Gabarito extraoficial Português TCE SP
Gabarito extraoficial Português TCE SP
Neste artigo, há o gabarito extraoficial das duas provas!
Olá, meus amigos!
Lembrem-se do que eu disse a vocês: a prova está toda nas nossas revisões!!!!!!
E estava mesmo!
O bom da VUNESP é justamente isto: ela mantém um padrão e isso é ótimo para quem teve paciência de realizar todas as questões de nossos cursos, de realizar todas as questões da revisão e assistir a todos os comentários das provas anteriores da VUNESP.
Bom, vamos agora falar um pouco dessa prova.
Comentei as questões, com o gabarito extraoficial para você ter uma noção, e, se quiser, pode colocar nos comentários se você teve uma visão diferente da minha. Havendo alguma divergência ao que falei, eu reviso e, se for o caso, posto novamente.
Vamos lá?
Vou colocar o número da questão e, entre parênteses e em negrito, inserirei o conteúdo programático que a banca explorou:
Agente da Fiscalização
Leia a charge para responder às questões de números 01 e 02.
01. (Sinônimos e antônimos) No plano da linguagem verbal, o humor da charge advém do fato de o marido, no pedido da mulher, entender o verbo “acertar” com significado de
(A) endireitar.
(B) resolver.
(C) consertar.
(D) ajustar.
(E) atingir.
Comentário: Um dos sentidos do verbo acertar é atingir. O sentido interpretado pelo marido foi o de atingir, por isso quebrou o relógio. Assim, a alternativa correta é a (E).
Gabarito extraoficial: E
02. (Classes de palavras: pronome. Colocação pronominal)
Em conformidade com a norma-padrão, a frase do marido também poderia ser expressa da seguinte forma:
(A) Então, por acaso eu não acertei-o com uma chinelada!
(B) Lhe acertei mesmo uma chinelada, então!
(C) Este relógio aí, eu acertei-no com uma chinelada, então!
(D) Então, eu o acertei com uma chinelada!
(E) Então, eu acertei ele com uma chinelada!
Comentário: vamos ajustar primeiro em relação à correção gramatical.
A alternativa (A) está errada, pois o pronome átono “o” é atraído pela palavra atrativa “não”. Assim, não pode se posicionar após o verbo.
A alternativa (B) está errada, pois não se pode iniciar frase com pronome pessoal oblíquo átono.
A alternativa (C) está errada, pois o verbo “acertar” é transitivo direto e o pronome pessoal oblíquo átono “o” só seria precedido de “n” se tal verbo terminasse com “m” ou “õe”.
A alternativa (D) é a correta, pois o verbo “acertei” é transitivo direto, o pronome “o” é o objeto direto e foi atraído pelo pronome “eu”.
A alternativa (E) está errada, pois o pronome “ele” só pode ser pessoal do caso reto (na função de sujeito) ou pronome pessoal oblíquo tônico (precedido de preposição, em funções como complemento nominal, adjunto adverbial ou objeto indireto). Assim, não cabe “ele”, mas “o”, além de tal pronome dever preceder o verbo.
Gabarito extraoficial: D
3. (Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários))
No editorial, argumenta-se que
(A) a gestão de pessoal é uma realidade no Estado brasileiro, correspondendo a um jogo de interesses em que se preservam servidores com desempenho sofrível atuando sem punição, razão pela qual o novo projeto de avaliação deveria ser deixado de lado.
(B) a gestão de pessoal no Estado brasileiro precisa implementar um plano de avaliação de seus servidores que seja capaz de estimulá-los pelo mérito de seu trabalho, bem como aplicar a correta penalidade àqueles cujo desempenho é insatisfatório.
(C) a avaliação dos funcionários públicos no Brasil seria desejável, de modo a garantir mais eficiência no trabalho, reconhecendo o mérito dos trabalhadores mais dedicados; contudo, a legislação brasileira proíbe esse tipo de acompanhamento de gestão de pessoal.
(D) a avaliação dos funcionários públicos no Brasil contará com uma legislação específica, a partir de projeto que tramita no Senado, o qual prevê a dispensa de 30% dos servidores cujo desempenho profissional não atende às necessidades do Estado.
(E) a aprovação do projeto de lei que tramita no Senado deverá agilizar os processos de avaliação dos funcionários públicos no Brasil, atendendo a uma reivindicação de sindicatos da categoria, que estão mobilizados para essa nova realidade na gestão de pessoal.
Comentário: A alternativa (A) está errada, pois o texto apresenta o novo projeto como uma possível solução, por isso não deve ser deixado de lado.
A alternativa (B) é a correta, pois realmente a gestão de pessoal no Estado brasileiro precisa implementar um plano de avaliação de seus servidores que seja capaz de estimulá-los pelo mérito de seu trabalho e isso é corroborado, além de outros trechos, na introdução do texto: “Instituições funcionam bem quando conseguem promover os incentivos corretos. Em se tratando do serviço público,
isso significa recompensar o mérito e o esforço, evitando que funcionários sucumbam às forças da inércia.”
Além disso, a alternativa afirma que esse plano de avaliação de seus servidores deve ser capaz de aplicar a correta penalidade àqueles cujo desempenho é insatisfatório. Isso e confirmado no 5º parágrafo, o qual afirma que se discute “no Senado projeto que cria um sistema de avaliação periódica, a ser adotado por União, Estados e municípios, que poderá levar à exoneração de servidores que obtenham, por sucessivas vezes (o número exato ainda é objeto de negociação), notas inferiores a 30% da pontuação máxima.”.
A alternativa (C) está errada, pois o texto afirma que a legislação brasileira admite, sim, esse tipo de acompanhamento de gestão de pessoal.
