Oi pessoal!
Trago agora o gabarito extraoficial das questões sobre a Lei de Organização e Divisão Judiciárias de Minas Gerais e o Regimento Interno do TJMG,. Aqui comento as questões aplicadas para o cargo de Oficial Judiciário (Comissário da Infância e da Juventude), tomando como base o Caderno 2 (verde).
QUESTÃO 52
Atenção aqui, pois já na primeira questão sobre a Lei de Organização e Divisão Judiciárias de Minas Gerais a banca nos pede para marcar a alternativa INCORRETA.
A alternativa A trata dos auxiliares de encargo, que constam no art. 256 da LODJMG. Correta a alternativa.
A alternativa B trata das proibições impostas aos servidores dos órgãos auxiliares dos Tribunais e da Justiça de Primeira Instância. Todos os exemplos constam no art. 274. Correta a alternativa.
A alternativa C é a nossa resposta. Nos termos do art. 276, a responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo.
A alternativa D está correta. As penas disciplinares estão previstas no art. 281, entre elas a cassação de aposentadoria e de disponibilidade. Correta a alternativa.
GABARITO: C
QUESTÃO 55
A alternativa A está incorreta, pois a proibição prevista no art. 267 não alcança os servidores aprovados em concurso.
A alternativa B está incorreta. O art. 267 não prevê a necessidade de reconhecimento judicial da união estável para que incida a proibição.
A alternativa C é a nossa resposta. Nos termos do art. 269, ao servidor do foro judicial, é defeso praticar atos de seu ofício em que for interessado ele próprio, seu cônjuge, parente consanguíneo ou afim em linha reta ou, na linha colateral, até o terceiro grau.
A alternativa D está incorreta. O art. 268 prevê, no caso de incompatibilidade relacionada a Escrivão Judicial e servidores dos Serviços Auxiliares do Diretor do Foro, a aplicação dos arts. 109 e 110 da LODJMG, que se referem às regras de incompatibilidade aplicáveis aos magistrados.
GABARITO: C
QUESTÃO 59
Os órgãos do Poder Judiciário do Estado de Minas Gerais constam no art. 9o da LODJMG, e entre eles não se encontram os Tribunais de Alçada.
GABARITO: D
QUESTÃO 60
Mais uma vez precisamos encontrar o erro da questão, que neste caso está na alternativa D, pois, nos termos do art. 146, V da LODJMG, o Magistrado não pode exercer a advocacia no juízo ou tribunal do qual se afastou, antes de decorridos três anos do afastamento do cargo por aposentadoria ou por exoneração.
GABARITO: D
Se ficar alguma dúvida é só chamar ;)
Grande abraço!
Prof. Paulo Guimarães
professorpauloguimaraes@gmail.com
Olá, pessoal. Tudo certo? No artigo de hoje veremos o resumo sobre os Aspectos na…
A Procuradoria-Geral do estado do Ceará definiu a Fundação Universidade Estadual do Ceará (FUNECE) como…
A Procuradoria-Geral do estado do Ceará, PGE CE, definiu nesta sexta-feira, 22 de novembro, a…
Com banca organizadora já contratada, o novo edital do concurso da Secretaria Municipal de Controle…
Em que fase de tramitação está o novo concurso EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares)?…
O concurso do Conselho Regional de Psicologia da 8ª Região (CRP PR) divulgou os resultados…
Ver comentários
oi professor gostei mais ainda tem os restante da questões não achei em lugar nenhum a correção da prova todinha eu sei que deve sair este ano prova para o tjmg 2° estancia eu gostaria de aprender mais sobre as questões de 2017 obrigada