a uma vaga pelo LinkedIn, e não pelo site da empresa, você poderá anexar seu currículo à candidatura, além de candidatar-se com seu perfil do LinkedIn.

Requisitos para currículos:

  • O tamanho do arquivo deve conter menos de 5 MB.
  • O formato de arquivo deve ser somente Microsoft Word ou PDF.
  • No dispositivo móvel, é possível anexar um currículo ao se candidatar a vagas. Contudo, muitas vagas apoio a aplicativos ao seu perfil do LinkedIn. Você também pode salvar vagas e concluir o processo de candidatura em seu computador, se desejar importar um currículo com a sua candidatura.

Enfim, pergunta muito difícil e desnecessária, no meu entender.

22. Ao utilizar computadores públicos ou que sejam acessados por diversas pessoas, é fundamental manter a privacidade da navegação, evitando que o navegador salve o histórico ou o que foi baixado pelo usuário por meio da ativação da navegação anônima. Para ativar esse tipo de navegação no Google Chrome, versão 27 e posteriores, deve-se utilizar o atalho:

A) Shift + N

B) Shift + P

C) Ctrl + Shift + N

D) Ctrl + Shift + A

Comentários: Aqui tivemos uma questão fácil. Ao estudar navegadores é FUNDAMENTAL conhecer as teclas de atalho para a navegação anônima do Chrome. As páginas que são visitadas não aparecem no histórico de navegação e de pesquisa, nem armazenam arquivos “cookies”. Sorte que a questão sequer tentou confundir com o comando de atalho do Internet Explorer e Firefox, que é  Ctrl + Shift + P.

23. Pragas virtuais têm se tornando uma grande ameaça à sociedade conectada de hoje. Existem pragas que podem roubar senhas dos usuários e até inutilizar o próprio equipamento, seja um computador, um tablet ou um telefone celular. Um tipo de praga/ataque é caracterizado pela tentativa de enganar os usuários por intermédio de mensagens falsas ou de websites que imitam sites acessados por eles, objetivando capturar senhas e outras informações. Essa praga é denominada

A) worms.

B) rootkit.

C) phishing.

D) trojan.

Comentários: Outra boa questão! Phishing é um ataque “clássico” e que deve ser muito bem conhecido por nossos alunos, além do enunciado que foi bem didático em descrever o ataque.

24. Na instalação padrão do software de correio eletrônico Microsoft Outlook 2016, instalado no Windows 10 Professional, ambos com idioma PT-BR, a pasta p, que contém os arquivos de dados do Outlook, fica localizada no diretório:

A) unidade:\Windows\\AppData\Local\Microsoft\Outlook

B) unidade:\Windows\\Microsoft\Outlook

C) unidade:\Usuários\\Office\Microsoft\Outlook

D) unidade:\Usuários\\AppData\Local\Microsoft\Outlook

Comentários: Aqui voltamos para uma questão bizarra. Saber de cor a pasta na qual o outlook 2016 armazena dados? Tá de brincadeira! Ainda mais quando a pasta é oculta!

Vamos forçar a barra e tentar anular essa questão? Essa prova possui mínimo de 60% por questão e toda questão “anulável” deve ser trabalhada….

Repare que após Usuários temos duas barras (\\), e não apenas uma (\), como é o caminho natural de uma pasta. Isto acontece porque entre essas duas barras deveria vir o <nome do usuário>, que dá nome à pasta do usuário. Da mesma forma que a banca, nas alternativas, utilizou “unidade” para se referir genericamente a um drive de disco (C: , D:), entendo que ela deveria ter feito uma referência genérica ao nome do usuário, ao invés de simplesmente usar duas barras (\\). A utilização das duas barras confunde o candidato, impedindo-o objetivamente de encontrar uma alternativa correta.

Usem esta argumentação e elaborem seus recursos, individualmente.

25. Utilizando o Word 2016, para o Windows 10, ambos na versão PT-BR, com o objetivo de aplicar uma formatação específica de fonte na palavra contemporânea, na linha 2, pode-se clicar

A) três vezes com o botão esquerdo do mouse e, depois, pressionar as teclas Ctrl + F.