A alternativa (D) está errada, pois o texto não afirmou nada a respeito de uma suposta exclusão de 30% dos funcionários públicos, mas uma possível exoneração de funcionários que não atinjam 30% da pontuação máxima de sucessivas avaliações.
A alternativa (E) está errada, pois o texto afirma que os sindicatos são contrários ao projeto.
Gabarito extraoficial: B
4. (Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários))
Em relação ao projeto de lei a ser votado no Senado, o texto deixa claro que
(A) é alvo de muitas críticas e, por conta disso, o imobilismo social e político é inevitável.
(B) compromete os direitos dos trabalhadores e, apesar disso, estes mantêm-se impassíveis.
(C) conta com o apoio dos servidores, mas, se aprovado, criará impasses com os sindicatos.
(D) enfrentará resistências e, ainda que aprovado, sua implementação poderá ser comprometida.
(E) sofre críticas dos sindicatos e, quando aprovado, irá de encontro aos preceitos da Carta.
Comentário: A alternativa (A) está errada, pois o texto afirma, no último parágrafo, que as dificuldades não podem ser pretexto para
o imobilismo.
A alternativa (B) está errada, pois a avaliação do autor do texto é que tal projeto é uma possibilidade de avanço e logicamente na visão dele não compromete os trabalhadores.
A alternativa (C) está errada, pois não se afirma no texto que os servidores estão apoiando tal projeto nem fica subentendida tal afirmação.
A alternativa (D) é a correta e tem base no 6º e 7º parágrafos. O 6º parágrafo mostra que tal projeto enfrentará resistências: “Será ingenuidade, entretanto, contar com uma aprovação fácil – os sindicatos da categoria já se mobilizam contra o texto.”
O 7º parágrafo mostra que, ainda que tal projeto seja aprovado, sua implementação poderá ser comprometida: “Tampouco se deve imaginar que basta uma lei para alterar o statu quo. Sistemas de avaliação de servidores já existentes em alguns órgãos muitas vezes não passam de um jogo de cena corporativista, que acaba por distribuir premiações quase generalizadas.”
A alternativa (E) está errada, pois o projeto, se aprovado, logicamente não estará em desacordo com a Constituição Federal.
Gabarito extraoficial: D
5. (Sinônimos e antônimos)
Nas passagens – … evitando que funcionários sucumbam às forças da inércia. (1º parágrafo) – e – … políticas de bônus por produtividade nas carreiras públicas ainda são tímidas e raramente bem desenhadas. (3º parágrafo) –, os termos em destaque significam, correta e respectivamente:
(A) entreguem-se, incapacidade, omissas, visíveis.
(B) cedam, apatia, débeis, planejadas.
(C) oponham-se, estagnação, fracas, forjadas.
(D) aspirem, transformação, simples, concebidas.
(E) obedeçam, mobilização, precárias, delineadas.
Comentário: O verbo “sucumbir” tem relação textual com “entregar-se”, “ceder”. Assim, percebemos que as alternativas (C), (D) e (E) estão erradas e podem ser eliminadas. A palavra “inércia” tem relação com falta de reação, apatia. Assim, já sabemos que a alternativa (B) é a correta, mas devemos confirmar com as demais palavras. A palavra “tímida” normalmente significa algo pouco produtivo, por isso conseguimos entender do texto que políticas de bônus ainda não funcionam bem nas carreiras públicas, têm baixa produtividade, são, portanto, débeis. Isso porque raramente são bem desenhadas, ou seja, raramente são bem planejadas.
Gabarito extraoficial: B
06. (Regência verbal e nominal. Pontuação) De acordo com a norma-padrão, assinale a alternativa correta quanto à pontuação e à regência.
(A) Cabe lembrar de que uma das razões do fracasso do socialismo real foi ao longo dos anos a ausência de estímulos do gênero aos trabalhadores.
(B) Cabe lembrar que, a ausência de estímulos do gênero aos trabalhadores, foi uma das razões do fracasso do socialismo real ao longo dos anos.
(C) Cabe lembrar, que uma das razões do fracasso do socialismo real, ao longo dos anos, foi a ausência de estímulos do gênero aos trabalhadores.
(D) Cabe lembrar de que ao longo dos anos, uma das razões do fracasso do socialismo real, foi a ausência de estímulos do gênero aos trabalhadores.
(E) Cabe lembrar que, ao longo dos anos, uma das razões do fracasso do socialismo real foi a ausência de estímulos do gênero aos trabalhadores.
Comentário: Vou comentar aqui apenas o primeiro erro de cada alternativa para não me alongar muito.
Como sabemos que o verbo “lembrar”, quando não apresenta pronome átono, é transitivo direto, não cabe preposição “de”, por isso eliminamos as alternativas (A) e (D).
Como sabemos que não cabe vírgula após conjunção subordinativa, principalmente após o “que”, eliminamos também a alternativa (B).
Como sabemos que não cabe vírgula entre uma oração principal e a subordinada substantiva, eliminamos a alternativa (C).
Assim, a alternativa (E) é a correta. Note que a dupla vírgula separa o adjunto adverbial intercalado “ao longo dos anos”. Além disso, note a regência do verbo “lembrar”, o qual neste contexto não admite a preposição “de”. Além disso, note o substantivo “estímulos” que rege a preposição “a”:
Cabe lembrar que, ao longo dos anos, uma das razões do fracasso do socialismo real foi a ausência de estímulos do gênero aos trabalhadores.
Gabarito extraoficial: E
07. (Classes de palavras: advérbio e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem.)
No 6º parágrafo – Será ingenuidade, entretanto, contar com uma aprovação fácil – os sindicatos da categoria já se mobilizam contra o texto. –, a conjunção e o advérbio destacados estabelecem no período, respectivamente, relações de sentido de
(A) conclusão e afirmação.
