Gabarito Informática Câmara de Salvador: comentários às questões FGV
Olá amigos!
Venho aqui corrigir a prova de informática para o cargo de Assistente Legislativo Municipal da Câmara Municipal de Salvador. Como uma boa prova FGV, não foi fácil.
Vejamos:
53 Considere os seguintes aplicativos:
I. Chrome;
II. Firefox;
III. Internet Explorer;
IV. Windows Explorer.
Da lista acima, são destinados à navegação na Internet somente os aplicativos:
(A) I e II;
(B) I, II e III;
(C) I, II e IV;
(D) III e IV;
(E) IV.
Os três primeiros são navegadores Web, enquanto o último é um programa para visualizar arquivos na web.
54 Considere um universo de apenas três páginas na Internet, com os respectivos conteúdos mostrados a seguir.
Página I.
Enquete da Folha com 200 pessoas tenta mapear os nomes que mais se destacaram na história do país; Getúlio Vargas é o mais citado, seguido por Juscelino Kubitschek e Machado de Assis … Na inglesa, consagrou-se Sir Winston Churchill, primeiro-ministro que levou a Inglaterra à vitória na 2ª Guerra.
Página II.
Enquete da Folha com 200 pessoas tenta mapear os nomes que mais se destacaram na história do Brasil; Getúlio Vargas é o mais citado, seguido por Juscelino Kubitschek e Machado de Assis … Na inglesa, consagrou-se Sir Winston Churchill, primeiro-ministro que levou a Inglaterra à vitória na 2ª Guerra.
Página III.
Enquete da Folha com 200 pessoas tenta mapear os nomes que mais se destacaram na história do país; Getúlio Vargas é o mais citado, seguido por Juscelino Kubitschek e Machado de Assis … Na inglesa, consagrou-se Sir Winston Churchill, primeiro-ministro que levou a Inglaterra à vitória na 2ª Guerra contra a Alemanha.
Nesse contexto, uma busca no Google com o texto churchill -alemanha-brasil “Getulio Vargas” retornaria:
(A) somente a página I;
(B) somente a página II;
(C) somente as páginas I e II;
(D) somente as páginas II e III;
(E) as páginas I, II e III.
A referida busca pede para retornar os textos que contenham churchill, NÃO contenham alemanha nem brasil, e contenha “Getulio Vargas”, escrito junto, conforme as aspas.
Como a página II tem Brasil e a página III tem Alemanha, apenas a página I atende ao que se pede.
55 A transferência de um arquivo com 2G bytes, por meio de uma conexão com uma hipotética taxa de transmissão constante, de 540K bit por segundo, seria feita em aproximadamente:
(A) 1 hora;
(B) 3 horas;
(C) 5 horas;
(D) 7 horas;
(E) 9 horas.
Fazendo os cálculos de forma grosseira, 540Kbits equivale a 67,5Kbytes (dividindo por 8).
2Gbytes equivale a 2048MB, que equivale a 2097152 Kbytes. (multiplicando por 1024 duas vezes).
Agora que tudo está em Kbytes, podemos dividir 2079152/67,5 = 31068 SEGUNDOS.
Como uma hora possui 3600 segundos, 31068/3600 = 8,63 horas.
Com as alternativas apresentadas, estamos mais próximos das 9 horas do que de qualquer outro resultado.
56 O termo URL denota um endereço de recurso na Internet e, informalmente, confunde-se com o termo link. Considere os exemplos a seguir.
I. www.globo.com
II. http://192.168.1.1
III. [email protected]
IV. www.registro.br
V. http://x.com
O único exemplo que NÃO corresponde a uma URL válida é:
(A) I;
(B) II;
(C) III;
(D) IV;
(E) V.
Analisando os itens:
I – tão famoso que todos sabemos ser válido;
II – é a colocação direta de um endereço IP, o que também é válido;
III – é o formato padrão de um email, o que não será válido como URL;
IV – também válido, mesmo na ausência de um TLD (top-level domain, como .com, por exemplo);
V – este último endereço também é válido. No brasil, o nome de um domínio precisa de no mínimo 2 caracteres, mas o domínio .com aceita apenas um caractere de tamanho.
57 No MS Word 2010 em português, na configuração padrão, toda vez que se digita ONS, por exemplo, o texto digitado é imediatamente substituído por NOS. Essa característica pode ser ajustada/eliminada:
(A) por meio da seção Opções de AutoCorreção;
(B) por meio do mecanismo de Controle de Alterações;
(C) pela troca do dicionário correntemente utilizado;
(D) pela edição do Dicionário de Sinônimos;
(E) pela mudança do idioma de referência do mecanismo de Ortografia e Gramática.
No Word 2016/2013/2010, na Guia Arquivo > Opções > Revisão de Texto > Opções de AutoCorreção, o usuário pode desativar esse recurso, se julgar necessário.
58 Observe atentamente o trecho de um documento no MS Word 2010 exibido a seguir.
Um elefante incomoda muita gente. Dois elefantes incomodam muito mais. Três elefantes incomodam muita gente. Quatro elefantes incomodam muito mais.
Sobre esse trecho foi aplicado um comando de substituição, e o seu conteúdo foi alterado conforme se observa a seguir.
Um elefante carrega muita gente. Dois elefantes carregam muito mais. Três elefantes carregam muita gente. Quatro elefantes carregam muito mais.