B) duas vezes com o botão esquerdo do mouse e, depois, pressionar as teclas Ctrl + D.

C) duas vezes com o botão direito do mouse e, depois, pressionar as teclas Ctrl + F.

D) uma vez com o botão direito do mouse e, depois, pressionar as teclas Ctrl + D.

Comentários: CTRL + D é comando de atalho que abre o Menu Fonte, o que possibilita uma configuração de Fonte um pouco mais avançada do que os recursos que aparecem somente na Guia Página Inicial. Para selecionar uma palavra no Microsoft Word, dois cliques sobre a palavra são suficientes, com o botão esquerdo do mouse.

26. Considere o período a seguir:

“Na perspectiva contemporânea, tais normas são compreendidas como o ápice da pirâmide normativa de uma ordem jurídica, consideradas leis supremas de um Estado soberano e têm por função regulamentar e delimitar o poder estatal, além de garantir os direitos considerados fundamentais.”

Utilizando o Libreoffice Writer, versão 5, para o Ubuntu 14.4, com o idioma PT-BR, a fim de formatar esse período em negrito, pode-se clicar

A) duas vezes com o botão esquerdo em qualquer parte da frase e pressionar as teclas Ctrl+B.

B) três vezes com o botão direito em qualquer parte da frase e pressionar as teclas Ctrl+N.

C) três vezes com o botão esquerdo em qualquer parte da frase e pressionar as teclas Ctrl+B.

D) duas vezes com o botão direito em qualquer parte da frase e pressionar as teclas Ctrl+N.

Comentários: Três cliques são suficientes para selecionar uma frase no LibreOffice Writer, enquanto quatro cliques seriam necessários para selecionar um parágrafo inteiro (o que não é o caso. Estamos falando de período = frase). Para gabaritar, basta lembrar que, no LibreOffice, as teclas de atalho estão em “inglês”, mesmo na versão em português. Logo, negrito é CTRL + B (de bold).

27. O mecanismo de busca do Google permite procurar, rapidamente, por páginas na Internet. Assim, considerando o crescimento exponencial de informações nessa rede, consegue-se reduzir, drasticamente, o tempo de busca bem como melhorar o resultado das pesquisas. Suponha que você necessite buscar documentos do tipo PDF contendo a expressão “Ministério Público”, exceto os que contenham, em seu conteúdo, a palavra “crime”. Para isso, o critério de busca que você pode utilizar é:

A) Ministério+Público pdf crime

B) “Ministério Público” filetype:pdf ex:crime

C) “Ministério Público” filetype:pdf -crime

D) Ministério+Público file:pdf “crime”

Comentários: Questão clássica de busca no Google! busca de termo exato é com “aspas”; tipo de arquivo PDF é filetype: ; para retirar uma palavra dos resultados, utiliza-se o traço – .

28. Objetivando-se enviar informações por meio de uma rede de computadores, é necessário organizar esse processo de comunicação por meio de protocolos. Esses protocolos estabelecem regras para diversos tipos de aplicações e envio de mensagens. Para que seja possível usar navegadores na internet e enviar e-mails, são utilizados, respectivamente, os protocolos

A) HTTP e FTP.

B) HTTP e SMTP.

C) NTP e IRC.

D) NTP e SSH.

Comentários: Pelo menos outra questão tranquila. HTTP é o protocolo básico de utilização de navegadores Web, assim como SMTP é protocolo de envio de email, apenas.

29. Usuários de sistemas operacionais baseados em Linux fazem uso dos diversos programas disponibilizados com a distribuição utilizada. O aplicativo Terminal permite abrir um prompt de comando a fim de que sejam digitados comandos para operação do sistema. Com o intuito de criar um arquivo do tipo archive contendo todos os arquivos do tipo txt em um determinado diretório, no Ubuntu 16.04 LTS, utiliza-se o comando:

A) bkp -f backup .txt

B) tar -cvf backup.tar *.txt

C) cpio -o *.txt > backup.io

D) dd if=*.txt of=backup.dd

Comentários: Questões de comandos Linux são sempre muito difíceis, pois não existe método para memorização de tais comandos, se você não os utiliza em seu dia a dia. É muito diferente de, por exemplo, tentar decorar os itens do Painel de Controle do Windows, se você consegue diariamente mexer no Painel de Controle. De todos os comandos citados, apenas TAR pode fazer o que a questão pede. CPIO é o comando que extrai arquivos de um pacote, DD cria um duplicata de um arquivo, BKP não é comando.

