Olá pessoal, acabamos de analisar as questões aplicadas na prova de hoje cedo de Regimento Interno, Direito das Pessoas com Deficiência e Direito Eleitoral, pelo CESPE no concurso do TRE-BA, para o cargo de técnico judiciário – área administrativa (TJAA). Foi uma prova semelhante ao que tivemos no TRE-PE. Em uma análise preliminar não encontramos questões passíveis de recurso, embora o CESPE tenha cobrado a literalidade de legislação inaplicável do Código Eleitoral em uma das questões.
Felizmente abordamos algumas das questões em nosso aulão de véspera e, felizmente, conseguimos contemplar toda a matéria em nossos curso para o TRE-BA.
Deixe seu comentário, contando como foi a prova, qual a sua impressão!
Por fim, importante frisar que é o gabarito extraoficial, mas acreditamos que o CESPE não trará surpresas com o gabarito preliminar.
Antes, deixo link para minha página do Facebook:
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Confira os comentários:
Q10. De acordo com o Código de Ética dos Servidores da Justiça Eleitoral da Bahia, se, fora do horário de trabalho, um servidor do TRE/BA, formado em ciência da computação, prestasse consultoria técnica a partido político ao qual um deputado estadual fosse filiado, tal consultoria tipificaria uma conduta
a) lícita, por se tratar de partido político e não de candidato.
b) lícita, desde que a atividades não fosse exercida em gabinete de juiz eleitoral.
c) expressamente vedada.
d) vedada porque haveria o uso do cargo para obtenção de vantagem indevida.
e) vedada, pois haveria o uso de informações privilegiadas obtidas no âmbito interno do tribunal.
Comentários
A prestação de consultoria técnica, ainda que fora do expediente, a partido político é vedado conforme o art. 6º, do Código de Ética. Veja:
Art. 6º É vedado às pessoas relacionadas no § 1º do art. 1º, sem prejuízo da observância das demais proibições legais e regulamentares:
II – prestar consultoria técnica ou qualquer tipo de serviço a partidos políticos, candidatos ou a qualquer pessoa física ou jurídica, ligada direta ou indiretamente ao processo eleitoral, bem como a empresas licitantes ou que prestem serviços ao Tribunal;
Não é em razão do uso do cargo de forma indevida que a atividade é vedada, pois a consultoria seria prestada fora do horário de expediente, de acordo com o enunciado. Do mesmo modo, não há uso de informações privilegiada. É simplesmente vedado, conforme alternativa C, gabarito da questão.
Q11. Do dia dez ao dia quinze de determinado mês, haverá suspensão extraordinária do expediente da Secretaria do TRE-BA e, por essa razão, será publicado ato determinando a suspensão dos prazos processuais no referido período.
Nessa situação hipotética, de acordo com o Regimento Interno do TRE/BA, o responsável pela expedição do referido ato será o
a) diretor da Secretaria.
b) presidente.
c) corregedor.
d) vice-presidente.
e) diretor do foro.
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Trata-se de competência do Presidente do TRE-BA, em face do que prevê o art. 8º, XXIX, do RI:
Art. 8º Compete ao Presidente do Tribunal:
XXIX – prorrogar ou suspender os prazos, mediante ato administrativo devidamente publicado na imprensa oficial, em decorrência de interrupção ou suspensão extraordinária do expediente da Secretaria;
Logo, a alternativa B é a correta e gabarito da questão.
Q12. De acordo com o Regimento Interno do TRE-BA, se, no respectivo tribunal, houver a necessidade de se formular consulta ao Tribunal Superior Eleitoral sobre matéria eleitoral, a competência para tal consulta será do
a) juiz relator.
b) presidente.
c) tribunal.
d) juiz que estiver na presidência da sessão que demandar a consulta.
e) juiz mais antigo.