O comando Substituir foi utilizado com as opções normais, ou seja, Diferenciar maiúsculas e minúsculas, Localizar apenas palavras inteiras e Usar caracteres curinga desligadas. Nessas condições, é correto afirmar que os termos digitados nas caixas Localizar e Substituir como, respectivamente, devem ter sido:
(A) incomodam, carregam;
(B) incomoda, CARREGAM;
(C) incomodam, carrega;
(D) incomoda, CARREGA;
(E) INCOMODA, carrega.
Percebe-se que a palavra “incomoda” foi substituída por “carrega”. Logo, as alternativas a), b) e c) podem ser descartadas. Como as opções especiais estão desativadas, não precisamos nos preocupar com a alternativa e). Por outro lado, a alternativa d) seria um problema, pois a substituição por CARREGA colocaria CARREGA em maiúsculas no texto final.
59 João recebeu um arquivo texto, com dados sobre as dezenas de milhares de clientes da sua empresa, e precisa organizar e analisar esses dados. No arquivo, cada linha corresponde a um cliente, todas elas com o mesmo número de colunas separadas por tabulação. Há uma linha de títulos no início do arquivo. Uma das melhorias que João pretende alcançar é padronizar a grafia dos nomes e códigos. Por exemplo, a cidade do Rio de Janeiro aparece como “Rio”, “R. Janeiro”, “Rio de Jan”, “RJ”, e assim por diante. O mesmo ocorre para outras cidades. Para começar, é preciso identificar as diferentes grafias que ocorrem nas colunas a serem padronizadas. Há várias maneiras para fazer isso no MS Excel 2010, mas uma forma bastante simples é:
(A) classificar todas as linhas usando as colunas no critério de classificação;
(B) usar a função CONT.VALORES nas colunas;
(C) usar o recurso de Validação de Dados nas colunas;
(D) na guia Dados, importar o arquivo texto e aplicar filtros nas colunas;
(E) usar a função FIND.DUPS nas colunas.
As diversas formas que a banca apresenta não são muito produtivas, mas a alternativa d) vai possibilitar a filtragem dos resultados com as diversas grafias de Rio de Janeiro, para que depois o usuário escreva a grafia correta por cima de todos eles.
60 Considere a seguinte fórmula, digitada na célula B1 de uma planilha do MS Excel.
=SE(A1>1000;SE(A1> 2000;A1*0,2-150;A1*0,15-50);A1*0,1)
Dado que a célula B1 foi copiada e colada (Ctrl-C e Ctrl-V) nas células B2, B3 e B4, e que os valores das células A1, A2, A3 e A4, respectivamente, são 450, 1.800, 5.000 e 100, os valores das células B1, B2, B3 e B4, respectivamente, são:
(A) 55; 440; 800 e 10;
(B) 100; 220; 1050 e 10;
(C) 55; 100; 950 e 15;
(D) 45; 220; 850 e 10;
(E) 100; 220; 750 e 20.
A função SE fará um procedimento para A1 maior do que 1000 e A1 menor ou igual a 1000. No caso de A1 e A4, sendo menor do que 1000, o procedimento é multiplicar por 0,1 de modo que teremos 45 e 10.
Para A2 e A3, nos casos que é maior do que 1000, o procedimento é verificar se é maior que 2000. A3 é maior que 2000, vai multiplicar por 0,2 – 150, será 850; para A2, o procedimento é multiplicar por 0,15 – 50, o que dará 220.
61 Drivers são importantes elementos para o funcionamento do Windows, e usualmente requerem manutenção ao longo do tempo, devido ao acoplamento de novos equipamentos e/ou novas versões de equipamentos. O gerenciamento da maior parte dos drivers no Windows 7 é feito por meio do recurso:
(A) Central de Sincronização;
(B) Limpeza do disco;
(C) Painel de Controle;
(D) Restauração do Sistema;
(E) Windows Explorer.
O Painel de Controle dá acesso ao Gerenciador de Dispositivos, por meio do qual o usuário consegue acessar os dispositivos de hardware e os seus respectivos drivers.
62 O botão Desligar na tela de início do Windows 7 oferece algumas opções complementares, dentre elas, Bloquear, Fazer logoff, Reiniciar, Suspender, Trocar usuário. Dessas opções, as únicas que preservam o estado da sessão atual, tais como aplicativos abertos e arquivos em edição, de modo que o usuário corrente possa a ela voltar, é:
(A) Bloquear, Suspender;
(B) Bloquear, Suspender, Trocar usuário;
(C) Bloquear, Fazer logoff, Suspender, Trocar usuário;
(D) Suspender, Trocar usuário, Fazer logoff;
(E) Suspender, Trocar usuário.
Fazer logoff é uma opção que encerra a sessão atual do usuário, de modo que ele perde os aplicativos abertos e arquivos em edição. Logo, as alternativas c) e d) estão descartadas.
Porém, a banca quer que você diga as ÚNICAS opções em toda a lista, de modo que você não pode negligenciar nenhum item. BLOQUEAR trava a sessão do usuário; SUSPENDER coloca o computador em baixo estado de energia, preservando todo o trabalho dele; TROCAR USUÁRIO bloqueia o usuário e sugere a troca. Logo, é necessário marcar a alternativa com as três opções.
Considerações finais: A FGV cada vez mais exige raciocínio do usuário integrado ao conhecimento adquirido, de modo que, sem estudar, o candidato toma uma SURRA da prova. Mais uma vez vemos a importância de levar um conhecimento teórico ROBUSTO para estar em chances de fazer uma boa prova.
Não vejo possibilidade de recursos.