30. O aplicativo Impress do suíte de escritório LibreOffice 5 permite exportar apresentações em formato HTML que podem ser integradas em páginas Web. Ao exportar uma apresentação, o usuário cria uma folha de estilo CSS e deve escolher a publicação do tipo

A) ScreenCast.

C) WebCast PHP.

B) Manual.

D) Automática.

Comentários: Outra questão dificílima, desta vez na ferramenta Impress, ferramenta pouquíssimo cobrada em concursos. Quem exporta apresentações em HTML, pelo amor de Deus?

A tela abaixo é uma tela que provavelmente nenhum de vocês (inclusive o professor que vos fala) conhece. Por eliminação, a única alternativa a ser marcada é o gabarito da banca, pois os demais modos apresentados não existem para seleção.

31. Considerando que, na célula G15, tem-se a fórmula =SOMASE(G6:G14;G8;F6:F14)/CONT.SE(G6:G14;G10), o resultado a ser exibido, quando essa fórmula for processada, é

A) 6,34.

B) 5,74.

C) 7,65.

D) 5,53.

Comentários: A prova não alivia! Mas pelo menos essa alternativa traz funções que nós estudamos!

A função SOMASE irá somar apenas os elementos de F6 a F14 cujos elementos correspondentes de G6 a G14 forem iguais a G8, ou seja, “Reprovado“. No caso, soma todo mundo, menos F7 e F9. 5,88+5,83+4,78+6,25+5,65+6,55+5,25 (gente, que confa difícil de se fazer durante uma prova de concurso, sob pressão e sem calculadora, pra quê isso?) – 40,19.

Por seu turno, a função CONT.SE irá contar a quantidade de células entre G6 a G14 que possuem o mesmo conteúdo de G10, ou seja, “Reprovado“. 7 alunos.

Por fim, a operação completa é calcular a média dos reprovados, afinal, temos a soma das notas deles dividido pela quantidade. 40,19/7, que dá aproximadamente 5,74.

32. Para aplicar o estilo apresentado nas células de F6:F14, é utilizado o recurso de Formatação Condicional do tipo

A) Barra de Dados.

B) Escala de Cor.

C) Regra de Realce.

D) Conjunto de Ícones.

Comentários: Que que é isso! O candidato agora precisa saber de cor qual recurso de formatação condicional gera qual efeito!

Realmente, Barra de Dados é o único tipo de formatação condicional que consegue mostrar uma “barra” dentro da célula.

33. Considere a seguinte imagem do aplicativo Windows Explorer, do Windows 10 PT-BR.

Utilizando-se o botão esquerdo do mouse para Mapear uma Unidade de Rede no aplicativo ilustrado na imagem, pode-se seguir os passos:

A) Clicar no Ícone Este Computador -> Clicar no Menu Arquivo -> Clicar em Adicionar Unidade de Rede

B) Clicar no Ícone de Rede -> Clicar no Menu Rede -> Clicar em Mapear Unidade de Rede

C) Clicar no Ícone Rede -> Clicar no Menu Início -> Clicar em Adicionar Unidade de Rede

D) Clicar no Ícone Este Computador -> Clicar no Menu Computador -> Clicar em Mapear Unidade de Rede

Comentários: Aqui vamos nós tentar anular mais uma questão!

Ao clicar no ícone este computador, não existe necessidade em clicar no Menu Computador, pois este menu já está aberto para o usuário. Dessa forma, não existe alternativa que mostre, objetivamente, o caminho a ser seguido corretamente pelo usuário para alcançar a tarefa pretentida.

Recorram, individualmente, conta a banca nesta questão.

Análise final: Não sei pelas outras matérias, mas, infelizmente, informática será a matéria que irá REPROVAR a maioria dos candidatos. Fazer 60% de acerto nesta prova é MUITO DIFÍCIL, e será necessário contar DEMAIS com a sorte.