(B) conclusão e modo.
(C) oposição e tempo.
(D) explicação e tempo.
(E) oposição e afirmação.
Comentário: A conjunção “entretanto” só pode ter valor adversativo, por isso cabe a ideia de oposição. Assim, eliminamos as alternativas (A), (B) e (D). O advérbio “já” tem valor temporal e entendemos do contexto que os sindicatos não demoram, eles já se mobilizam.
Gabarito extraoficial: C
08. (Classes de palavras: pronome: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelece).
Assinale a alternativa em que o pronome está empregado em conformidade com a norma-padrão.
(A) A dispensa de servidores cujo desempenho é insuficiente não pode ser posta em prática.
(B) A dispensa de servidores aonde o desempenho é insuficiente não pode ser posta em prática.
(C) A dispensa de servidores o qual o desempenho é insuficiente não pode ser posta em prática.
(D) A dispensa de servidores que o desempenho é insuficiente não pode ser posta em prática.
(E) A dispensa de servidores onde o desempenho é insuficiente não pode ser posta em prática.
Comentário: Para resolver a questão, bastaria notar a relação de posse entre “desempenho” e “servidores” (desempenho dos servidores).
Assim, a alternativa (A) é a correta, pois o pronome relativo “cujo” transmite valor de posse e a expressão “cujo desempenho” é o sujeito e por isso não está precedido de preposição.
Dessa forma, não cabe outro pronome relativo que não seja “cujo”.
Gabarito extraoficial: A
09. (Classes de palavras: pronome: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem.) Considere a seguinte oração do 5º parágrafo: Vislumbra-se, agora, uma possibilidade de avanço.
Assinale a alternativa em que a concordância do sujeito com o verbo ocorre pelo mesmo motivo que na oração transcrita, em que a palavra “se” é um pronome apassivador.
(A) Vão-se os dedos sem os anéis dos tempos de glória.
(B) Observa-se certo mal-estar entre os convidados da festa.
(C) Em tempos passados, vivia-se com tranquilidade por aqui.
(D) Certamente, trata-se de uma festa de caráter filantrópico.
(E) Opuseram-se à ideia de construção de uma nova sede.
Comentário: O pronome apassivador “se” ocorre com verbo transitivo direto “Vislumbra”. Assim, o sujeito é o termo paciente “uma possibilidade de avanço”. Sempre que temos a suspeita de haver um pronome apassivador, devemos transpor a voz passiva sintética em analítica:
Vislumbra-se, agora, uma possibilidade de avanço.
Uma possibilidade de avanço é vislumbrada agora.
Assim, a alternativa (B) é a correta, pois o verbo “Observa” é transitivo direto, o pronome “se” é apassivador e “certo mal-estar” é o sujeito paciente. Veja a transposição para a voz passiva analítica:
Observa-se certo mal-estar entre os convidados da festa.
Certo mal-estar entre os convidados da festa é observado.
Na alternativa (A), o pronome “se” é apenas uma partícula expletiva do verbo intransitivo “vão”.
Na alternativa (C), “vivia” é intransitivo e o “se” é o índice de indeterminação do sujeito.
Na alternativa (D), “trata” é transitivo indireto e o “se” é o índice de indeterminação do sujeito.
Na alternativa (E), o verbo “opuseram” é transitivo direto e indireto, mas notamos que o sujeito (o qual não se encontra expresso na oração) é agente, alguém se opõe a algo. Assim, não cabe pronome apassivador. Na realidade, há pronome reflexivo.
Gabarito extraoficial: B
10. (Colocação pronominal.) Assinale a alternativa em que a frase – Tampouco se deve imaginar que basta uma lei para alterar o statu quo. (7º parágrafo) – está reescrita de acordo com a norma-padrão de colocação pronominal e tem sentido compatível com o original.
(A) Deve-se imaginar que uma lei basta, muito menos, para alterar o status quo.
(B) Se deve imaginar o quanto uma lei pode alterar o status quo.
(C) Não deve-se imaginar que pelo menos uma lei basta para alterar o status quo.
(D) Não se deve imaginar, também, que basta uma lei para alterar o status quo.
(E) Nem imagine-se que uma lei possa alterar tão pouco o status quo.
Comentário: Primeiramente, podemos eliminar as alternativas (B), (C) e (E), pois não se deve iniciar frase com pronome átono e a palavra negativa atrai pronome átono.
Agora, devemos observar a preservação de sentido.
Note que o conectivo “tampouco” significa “também não”, o que está expresso na alternativa (D), que é a correta. Confirme:
Tampouco se deve imaginar que basta uma lei para alterar o statu quo.
Não se deve imaginar, também, que basta uma lei para alterar o status quo.
Gabarito extraoficial: D
11. (Classes de palavras: preposição: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem.)
Assinale a alternativa em que a preposição em destaque forma expressão com sentido de causa.
(A) … evitando que funcionários sucumbam às forças da inércia.
(B) Para estes, a escolha racional era não chamar a atenção…
(C) Já a dispensa de servidores por insuficiência de desempenho…
(D) … carece de sistema eficaz de incentivos e sanções.
(E) … uma vez posto em prática, a experiência servirá de base…
Comentário: A preposição “por” apresenta valor de causa e provamos isso trocando pela expressão causal “devido a”. Assim, a alternativa (C) é a correta:
Já a dispensa de servidores por insuficiência de desempenho…
Já a dispensa de servidores devido a insuficiência de desempenho…
Já a dispensa de servidores por causa de insuficiência de desempenho…
Gabarito extraoficial: C
12. (Ortografia oficial. Classes de palavras: preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal.) Em conformidade com a norma-padrão, a lacuna da frase-título da charge deve ser preenchida com:
(A) porque existe pessoas muito inseguras
(B) por que as pessoas continuam inseguras
(C) por que as pessoas sente-se inseguras
(D) devido à insegurança vivida pelas pessoas
(E) devido o sentimento de insegurança
Comentário: Tendo em vista que o conectivo causal ou explicativo corretamente grafado é “porque”, eliminamos as alternativas (B) e (C). Como sabemos que a locução prepositiva causal corretamente empregada em “devido a”, eliminamos a alternativa (E).