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Trata-se de competência do Tribunal, conforme o art. 32, IX, do RI:
Art. 32. Compete, privativamente, ao Tribunal, além de outras atribuições que lhe forem conferidas por lei:
IX – formular consulta ao Tribunal Superior Eleitoral sobre matéria eleitoral;
Em outra passagem do RI, temos:
Art. 147. O Tribunal responderá às consultas sobre matéria eleitoral formuladas em tese, por autoridade pública ou partido político, sendo vedada a sua apreciação durante o processo eleitoral, que compreende o período da realização das convenções partidárias até a diplomação dos eleitos.
Logo, a alternativa C é a correta e gabarito da questão.
Q16. Rafael, técnico judiciário de determinado tribunal regional eleitoral e ocupante de função comissionada, discriminou, no uso de suas atribuições, pessoa com deficiência auditiva, porque esta comparecer ao tribunal sem acompanhante que interpretasse a linguagem dos sinais, ainda que ciente da existência de norma que obriga o órgão a possuir servidor capacitado para o uso e intepretação de LIBRAS.
Nessa situação hipotética, Rafael, estará sujeito à penalidade administrativa de
a) demissão.
b) repreensão.
c) destituição da função.
d) advertência.
e) suspensão.
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Respondemos a questão com o conhecimento do art. 33 da Resolução CNJ 230/2016, segundo a qual, prevê a pena de advertência ao servidor que, nos exercício das suas funções adotar atitude discriminatória em razão da deficiência ou se descumprir qualquer termo da resolução.
Confira:
Art. 33. Incorre em pena de advertência o servidor, terceirizado ou o serventuário extrajudicial que:
III – no exercício das suas atribuições, tenha qualquer outra espécie de atitude discriminatória por motivo de deficiência ou descumpra qualquer dos termos desta Resolução.
Note que a questão a discriminação decorreu da exigência de que o jurisdicionado comparecesse com intérprete de LIBRAS quando, na realidade, essa é uma obrigação do tribunal que deverá dispor de, pelo menos, 5% dos servidores capacitados nesta modalidade de comunicação.
Logo, a alternativa D é a correta e gabarito da questão.
Q17. Ao estabelecer condições de alcance para pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida utilizar, com segurança e autonomia, espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informações e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como outros serviços e instalações abertos ao público, de uso coletivo ou privado, tanto na zona urbana quanto na rural, a legislação garante a pessoa nessa situação o direito à
a) mobilidade.
b) acessibilidade.
c) funcionalidade.
d) adaptação.
e) inclusão.
Comentários
Questão que explora o conceito de acessibilidade, previsto no art. 3º, I, do Estatuto da Pessoa com Deficiência:
Art. 3o Para fins de aplicação desta Lei, consideram-se:
I – acessibilidade: possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida;
Lembre-se que a acessibilidade constitui um direito a ser assegurado às pessoas com deficiência por intermédio da criação de produtos, ambientes, programas e serviços em desenho universal ou razoavelmente adaptados, com ou sem utilização de tecnologias assistivas.
Logo, a alternativa B é a correta e gabarita da questão.
Q51. Os partidos deverão escolher os candidatos e deliberar sobre as coligações no período de
a) vinte de julho a cinco de agosto do ano em que se realizarem as eleições.
b) dezesseis de julho a cinco de agosto do ano em que se realizarem as eleições.
c) cinco de julho a cinco de agosto, um ano antes de se realizarem as eleições.
d) dezesseis de julho a quinze de agosto do ano em que se realizem as eleições.
e) vinte de julho a quinze de agosto, dois anos antes de se realizarem as eleições.
Comentários
A alternativa A é a correta e gabarito da questão em face do que disciplina o art. 8º da Lei 9.504/1995.
Q52. Os limites de gastos de campanha serão definidos pelo TSE em cada eleição. Caso ocorra o descumprimento dos limites de gastos fixados será aplicada multa equivalente a
a) 100% do limite estabelecido.
b) 90% da quantia que ultrapassar o limite estabelecido.
c) 80% da quantia que ultrapassar o limite estabelecido.
d) 100% da quantia que ultrapassar o limite estabelecido.
e) 90% do limite estabelecido.