Entendo que, as pessoas que estudaram em ALTO NÍVEL para esta prova, DEVERIAM TER ACERTADO AS QUESTÕES: 22, 23, 25, 26, 27, 28, 31. E estou falando de quem estudou em ALTO NÍVEL! não seria suficiente para a aprovação mínima de 60%, pois ainda falta uma questão! O mínimo são 8.

Questões 21, 24, 29 e 30 são questões perdidas. Apenas raríssimas exceções acertarão por conhecimento, o restante será puro chute.

Questões 32 e 33, eu acho que, utilizando o bom senso, seria possível chutar “direcionado”, para barra de dados e para o caminho de redes correto. Talvez.

Portanto, RECORRAM! Tenho consciência que os recursos que criei seriam difíceis de serem acatados em circunstâncias normais, mas o elevadíssimo nível de reprovações pode fazer a banca flexibilizar seu entendimento sobre os pontos levantados.

E se realmente não der dessa vez, saiba que você bateu de frente com uma ABERRAÇÃO. Provas de informática não são assim, e nem podem desmotivar o seu estudo!

Cargo 101 – Analista Do Ministério Público Estadual – Área Contabilidade

11. O Windows 10 foi concebido com o objetivo de ampliar a capacidade do sistema operacional para suportar problemas de segurança, desde os mais conhecidos aos que surgem no dia-adia. Nesse sentido, o controle de acesso, no Windows 10, é constituído por 3 componentes:

A) Autenticação, Autorização e Não-Repúdio

B) Identidade, Não-Repúdio e Acesso

C) Autenticação, Identificação e Autorização

D) Identidade, Acesso e Identificação

Comentários: Aqui o examinador resolveu copiar a ajuda do Windows.

A Microsoft afirma que “Tradicionalmente, o controle de acesso é um processo que tem três componentes:

  • Identificação – quando um usuário declara uma identidade exclusiva para o sistema de computador a fim de obter acesso a um recurso, como um arquivo ou uma impressora. Em algumas definições, o usuário é chamado de assunto e o recurso é o objeto.
  • Autenticação – o processo de provar a identidade declarada e a verificação de que o assunto é realmente o assunto.
  • Autorização – realizada pelo sistema para comparar os direitos de acesso autenticados do assunto com as permissões do objeto e permitir ou negar o acesso solicitado.”

Questão dificílima, uma vez que os conceitos espalhados nas múltiplas alternativas são conceitos conhecidos em segurança da informação. Questão perdida, que só foi acertada por quem chutou certo.

12. A Topologia lógica de uma rede de computadores determina como os sinais agem dentro da rede em referência ao fluxo de dados que passam através dessa rede. Nesse contexto,

A) a topologia de rede Estrela utiliza um concentrador como ponto central da rede para permitir a transmissão dos dados.

B) na topologia de rede Anel, os dispositivos são conectados em paralelo, o que garante o funcionamento da rede em caso de falha de um deles.

C) na topologia de rede Ponto a Ponto, cada dispositivo tem um único papel no processo de comunicação, atuando, de forma exclusiva, como cliente ou servidor.

D) a topologia de rede Árvore consiste em múltiplos concentradores ligados em série sem a existência de sub-redes.

Comentários: Esta questão nossos alunos deram risada, acertaram e seguiram em frente. A topologia estrela é provavelmente a mais famosa e utilizada no dia a dia. É a topologia que temos em nossas casas, com nosso roteador doméstico.

13. Distribuições Linux, tais como a Ubuntu, possuem um gerenciador de boot que permite escolher qual partição o computador deve inicializar. Dessa forma, podemos ter dois ou mais sistemas operacionais instalados em um mesmo computador. Um dos programas que permite gerenciar o boot é o

A) fdsk.

B) mnt.

C) grub.

D) ReiserFS.

Comentários: Por que esta questão não caiu para técnico, ao invés de analista? Nossos alunos sabem que o GRUB e o LILO são os gerenciadores de BOOT dos sistemas operacionais nas máquinas que possuem alguma distribuição Linux instalada.

14. Considerando-se que, na célula B8, foi digitada a fórmula =SOMASES(D2:D7;A2:A7;”2016*”;C2:C7;C5), o valor a ser gerado é

A) 123.