Como sabemos que o verbo “existe” é intransitivo e deve concordar com o sujeito “pessoas”, eliminamos também a alternativa (A).
Assim, a alternativa (D) é a correta.
Gabarito extraoficial: D
13. (Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários).) É correto concluir, à vista dos elementos verbais e não verbais, que
(A) a mulher e o garoto ignoram o fechamento da escola, revelando o seu desprestígio.
(B) o comportamento do garoto não incomoda a mulher, que acaba brincando com ele.
(C) o garoto se mostra animado com a notícia, mas a mulher evita expressar uma reação.
(D) o garoto demonstra alegria exagerada, o que faz com que a mulher reaja com tristeza.
(E) a mulher reage à manifestação do garoto, expressando contrariedade e repreendendo-o.
Comentário: A alternativa (A) está errada, pois a mulher e o garoto não ignoram o fechamento da escola.
A alternativa (B) está errada, pois o comportamento do garoto incomoda, sim, a mulher, por isso ela acaba o repreendendo.
A alternativa (C) está errada, pois a mulher expressa uma reação sim, pois ela acaba o repreendendo.
A alternativa (D) está errada, pois a mulher não reage com tristeza, mas com repreensão.
A alternativa (E) é a correta, pois a mulher reage à manifestação do garoto, expressando contrariedade e repreendendo-o e isso é visto por meio da sua fala e do gesto ao apontar o dedo para o menino.
Gabarito extraoficial: E
14. (Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Classes de palavras: substantivo: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem.)
Segundo o estudante do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP e membro do Núcleo de Estudos em Tecnologia e Sociedade (Nets), Victor Veloso, o Brasil precisa de uma regulamentação quanto à proteção de dados na internet, _________ de garantir a privacidade dos _________. Ele explica que as informações são coletadas em diversas plataformas, como Google e Facebook, com o consentimento dos usuários nos termos de uso. No entanto, o risco está na utilização dos dados para além de interesses econômicos, _________ com repasses aos governos. O estudante considera que a vigilância e a captação dos dados pode retirar a privacidade das pessoas e cercear sua liberdade. A _________ Direitos na Rede promove a campanha “Seus dados são você: Liberdade, proteção, regulação para tratar da garantia de privacidade dos dados na internet brasileira”.
(http://jornal.usp.br. Adaptado)
De acordo com a norma-padrão, as lacunas do texto devem ser preenchidas, respectivamente, com:
(A) a fim … cidadãos … possíveis … coalizão
(B) a fim … cidadões … possíveis … coalizão
(C) afim … cidadãos … possiveis … coalisão
(D) a fim … cidadões … possiveis … coalizão
(E) afim … cidadães … possíveis … coalisão
Comentário: A expressão “a fim de” só pode ser grafada com separação dos vocábulos “a” e “fim”. Assim, já eliminamos as alternativas (C) e (E). A flexão do substantivo “cidadão” no plural é “cidadãos”. Assim, eliminamos as alternativas (B) e (D) e já sabemos que a alternativa correta é a (A). Note que “possíveis” realmente deve receber acento gráfico por ser paroxítona terminada em “l”. Além disso, “coalizão” se escreve com “z”.
Gabarito extraoficial: A
15. (Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários).)
O texto lido corresponde a trecho de
(A) relato de vida de Augusto, irmão do narrador, traçando o perfil do mais velho, Miguel, por quem todos nutriam sentimentos dúbios, por seu caráter firme e sua força física.
(B) reminiscências de um dos irmãos, que assume a narração e relata episódios da infância, destacando a figura do irmão mais velho, marcante na vida dos demais por várias razões.
(C) lembranças do narrador, que teve uma infância difícil sob a opressão dos irmãos e de outros vizinhos truculentos, mas que consegue chegar ao final da vida perdoando a todos.
(D) recordações de Miguel, o narrador, em que se vangloria do fascínio que exercia sobre os irmãos nas brincadeiras de criança e na forma como os defendia de quem os ameaçasse.
(E) memórias do narrador, em que discute com o irmão Augusto a raiva e o desconforto que viviam em presença do irmão Miguel, mais velho e mais inteligente, porém violento.
Comentário: A alternativa (B) é a correta, pois há, sim, reminiscências (recordação, lembrança, memória) de um dos irmãos, o qual assume a narração e relata episódios da infância. Isso é identificado, dentre outras, na seguinte passagem do texto que mostra a narrativa de um dos personagens, a qual é marcada em expressões, como “nos detestássemos”, “a gente”, “um de nós”. Veja:
“Isto não quer dizer que nos detestássemos. Pelo contrário. A gente gostava bastante uns dos outros e não podia viver na separação. Se um de nós ia para o colégio (era longe o colégio, a viagem se fazia a cavalo, dez léguas na estrada lamacenta, que o governo não consertava), os outros ficavam tristes uma semana.”
Além disso, encontramos elementos que comprovam que o texto destaca a figura do irmão mais velho, marcante na vida dos demais por várias razões:
“Miguel era o mais velho, e fora fazer o seu ginásio. (…) Miguel era deste tamanho, impunha-se. Além disto, sabia palavras difíceis, inclusive xingamentos, que nos deixavam de boca aberta, ao explodirem na discussão, e que decorávamos para aplicar na primeira oportunidade, em nossas brigas particulares com os meninos da rua. Realmente, Miguel fazia muita falta, embora cada um de nós trouxesse na pele a marca de sua autoridade. E pensávamos com ânsia no seu regresso, um pouco para gozar de sua companhia, outro
pouco para aprender nomes feios, e bastante para descontar os socos que ele nos dera, o miserável.”