Comentários
A alternativa D correta e gabarito da questão conforme o art. 18-B, da Lei 9.504/1997.
Q53. O Código Eleitoral dispõe que, além dos TREs, são órgãos da justiça eleitoral.
a) o TSE, as juntas eleitorais, os juízes eleitorais e os cartórios eleitorais.
b) o TSE, as juntas eleitorais e os locais destinados a votação eleitoral.
c) as juntas eleitorais e os cartórios eleitorais.
d) o TSE, as juntas eleitorais e juízes eleitorais.
e) as juntas eleições, os juízes eleitorais e os locais destinados a votação eleitorais.
Comentários
De acordo com o art. 12, do CE, a alternativa D é a correta e gabarito da questão.
Q54. Os delegados indicados pelos partidos políticos e credenciados no TRE são responsáveis, entre as funções estabelecidas no Código Eleitoral pelo(a)
I – acompanhamento dos processos de inscrição.
II – exclusão do eleitor inscrito ilegalmente, desde que o encaminhe para o cartório eleitoral para que esse faça sua defesa pessoal em relação à referida sanção.
III – exame, sem perturbação do serviço e em presença dos servidores designados, dos documentos relativos ao alistamento eleitoral, podendo deles tirar cópias e fotocópias.
IV – requerimento aos juízes eleitorais de registro de delegado auxiliar para acompanhar os processos de inscrição.
Assinale a opção correta
a) apenas os itens I e II estão certos.
b) apenas os itens I e III estão certos.
c) apenas os itens II e IV estão certos.
d) apenas os itens III e IV estão certos.
e) todos os itens estão certos.
Comentários
O item I está correto, conforme o inc. I do art. 27 da Resolução TSE 21.538/2003.
O item II está totalmente equivocado, pois a exclusão de eleitor depende de decisão judicial. Ao partido é conferida apenas a prerrogativa de recorrer das inscrições deferidas no prazo de 10 dias.
O item III está correto com base no inc. III do art. 27 da Resolução TSE 21.538/2003. Embora não mencione que a retirada de cópias deve ocorrer em ônus para a Justiça Eleitoral, a ausência dessa informação não torna o item incorreto, porém, incompleto.
O item IV por inexistir previsão nesse sentido.
Assim, a alternativa B é a correta e gabarito da questão.
Q55. O eleitor poderá votar validamente no transcorrer do processo de exclusão de sua inscrição; no entanto, de acordo com o Código Eleitoral, caso ocorra o cancelamento da inscrição, por sentença, o cartório deverá
I – retirar da respectiva pasta a folha de votação, registrar a ocorrência no local próprio para “anotações” e juntá-la ao processo de cancelamento.
II – publicar edital com prazo de 10 dias para ciência dos interessados.
III – excluir dos fichários as respectivas fichas, colecionando-as à parte.
IV – anotar de forma sistemática, os claros abertos na pasta de votação, para o oportuno preenchimento deles.
V – comunicar o cancelamento ao TSE para anotação no seu fichário.
Estão certos apenas os itens
a) I, II e III.
b) I, II e V.
c) I, III e IV.
d) II, IV e V.
e) III, IV e V.
Comentários
O item I está correto segundo a literalidade do CE, em face do que prevê o art. 78, I.
O item II está incorreto, pois inexiste tal previsão.
O item III está correto segundo a literalidade do art. 78, III, do CE.
O item IV está correto segundo a literalidade do art. 78, IV, do CE.
O item V está incorreto, pois de acordo com o art. 78, V, do CE, a comunicação se dá ao TRE, não ao TSE.
Desse modo, a alternativa C corresponde à literalidade do CE.
