Gabarito Extraoficial SEFAZ-CE – Administração Geral e Pública (+ Recurso)
Fala, meus amigos! Tudo joia? =)
Aqui é o prof. Stefan Fantini! Espero que vocês tenham ido muito bem na prova! =)
Neste artigo, trarei o gabarito extraoficial e os comentários das questões de Administração Geral e Pública da prova de Auditor Fiscal da SEFAZ/CE.
O gabarito preliminar da banca já foi divulgado.
Temos uma possibilidade de RECURSO bastante evidente na questão 64.
Não esqueça de me acompanhar nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/prof.stefan.fantini
Telegram: t.me/admconcursos
Vamos lá:
Administração Pública
1. A instituição da Rede Nacional de Governo Digital, de natureza colaborativa e adesão voluntária, é uma das estratégias do governo eletrônico para o período de 2020 a 2022.
Gabarito extraoficial: correta.
Comentários: A assertiva trouxe conceito relacionado ao DECRETO Nº 10.332, DE 28 DE ABRIL DE 2020, que institui a Estratégia de Governo Digital para o período de 2020 a 2022, no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional e dá outras providências.
O art. 7º do mencionado Decreto dispõe que “Fica instituída a Rede Nacional de Governo Digital – Rede Gov.br, de natureza colaborativa e adesão voluntária, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, com a finalidade de promover o intercâmbio de informações e a articulação de medidas conjuntas relacionadas à expansão da Estratégia de Governo Digital.”
Portanto, de fato, a instituição da Rede Nacional de Governo Digital (Rede Gov.br), de natureza colaborativa e adesão voluntária, é uma das estratégias do governo eletrônico para o período de 2020 a 2022.
2. A adoção da gestão por competências no setor público visa à obtenção de mais eficiência nas ações institucionais e mais transparência na relação trabalhista e interpessoal.
Gabarito extraoficial: correta.
Comentários: A banca, nessa questão, se baseou nas ideias de Rogério Leme (2019). Segundo o autor, a Gestão por Competências, no setor público, tem 6 objetivos:
–Mais transparência na relação laboral e interpessoal;
–Maior eficiência nas ações institucionais;
-Justiça interna;
-Meritocracia nas políticas de consequência;
-Redução do absenteísmo; e
-Manutenção dos talentos.
Portanto, a assertiva trouxe, praticamente, a literalidade da obra do referido autor.
4. O planejamento estratégico na administração pública possibilita a análise das condições presentes, mas inviabiliza prospecções futuras.
Gabarito extraoficial: errada.
Comentários: Primeiramente, devemos lembrar que um dos princípios do planejamento é o “princípio da previsão”. De acordo com esse princípio, o planejamento “é voltado para o futuro. Consiste em elaborar previsões, para verificar quais eventos poderão ocorrer no curto, médio e longo prazo.”
Ademais, vale mencionar que o planejamento estratégico é voltado para o longo prazo; é orientado para o futuro. Portanto, o planejamento estratégico na administração pública possibilita a análise das condições presentes e, também viabiliza prospecções futuras.
Administração Geral
61. O conceito de eficácia possui ênfase nos métodos e procedimentos, enquanto o de eficiência dá enfoque ao alcance de resultados.
Gabarito extraoficial: errada.
Comentários: É exatamente o contrário. A assertiva inverteu os conceitos.
O conceito de eficácia possui ênfase no alcance de resultados, enquanto o de eficiência dá enfoque nos métodos e procedimentos (nos meios).
62. A administração científica foi um movimento marcado pela ênfase no nível de execução, com foco em tarefas e atividades.
Gabarito extraoficial: correta.
Comentários: Isso mesmo!
Taylor, no “chão de fábrica” (ou seja, no nível de execução), analisou o trabalho de cada operário e observou que estes operários aprendiam como executar as tarefas observando os outros operários (colegas de trabalho). Assim, percebeu a falta de uniformidade das técnicas e dos métodos de trabalho, tendo em vista que havia diferentes métodos de execução para a mesma tarefa.
Taylor concluiu, então, que se devia buscar a “melhor maneira” de fazer cada tarefa e aprimorá-la, por meio de um estudo capaz de racionalizar o trabalho desses operários, chamado “estudo dos tempos e movimentos”
A Administração Científica elege uma única forma (a melhor maneira) de se executar uma tarefa (the best way to do), com o objetivo de maximizar a eficiência.
A ênfase da Administração Científica está nas tarefas.
63. No processo administrativo, a tarefa de motivar colaboradores se insere no escopo da função de organização.
Gabarito extraoficial: errada.
Comentários: Nada disso. A tarefa de motivar colaboradores se insere no escopo da função de direção. A função direção está relacionada à liderança, coordenação, comunicação, motivação, relacionamento e interação, para que as pessoas desempenhem as atividades necessárias à concretização dos objetivos propostos
64. Desenho de cargos e tarefas e supervisão são atividades típicas do nível operacional das funções de organização e planejamento.
Gabarito preliminar da banca: correta.
Gabarito proposto: errada.
Comentários para proposta de RECURSO:
De fato, o desenho de cargos e tarefas está relacionada à função organização. A função organização está relacionada à atribuição de tarefas. No nível estratégico, a função organização está relacionada ao desenho organizacional. No nível tático, a função organização está relacionada ao desenho departamental. E no nível operacional, a função organização está relacionada ao desenho de cargos e tarefas.
Contudo, supervisão é uma atividade relacionada à função direção. É a função direção que está relacionada à condução dos trabalhos para que seja colocado em prática tudo aquilo que foi organizado e planejado. Está relacionada à liderança, coordenação, comunicação, motivação, relacionamento e interação, para que as pessoas desempenhem as atividades necessárias à concretização dos objetivos propostos.