Gabarito extraoficial: B
16. (Sinônimos e antônimos.) Nas passagens – … irritava ainda mais o malogro da caça de passarinho … – e – …com o tiziu já longínquo … –, os termos destacados têm como antônimos, respectivamente:
(A) êxito e apartado.
(B) sucesso e próximo.
(C) sorte e imperceptível.
(D) infortúnio e distante.
(E) revés e perto.
Comentário: As palavras “malogro” e “longínquo” já apresentam uma estrutura vocabular que nos dá o sentido. Porém, a questão nos cobra o antônimo, isto é, o oposto. Assim, malogro tem relação com algo negativo, por isso cabe como oposto “sucesso”, “êxito”, “sorte”; a palavra “longínquo” demonstra que algo está longe, distante. Assim, o oposto pode ser “próximo” e “perto”. Portanto, a alternativa (B) é a correta.
Gabarito extraoficial: B
17. (Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). Regência verbal e nominal. Classes de palavras: pronome: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem.)
Assinale a alternativa em que a frase está coerente quanto ao sentido do texto e em conformidade com a norma-padrão.
(A) O tamanho de Miguel o impunha e ajudava quando os irmãos tinham de enfrentar os Guimarães com seu riso altruísta.
(B) Por causa do tamanho, Miguel se impunha em todos e os irmãos dele enfrentavam os Guimarães quando eles tinham riso bizarro.
(C) Mesmo sendo pequeno, Miguel impunha-se com os irmãos contra os Guimarães, quando esses vinham com seu riso bizarro.
(D) Miguel era um garoto grande e impunha-se aos demais. A lembrança dele ajudava os irmãos a enfrentar o riso perverso dos Guimarães.
(E) Como era grande, Miguel impunha-se sobre os irmãos e os Guimarães, assim que eles vinham com seu riso complacente.
Comentário: Para resolver a questão, é importante entender um pouco as características de Miguel na seguinte passagem do texto:
“Miguel era deste tamanho, impunha-se. Além disto, sabia palavras difíceis, inclusive xingamentos, que nos deixavam de boca aberta, ao explodirem na discussão, e que decorávamos para aplicar na primeira oportunidade, em nossas brigas particulares com os meninos da rua. Realmente, Miguel fazia muita falta, embora cada um de nós trouxesse na pele a marca de sua autoridade. E pensávamos com ânsia no seu regresso, um pouco para gozar de sua companhia, outro pouco para aprender nomes feios, e bastante para descontar os socos que ele nos dera, o miserável.”
A expressão “deste tamanho” não deixa claro se Miguel é grande ou pequeno, mesmo sendo o irmão mais velho; mas sua imposição a outros meninos já garante que ele não era demasiado baixo, como suporia a expressão “deste tamanho”. Assim, conseguimos entender que ele se impunha por sua força e naturalmente a altura ajudava.
O verbo pronominal “impunha-se” não rege preposição “em”, “sobre”, mas “a”. Assim, eliminamos as alternativas (B) e (E).
Além disso, como há dois referentes (“irmãos” e “Guimarães”) e o texto retoma o último, o pronome deveria ser “estes”. Assim, eliminamos a alternativa (C).
A alternativa (A) está errada, porque não era o tamanho do irmão que ajudava os irmãos a enfrentar os Guimarães, mas sim a lembrança das características do irmão.
Assim, resta a alternativa (D) como a correta, pois entendemos do texto que realmente Miguel era um garoto grande e impunha-se aos demais. A lembrança dele ajudava os irmãos a enfrentar o riso perverso dos Guimarães.
Você poderia ter ficado na dúvida quanto à concordância do verbo “enfrentar”, mas ele é um infinitivo impessoal. A concordância deste infinitivo é facultativa, pois tal verbo faz parte da oração subordinada substantiva objetiva indireta, em que o sujeito implícito é, na realidade, o objeto direto da oração anterior (os irmãos). Assim, ao flexionarmos o verbo no plural, destacamos o agente; ao não flexionarmos o verbo ao plural, há destaque à ação.
Gabarito extraoficial: D
18. (Sentido próprio e figurado das palavras.) Assinale a alternativa em que a expressão destacada está empregada em sentido figurado.
(A) … inclusive xingamentos, que nos deixavam de boca aberta…
(B) Miguel era o mais velho, e fora fazer o seu ginásio.
(C) … embora cada um de nós trouxesse na pele a marca de sua autoridade.
(D) Briga de irmãos… Nós éramos cinco e brigávamos muito…
(E) … a viagem se fazia a cavalo, dez léguas na estrada lamacenta…
Comentário: O sentido figurado está na expressão “de boca aberta”, pois não se quis afirmar que alguém ficou com a boca aberta, mas que todos ficavam surpresos. Assim, houve uma extensão do sentido para conotativo. As demais expressões não apresentam dificuldade na percepção de seu sentido literal.
Gabarito extraoficial: A
19. (Classes de palavras: verbo: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem.) Assinale a alternativa em que os verbos estão corretamente flexionados, de acordo com a norma-padrão.
(A) Miguel quebrava a sua cara, se estivesse aqui. Mas quando ele estar aqui, garanto que você não deixará o passarinho fugir.
(B) Miguel quebrava a sua cara, se estivesse aqui. Mas quando ele vim aqui, garanto que você não deixa o passarinho fugir.
(C) Miguel quebraria a sua cara, se estivesse aqui. Mas quando ele vir aqui, garanto que você não deixava o passarinho fugir.