Não obstante o gabarito acima, veja o entendimento doutrinário que dá pela inaplicabilidade do dispositivo (BRASIL. Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro. Código Eleitoral Comentado e Legislação Complementar, Rio de Janeiro: EJE/SAD/CADOC 2012):
As providências previstas neste artigo perderam sua aplicabilidade a partir da informatização total do alistamento eleitoral. Após a decisão que excluir o eleitor do Cadastro Nacional de Eleitores, será registrado no sistema próprio o comando adequado, respeitado o art. 21 da Resolução TSE nº 21.538/03. “Art. 21. Para registro de informações no histórico de inscrição no cadastro, utilizar-se-á, como documento de entrada de dados, o Formulário de Atualização da Situação do Eleitor – FASE, cuja tabela de códigos será estabelecida pela Corregedoria-Geral. Parágrafo único. A atualização de registros de que trata o caput poderá ser promovida, desde que viabilizado, diretamente no sistema de alistamento eleitoral, dispensando-se o preenchimento do formulário FASE.”
Q56. Atualmente, a votação e a totalização de votos são feitas por sistema eletrônico, sendo possível a utilização do sistema convencional de votação por cédulas quando,
a) havendo falhas nas urnas eletrônicas, o TRE do estado ou do Distrito Federal assim determinar, com fundamento no princípio da segurança do processo eleitoral.
b) mesmo sem haver falhas nas urnas eletrônicas, o TSE assim determinar, no exercício do seu poder discricionário.
c) havendo falha nas urnas eletrônicas, o TSE assim determinar, após verificar a impossibilidade de utilização das urnas de contingência.
d) mesmo sem haver falhas nas urnas eletrônicas, o TRE assim determinar, com fundamento no princípio da celeridade do processo eleitoral.
e) havendo falha nas urnas eletrônicas, o STF assim determinar, por meio de decisão proferida pelo seu plenário.
Comentários
De acordo com o art. 59 da Lei 9.504/1997, será de competência do TSE autorizar, em caráter excepcional, a utilização de cédulas para a votação manual.
Apenas com essa informação, você poderia eliminar as alternativas A, D e E.
Por outro lado, a alternativa B não pode ser considerada, pois a utilização de cédulas é excepcional, e não segundo decisão arbitrária do TSE.
Assim, a alternativa C é a correta e gabarito da questão.
Apenas para registrar, embora não mencionada no edital, a Resolução TSE 23.399/2013 disciplina a utilização das urnas de contingência como segunda tentativa antes da votação manual.
Q57. De acordo com a Resolução TSE 21.538/2003, os requisitos para o eleitor obter a transferência do seu domicílio eleitoral incluem, entre outros,
a) a apresentação do(s) comprovante(s) impresso(s) da última eleição.
b) o transcurso de, pelo menos, de quatro anos do alistamento ou da última transferência.
c) prova de residência por, no mínimo, seis meses no novo domicílio.
d) prova de quitação com a justiça eleitoral.
e) a apresentação de declaração homologada pelo juízo do antigo domicílio eleitoral.
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Para responder à questão deveríamos conhecer o art. 18 da Resolução TSE 21.538/2003:
Art. 18. A transferência do eleitor só será admitida se satisfeitas as seguintes exigências:
I – recebimento do pedido no cartório eleitoral do novo domicílio no prazo estabelecido pela legislação vigente;
II – transcurso de, pelo menos, um ano do alistamento ou da última transferência;
III – residência mínima de três meses no novo domicílio, declarada, sob as penas da lei, pelo próprio eleitor (Lei nº 6.996/82, art. 8º);
IV – prova de quitação com a Justiça Eleitoral.
A partir daí temos:
A alternativa A está incorreta, pois não está no rol do art. 18.
A alternativa B está incorreta, pois exige o transcurso de um ano do alistamento ou da última transferência.
A alternativa C está incorreta, pois o período de residência mínima no novo domicílio é de três meses.
A alternativa D está correta e é o gabarito da questão com base no inc. IV acima.
A alternativa E está incorreta por não haver previsão nesse sentido.