Portanto, no nível estratégico, a função direção está relacionada à Direção. No nível tático, a função organização está relacionada à Gerência. E, por fim, no nível operacional, a função direção está relacionada à Supervisão.
Nesse sentido, Chiavenato destaca que a “A direção pode se dar em três níveis distintos: (…) “Direção no nível operacional. É a direção que abrange cada grupo de pessoas ou de tarefas. É a chamada supervisão. Envolve o pessoal da base do organograma. Corresponde ao nível operacional da organização.” (Chiavenato, Idalberto, Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações / Idalberto Chiavenato – 7. ed. rev. e atual. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2003 – pp. 175-176).
Vejamos, adicionalmente, esse esquema extraído de outra obra de Chiavenato (CHIAVENATO, Idalberto. Teoria Geral da Administração: abordagens descritivas e explicativas, volume II. 7ª Edição. Barueri – SP: Manole, 2014. p. 510):
Desta forma, fica claro que houve um equívoco no gabarito preliminar informado pela Banca.
Vejamos o texto da assertiva mais uma vez: “Desenho de cargos e tarefas e supervisão são atividades típicas do nível operacional das funções de organização e planejamento.”
Vamos dividir a assertiva e analisá-la por partes:
01 – De fato, “desenho de cargos e tarefas” e “supervisão” são atividades típicas do nível operacional.
02 – De igual sorte, “desenho de cargos e tarefas” é atividade relacionada à função organização.
03 – Contudo, a assertiva ERRA ao afirmar que “supervisão” está relacionada à função planejamento.
Isso, pois, conforme se extrai da obra acima mencionada, no nível operacional, a função planejamento está relacionada a atividades de planejamento “operacional e cotidiano”, bem como a “programas e metas”.
É a função direção que, no nível operacional, está relacionada à supervisão.
Para reforço desse posicionamento, vejamos mais três esquemas extraídos de outras duas obras de Chiavenato que caminham exatamente nesse mesmo sentido.
Portanto, ao reescrevermos a assertiva da forma correta, teríamos o seguinte texto: “Desenho de cargos e tarefas e supervisão são atividades típicas do nível operacional das funções de organização e DIREÇÃO.”
Diante de todo o exposto, fica claro que o gabarito da questão deve ser alterado de “correta” para “errada”.
65. Na análise SWOT, pontos fortes se referem às questões ambientais favoráveis ao desempenho organizacional.
Gabarito extraoficial: errada.
Comentários: Nada disso.
Os pontos fortes (forças) se referem às questões internas favoráveis ao desempenho organizacional. As forças e as fraquezas são variáveis do ambiente interno.
São as ameaças e as oportunidades que são questões ambientais (ou seja, variáveis do ambiente externo).
66. Valores organizacionais se inserem no contexto da estratégia, enquanto a definição dos objetivos se insere no escopo da cultura da organização.
Gabarito extraoficial: errada.
Comentários: Nada disso.
A primeira parte da assertiva pode ser considerada correta. Isso, pois, é o planejamento estratégico que define a missão, a visão, os valores e o negócio da organização.
Contudo, a segunda parte da assertiva está errada. Isso, pois, a definição dos objetivos está relacionada ao escopo do planejamento da organização (então, podemos dizer que está relacionada à estratégia).
Contudo, penso que o intuito do examinador, nessa questão, foi o de “inverter” os conceitos.
A cultura organizacional pode ser definida como um conjunto de valores, crenças, costumes, hábitos, normas, símbolos, entre outros fatores, que são compartilhados pelos membros de uma organização e geram determinados “padrões de comportamento coletivos”.
Portanto, nesse caso, o correto seria: “definição dos objetivos se insere no contexto da estratégia, enquanto os valores organizacionais se inserem no escopo da cultura da organização.
67. A partir do planejamento operacional, geram-se planos operacionais, que, por sua vez, se desdobram em programações de tarefas.
Gabarito extraoficial: correta.
Comentários: De fato, o planejamento operacional gera diversos planos operacionais. Esses planos, por sua vez, geram programações de tarefas (ou seja, programas relacionados com cronograma das atividades, com o tempo).
68. O controle estatístico da qualidade (CEQ) é uma ferramenta de gestão da qualidade destinada a identificar desvios, erros e discrepâncias no processo produtivo.
Gabarito extraoficial: correta.
Comentários: De fato, o controle estatístico da qualidade está relacionado à utilização de técnicas estatísticas de amostragem para analisar a qualidade dos produtos. Ou seja, a inspeção dos produtos era feita com base em amostras.
Em vez de inspecionar todos os produtos (como era feito na era da inspeção), passou-se a selecionar (por amostragem) apenas alguns produtos para a inspeção. Assim, caso fosse descoberto algum “problema” com determinado produto, seria feita uma análise mais aprofundada naquele “lote” do qual o produto foi retirado, com o objetivo de corrigir o processo de produção.
69. Um conjunto de processos gerenciado de forma coordenada é conhecido como um programa.
Gabarito extraoficial: errada.
Comentários: De acordo com o Guia PMBOK, programa é um “grupo de projetos, programas subsidiários e atividades de programa relacionados, gerenciados de modo coordenado visando a obtenção de benefícios que não estariam disponíveis se eles fossem gerenciados individualmente.”
Portanto, um conjunto de projetos gerenciado de forma coordenada é conhecido como um programa.
Um grande abraço, e até a próxima! Valeu! =)