(D) Miguel quebra a sua cara, se estivesse aqui. Mas quando ele pôr os pés aqui, garanto que você não deixaria o passarinho fugir.
(E) Miguel quebraria a sua cara, se estivesse aqui. Mas quando ele estiver aqui, garanto que você não deixará o passarinho fugir.
Comentário: A alternativa (E) é a correta e a questão cobra o seu conhecimento da combinação entre os tempos futuro do pretérito do indicativo (quebraria) com o pretérito imperfeito do subjuntivo (estivesse), além da combinação do futuro do subjuntivo (estiver) com o futuro do presente do indicativo (deixará). Ademais a banca cobrou a flexão irregular de alguns verbos. Veja abaixo em negrito os verbos corrigidos e estão sublinhados aqueles que estão corretos e servem de base na combinação temporal.
(A) Miguel quebraria a sua cara, se estivesse aqui. Mas quando ele estiver aqui, garanto que você não deixará o passarinho fugir.
(B) Miguel quebraria a sua cara, se estivesse aqui. Mas quando ele vier aqui, garanto que você não deixará o passarinho fugir.
(C) Miguel quebraria a sua cara, se estivesse aqui. Mas quando ele vier aqui, garanto que você não deixará o passarinho fugir.
(D) Miguel quebraria a sua cara, se estivesse aqui. Mas quando ele puser os pés aqui, garanto que você não deixará o passarinho fugir.
(E) Miguel quebraria a sua cara, se estivesse aqui. Mas quando ele estiver aqui, garanto que você não deixará o passarinho fugir.
Gabarito extraoficial: E
20. (Classes de palavras: adjetivo: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem.) Assinale a alternativa em que estão destacados, respectivamente, um adjetivo e uma locução adjetiva.
(A) Miguel era o mais velho… /… a viagem se fazia a cavalo.
(B) …os socos que ele nos dera, o miserável. /… de certo modo participava dele.
(C) …para aprender nomes feios… /… o risinho malévolo dos Guimarães.
(D) Você assustou ele falando alto… /… teria impedido a fuga do pássaro.
(E) E pensávamos com ânsia no seu regresso… /… o tapa no rosto de Tito.
Comentário: O adjetivo é palavra que caracteriza um substantivo, como ocorreu com “velho” e “feios”. O adjetivo “miserável” foi substantivado pelo artigo “o. A locução adjetiva é o ajuntamento de uma preposição com um nome e tal expressão resultante deve caracterizar um substantivo, como ocorreu com “dos Guimarães” e “de Tito”.
Assim, já que “alto” é, neste contexto, advérbio, e “ânsia” é substantivo, eliminamos as alternativas (D) e (E). Como sabemos que “a cavalo” e “de certo modo” são locuções adverbiais de modo, eliminamos também as alternativas (A) e (B), restando a (C) como a correta.
Gabarito extraoficial: C
Agente da Fiscalização – Administração
Agora, vamos para a prova de agente da fiscalização – administração
01. Assinale a alternativa cuja frase, redigida com base nos versos “Mesmo a quem não tem fé / A fé costuma acompanhar”,
está em conformidade com a norma-padrão.
(A) Se tem pessoas sem fé, mesmo assim esta costuma acompanhar elas.
(B) Podem haver pessoas sem fé, e mesmo assim a fé costuma acompanhar-lhes.
(C) Se têm pessoas sem fé, esta, mesmo assim, tem acompanhado-as.
(D) Mesmo as pessoas que não têm fé costuma ter esta acompanhando-lhes.
(E) Há pessoas que não têm fé; mesmo assim, a fé costuma acompanhá-las.
Gabarito extraoficial: E
02. Assinale a alternativa em que se apresentam, respectivamente, os sentidos dos termos destacados em “Mesmo a quem não tem fé” e “Que a fé não costuma faiá”, acompanhados de seus equivalentes entre parênteses.
(A) inclusão (Até) e explicação (Pois).
(B) afirmação (Realmente) e conclusão (Portanto).
(C) oposição (Mas) e restrição (Cuja).
(D) conclusão (Assim) e oposição (Mas).
(E) condição (Se) e consequência (Tanto que).
Gabarito extraoficial: A
03. Leia a tira.
A leitura comparativa entre a tira e a canção de Gilberto Gil permite concluir que os dois textos
(A) apresentam o mesmo sentido em relação à fé: embora pareça que seja infalível, na verdade, ela não livra ninguém dos problemas.
(B) mostram a fé como forma infalível de superar situações adversas e difíceis da vida, até mesmo para quem não a tem.
(C) convergem quanto à fé no sentido de que ela seguramente resolve os problemas da vida de quem crê ou não.
(D) mostram diferentes percepções quanto à fé: a canção diz que ela ajuda até quem não a tem, ao contrário da tira, que a questiona.
(E) trazem percepções antagônicas da fé, ficando claro, na tira, que a crença destrói as situações de má sorte.
Gabarito extraoficial: D
04. De acordo com o texto, o papel do Brasil no cenário mundial da energia solar fotovoltaica é
(A) bastante destacado, uma vez que o país tem perseguido índices de investimento apenas superados por nações desenvolvidas que são referência na área.
(B) justamente reconhecido, porque o país possui uma das matrizes de geração de energias mais limpas e se destacou, no relatório da AIE, na seara das fontes renováveis.
(C) pouco importante, apesar de o país ter um investimento na área que o coloca em situação vantajosa quando comparado aos demais países.
(D) insignificante, com baixos investimentos nessa fonte energética do futuro, por ainda privilegiar outras matrizes de geração de energia limpa.
(E) inexpressivo, acompanhado pela questionável matriz energética do país, que insiste em investir em álcool combustível, que não corresponde às demandas do futuro.