Q58. Apenas os eleitores que estiverem no pleno gozo dos seus direitos políticos podem filiar-se a partidos políticos. Segundo a legislação aplicável, são hipóteses de cancelamento imediato da filiação partidária já deferida a
a) filiação a outro partido, desde que o filiado comunique o fato ao diretório do partido político anterior.
b) morte e a suspensão dos direitos políticos.
c) comunicação ao juiz eleitoral.
d) morte e perda dos direitos políticos.
e) expulsão e a cassação dos direitos políticos.
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Para responder à questão devemos rever o art. 22 da Lei 9.096/1995:
Art. 22. O cancelamento imediato da filiação partidária verifica-se nos casos de:
I – morte;
II – perda dos direitos políticos;
III – expulsão;
IV – outras formas previstas no estatuto, com comunicação obrigatória ao atingido no prazo de quarenta e oito horas da decisão;
V – filiação a outro partido, desde que a pessoa comunique o fato ao juiz da respectiva Zona Eleitoral.
Desse modo, a alternativa D é a correta e gabarito da questão.
Objetivamente:
A alternativa A está errada, pois a comunicação de filiação a outro partido é feita ao juiz da respectiva Zona, conforme inc. V.
A alternativa B está incorreta, pois a suspensão dos direitos políticos não é hipótese de cancelamento imediato da filiação partidária.
A alternativa C não fez sentido nenhum.
A alternativa E está incorreta, pois a cassação dos direitos políticos é vedada conforme o art. 15, caput, da CF.
Q59. Desde que sejam observados os limites estabelecidos em lei, tem autonomia para definir e executar, em qualquer dia e horário, o cronograma das atividades eleitorais de campanha os
a) chefes do Poder Executivo do local das eleições.
b) TREs dos estados e do Distrito Federal.
c) candidatos, os partidos políticos e as coligações.
d) ministros do TSE.
e) juízes eleitorais.
Comentários
O fundamento da questão está no art. 3º, parágrafo único, da Lei 9.096/1995:
Art. 3º É assegurada, ao partido político, autonomia para definir sua estrutura interna, organização e funcionamento.
Parágrafo único. É assegurada aos candidatos, partidos políticos e coligações autonomia para definir o cronograma das atividades eleitorais de campanha e executá-lo em qualquer dia e horário, observados os limites estabelecidos em lei.
Logo, a alternativa C é a correta e gabarito da questão.
Q60. No transcorrer do processo eleitoral, será designado, para cada zona eleitoral, um juiz de direito em efetivo exercício e cumprimento de suas competências. A legislação pertinente determina que, entre outras atribuições, compete a esses magistrados
a) designar os locais das sessões eleitorais até 30 dias antes das eleições.
b) ordenar o registro dos candidatos a cargos eletivos municipais, além de comunicar tal fato, por ofício, à Zona Eleitoral de cada candidato.
c) fornecer, aos que não votarem por motivo justificado, certificado de ciência e da guia de recolhimento de multa no patamar mínimo legal.
d) receber a lista dos membros das mesas receptoras indicados pelo respectivo TRE, assim como nomeá-los definitivamente pelo menos cinco dias antes da eleição.
e) cumprir e fazer as decisões e as determinações do TSE e do respectivo TRE.
Comentários
A alternativa A está incorreta, pois o prazo é de 60 dias, conforme o art. 35, XIII, do CE.
A alternativa B está totalmente pela parte final que faz referência “além de comunicar tal fato, por ofício, à Zona Eleitoral de cada candidato”. Conforme o inc. XII o juiz ordena o registra e comunica o TRE respectivo.
A alternativa C está incorreta, pois não há cobrança de multa conforme o art. 25, XVIII, do CE.
A alternativa D está incorreta pois os membros das mesas receptoras devem ser nomeados 60 dias antes da eleição, conforme inc. XIV do art. 35 do CE.
Por fim, a alternativa E é a correta e gabarito da questão em face do que prevê o inc. I do art. 35 do CE.
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Prof. Ricardo Torques
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Por isso, não esqueça de ao sair do seu local de prova enviar fotos do seu caderno de provas para o e-mail do Jornalismo do Estratégia Concursos descrito abaixo.
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