B) 65.

C) 97.

D) 288.

Comentários: A função SOMASES somará, dentro do intervalo D2 a D7, somente as células que passem por TODOS os critérios a seguir: A2 a A7 precisam começar com 2016, e C2 a C7 precisam ter o mesmo conteúdo que C5 contém.

Perceba que apenas A5, A6 e A7 atendem ao primeiro critério, mas, na coluna C, apenas C2, C5 e C7 atendem ao segundo critério. Para somar de D2 a D7, podemos pegar apenas as linhas em que AMBOS os critérios foram atendidos, ou seja, as linhas 5 e 7.

Logo, D5 + D7 = 65.

15. No caso da necessidade de formatar os dados da planilha, existe a possibilidade de remover os pontos e traços da célula A2 utilizando-se a fórmula:

A) =SUBSTITUIR(SUBSTITUIR(A2;”.”;””);”-“;””)

B) =SUBSTITUIR(A2;”-.”;””)

C) =SUBSTITUIR(SUBSTITUIR(A2;”-“;””);”-“;””)

D) =SUBSTITUIR(A2;E(“-“;”.”);””)

Comentários: Outra questão dificíl, mesmo para quem conhece a função SUBSTITUIR. O objetivo da alternativa gabarito, é, primeiramente, com o SUBSTITUIR de dentro, “substituir” os pontos (“.”) por nada (“” – duas aspas sem conteúdo dentro). O resultado será 20179880-990.

O segundo SUBSTITUIR, o de fora, pegará então, 20179880-990 e “substituirá” o traço (“-“) por nada (“” – duas aspas sem conteúdo dentro). O resultado será 20179880990.

Só acho que você pode tentar pedir a anulação dessa questão também, pois o enunciado, como redigido, dá a impressão que a remoção dos traços e pontos deve ocorrer DENTRO da célula A2, o que não é possível. Logo, confunde-se o candidato, que, na verdade, deveria escrever a função em uma outra célula vazia, o que não está escrito no enunciado, de modo que não é possível ao candidado entender objetivamente o que se espera dele na questão.

Tentar escrever as funções descritas nas alternativas dentro da célula A2 levaria a um erro de referência (#REF!).

Análise final: Não foi uma prova fácil também para analista, embora, a meu ver, tenha sido mais fácil do que a de técnico. E o critério de aprovação para Analista é mais fácil, pois exige 60% no global, e não apenas em informática. Visivelmente a COMPERVE errou a mão ao elaborar estas provas.

Não desanime! Essa não é a rotina dos concursos públicos em informática. Sua hora vai chegar!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Professor a questão do Linkedin também está errado porque ele pede formato no cosa word não é formato certo?
    Rebeca Sales em 23/05/17 às 19:19
    • Concordo! O formato é DOCX.

      Resta saber se a banca vai aceitar o recurso...

      Coordenação em 23/05/17 às 19:25
  • Olá amigo, bom dia! Y Achei excelente seus comentários e posicionamento quanto as questões apresentadas. No entanto, acho que esse concurso deveria ser anulado, pois diante dos fatos ocorridos durante a realização das provas no tocante as fraudes, compromete a integridade do resultado pois não temos a certeza se mais alguém utilizou pontos de escuta e passou batido pela fiscalização. Abrç
    Marco Figueiroa em 16/05/17 às 09:07
  • Bom dia professor, Não fiz esse concurso, mas todas as provas que vocês passam com o gabarito procuro estudar, pois não tenho muito tempo, só à noite e final de semanas ( o que já estou morta de cansada), mas Deus há de me recompensar. Sim estou escrevendo porque deu-me uma dúvida n a questão 31. Na múltipla escolha saiu como a letra a) 6,34 e nos seus cálculos deu b) 5,74. Quando vi em algum outro lugar acima, já vi 5,74. Pergunto é esse o gabarito não é?. Provinha difícil hein. Grata. Sheila
    sheila Tristão Padua em 11/05/17 às 11:32
  • Agora a questão 31 de informática, é a "A" ou "B". O senhor deu dois resultados.
    Franco Viana em 10/05/17 às 15:13
    • B!

      Coordenação em 10/05/17 às 15:29