Gabarito extraoficial: E
05. Observe as duas passagens do texto:
• O governo de Pequim incentiva essa fonte limpa na tentativa de minorar a poluição do ar gerada por termelétricas a carvão… (4o parágrafo)
• Sob esse estímulo, o país asiático já representa 50% da demanda global por painéis fotovoltaicos e manufatura 60% desses equipamentos. (5o parágrafo)
Analisando-se as informações, conclui-se que as do 5o parágrafo representam
(A) ressalva com dados que desqualificam o fato mencionado no parágrafo anterior, o qual sugere que as termelétricas poluem o ar.
(B) consequência do que se apresenta no parágrafo anterior, que define as termelétricas a carvão como uma das causas da poluição do ar.
(C) oposição ao contido no parágrafo anterior, que afirma serem as termelétricas a carvão a causa exclusiva da poluição do ar.
(D) hipótese para superar a situação apresentada no parágrafo anterior, que afirma ser possível a poluição do ar a partir das termelétricas.
(E) comparação entre os fatos mencionados no parágrafo anterior, que aponta a problemática da poluição do ar.
Gabarito extraoficial: B
06. Nas passagens “aparece como a grande estrela do relatório” (1º parágrafo), “Já a China responde por 40% da capacidade renovável” (4o parágrafo) e “na tentativa de minorar a poluição do ar” (4º parágrafo), os termos em destaque significam, correta e respectivamente:
(A) influência; retribui; incentivar.
(B) figura; equivale a; amenizar.
(C) destaque; é responsável por; diminuir.
(D) insígnia; é produtora de; relativizar.
(E) atração; corresponde a; extinguir
Gabarito extraoficial: C
07. Assinale a alternativa em que a vírgula está empregada de acordo com a norma-padrão.
(A) Mais uma vez a China foi, a responsável, por colocar a energia fotovoltaica no papel de estrela conforme mostra o relatório “Renováveis 2017 – Análise e Previsões para 2022”.
(B) Mais uma vez, a China, foi a responsável por colocar a energia fotovoltaica no papel de estrela conforme mostra o relatório “Renováveis 2017 – Análise e Previsões para 2022”.
(C) A China mais uma vez foi a responsável, por colocar a energia fotovoltaica no papel de estrela, conforme mostra o relatório “Renováveis 2017 – Análise e Previsões para 2022”.
(D) A China, foi a responsável, mais uma vez, por colocar a energia fotovoltaica no papel de estrela, conforme mostra o relatório “Renováveis 2017 – Análise e Previsões para 2022”.
(E) A China, mais uma vez, foi a responsável por colocar a energia fotovoltaica no papel de estrela, conforme mostra o relatório “Renováveis 2017 – Análise e Previsões para 2022”.
Gabarito extraoficial: E
08. Considerando o texto em sua totalidade, assinale a alternativa que interpreta o último parágrafo adequadamente e está em conformidade com a norma-padrão de regência.
(A) O papel duvidoso do Brasil em produção de álcool combustível faz com que o país prefira investir, no futuro, em energia solar fotovoltaica do que em biocombustíveis.
(B) Todos concordam da liderança do Brasil na produção de álcool combustível, mas o país, no futuro, quer estar apto em produzir energia solar fotovoltaica.
(C) Apesar de o Brasil ser líder em álcool combustível, não se tem certeza que poderá destacar-se no futuro, que é solar, na geração de energia solar fotovoltaica.
(D) O Brasil é líder inconteste em álcool combustível, mas, como o futuro é solar, o país tem de aspirar ao papel de grande gerador de energia solar fotovoltaica.
(E) O Brasil chegou na liderança de álcool combustível e, por isso, anseia para o futuro o posto de maior gerador mundial de energia solar fotovoltaica.
Gabarito extraoficial: D
09. Assinale a alternativa em que a concordância está de acordo com a norma-padrão.
(A) 40% da capacidade renovável em 2016 está com a China, e os maiores índices provêm da energia solar.
(B) Existirá demandas para o etanol e o biodiesel, embora o noticiário se concentre na voga dos veículos elétricos.
(C) Como mostra os dados, a China e o Brasil, quanto aos investimentos em energia solar, possui distintos perfis de investimento.
(D) O potencial das usinas hidrelétricas e eólicas mostram o Brasil com uma das matrizes de geração mais limpas.
(E) Notam-se que, no Brasil, no que respeita à energia solar fotovoltaica, algumas centrais de grande pujança começa a se instalar.
Gabarito extraoficial: A
10. _____________ que a geração solar foi a que mais cresceu entre as energias renováveis. Embora ________ muito nesse tipo de energia, não ______ que todos os países têm a mesma preocupação com a questão.
De acordo com a norma-padrão, as lacunas da frase devem ser preenchidas, respectivamente, com:
(A) Se vê … se tenha investido … pode-se dizer
(B) Vê-se … tenha investido-se … se pode dizer
(C) Vê-se … se tenha investido … se pode dizer
(D) Se vê … tenha-se investido … pode-se dizer
(E) Vê-se … tenha investido-se … pode dizer-se
Gabarito extraoficial: C
11. Leia a charge.
No plano da linguagem verbal, o efeito de humor da charge decorre
(A) da imprecisão do diálogo das personagens, razão pela qual não se entende o sentido de “raso”.
(B) da aproximação de sentido presente nas falas das personagens, com os termos “chato”, “plana” e “raso”.
(C) da forma respeitosa como as personagens se tratam, o que se comprova com o adjetivo “raso”.
(D) do contraste de sentido na fala das personagens, nas quais os adjetivos “chato” e “plana” se opõem.
(E) da fala confusa da personagem, quando utiliza o adjetivo “plana” para referir-se à Terra.
Gabarito extraoficial: B
Leia o texto para responder às questões de números 12 e 13.
Sempre se imaginou que o uso exagerado de smartphones e tablets, com o corpo curvado e a atenção sugada pela tela, pudesse fazer _________ para o corpo. Estudos recentes constatam: faz sim. Uma das pesquisas revela um malefício surpreendente: o _____ eletrônico acelera o surgimento de rugas no pescoço. Criou-se até um termo, tech neck (neck é pescoço, em inglês), para designar os _______ que resultam da postura equivocada. Um trabalho coordenado pela Universidade Chung-Ang, da Coreia do Sul, mostrou que mulheres a partir dos 29 anos apresentaram vincos na região do pescoço – enquanto o natural seria depois do 40. O ponto em comum entre as pessoas investigadas: o ______ uso dos eletrônicos.
(Taís Botelho. Erga a cabeça! Veja, 16.08.2017. Adaptado)
12. De acordo com a norma-padrão, as lacunas do texto devem ser preenchidas, respectivamente, com:
(A) mau … vício … prejuizos … mal
(B) mal … vicio … prejuizos … mal
(C) mau … vício … prejuízos … mau
(D) mau … vicio … prejuizos … mal
(E) mal … vício … prejuízos … mau
Gabarito extraoficial: E
13. Assinale a alternativa em que a preposição em destaque forma expressão cujo sentido é de modo.
(A) … com o corpo curvado e a atenção sugada pela tela…
(B) O ponto em comum entre as pessoas investigadas…
(C) … apresentaram vincos na região do pescoço…
(D) … que resultam da postura equivocada.
(E) Um trabalho coordenado pela Universidade Chung-Ang…
Gabarito extraoficial: A
14. O texto relata a situação ocorrida no velório do velho Irineu, enfatizando que
(A) cabia a Altamirando resgatar o dinheiro do morto para dividir com os familiares, considerando que o sentimento de perda deles era genuíno.
(B) acontecia com o morto aquilo que ele desejava em vida, a saber, ser enterrado com algum dinheiro e poder ajudar os familiares necessitados.
(C) era provável que algum parente do morto ousasse desobedecer ao seu desejo, porém foi Altamirando que o fez, magoado por ser chamado de vagabundo.
(D) havia, por parte dos parentes, mais interesse econômico do que afetivo, o que se confirma na passagem final, com a atitude de Altamirando.
(E) ocorria uma forte compaixão da família pelo morto, o que muitos relacionaram ao fato de haver uma grande quantia em dinheiro no cofre.
Gabarito extraoficial: D
15. Nas passagens “Um médico do SAMDU, muito a contragosto, compareceu ao local…” (1º parágrafo) e “A parentada chorava às pampas…” (4º parágrafo), as expressões em destaque opõem-se, quanto ao sentido, respectivamente, a:
(A) com esmero; intensamente.
(B) com alegria; metodicamente.
(C) com satisfação; comedidamente.
(D) com ojeriza; placidamente.
(E) com desdém; ocasionalmente.
Gabarito extraoficial: C
16. Assinale a alternativa em que os termos estão empregados em sentido próprio.
(A) … pro velho gastar com minhoca.
(B) Tirou os sessenta milhões de dentro do caixão…
(C) Seu Irineu pisou no prego e esvaziou.
(D) … um jeito de passar o morto para trás.
(E) Era muita sopa deixar aquele dinheiro ali…
Gabarito extraoficial: B
17. Assinale a alternativa em que, se o termo em destaque for flexionado no plural, o verbo da oração também deverá ir para o plural.
(A) Tomou-se conhecimento de uma carta…
(B) … para não haver dúvida…
(C) Apanhou um resfriado…
(D) … e deu o atestado de óbito.
(E) Alguns dias depois, deu-se o evento.
Gabarito extraoficial: E
18. Assinale a alternativa em que, na expressão destacada, o termo “o” está empregado como pronome demonstrativo.
(A) Apanhou um resfriado, do resfriado passou à pneumonia…
(B) … em que se tomou conhecimento do que a carta dizia…
(C) … uma carta […] cuidadosamente colocada dentro do cofre…
(D) … para desrespeitar a vontade do falecido.
(E) … e que foi ganho com o suor do meu rosto.
Gabarito extraoficial: B
19. No enunciado do 4º parágrafo “Para quê! Nunca se chorou tanto num velório, sem se ligar pro morto. A parentada chorava às pampas, mas não apareceu ninguém com peito para desrespeitar a vontade do falecido.”, as expressões destacadas reportam, correta e respectivamente, aos sentidos de
(A) coletivo e oposição.
(B) grupo seleto e conclusão.
(C) dispersão e consequência.
(D) conjunto e adição.
(E) restrição e comparação.
Gabarito extraoficial: A
20. Leia a tira.
As frases do primeiro e do último quadrinho estão reescritas em conformidade com a norma-padrão em:
(A) Nós vamos ficando cansada, por que a idade chega. / De fazer planos que nos vamos cansando.
(B) Haja visto a idade, nós vamos ficando cansadas. / Nós vamos se cansando é de fazer planos.
(C) Nós vamos ficando cansadas, porquê a idade chega. / É de fazer planos que vamos se cansando.
(D) Nós vamos ficando cansadas porque a idade chega. / Nós vamos nos cansando de fazer planos.
(E) Haja vista o avanço da idade, nós vamos ficando cansada. / Nós vamos se cansando de fazer planos.
Gabarito extraoficial: D
Bom, pessoal!
Espero ter ajudado!
Amanhã a gente observa o gabarito preliminar da banca para notar se houve alguma divergência e se cabe algum recurso.
Pode haver, logicamente, alguma divergência, mas a gente fica de olho, ok?!
Grande abraço a todos e me sigam no Instagram: @decioterror
Décio Terror