Olá, pessoal!
Segue a prova anexa DPE RJ, Técnico Médio de Defensoria Pública (prova tipo 1 – branca), com o gabarito extraoficial.
O gabarito é o seguinte:
Português
1.C 2.B 3.E 4.A 5.C 6. E 7. E 8. E 9. C 10. A 11. B 12. E 13. E 14. A 15. D 16. D 17. E 18. D 19. C 20. C 21. A 22. C 23. A 24. B 25. E 26. C 27. E 28. D 29. E 30. B
Grande abraço!
Décio Terror
Foi publicada a homologação do resultado final e classificação do Processo Seletivo Simplificado do Ministério…
Editais publicados para o INPP e INSA Novos candidatos foram habilitados para correção da prova…
Novo edital solicitado com 857 vagas! Novos candidatos foram habilitados para correção da prova discursiva…
Novos candidatos foram habilitados para correção da prova discursiva do concurso Instituto Nacional de Estudos…
Novos candidatos foram habilitados para correção da prova discursiva do concurso Advocacia Geral da União,…
Ver comentários
Professor, as provas foram diferentes.
Esse é qual tipo de prova?
Olá Aline. Essa é a tipo 1 - Branca. Mesmo que as provas sejam diferentes, é possível ver o início da frase da questão e da alternativa para poder comparar com seu tipo de prova.
Att. Equipe Estratégia Concursos
Toamara que o senhor tenha invertido alguma coisa. kkkk
Olá!
"6: (A respeito de algumas tragédias que [... 'Por que o Brasil repete as suas tragédias'.] )
Gabarito: E (responder à pergunta)"
O "por que" separado no início da frase não deveria ser usado tão somente em se tratando de interrogativa direta, o que, a propósito, via de regra, deveria terminar com ponto final?
Interrogativas INdiretetas também se prestam à responder perguntas?
Muito obrigado!
GENTE! SAIU O GABARITO OFICIAL E TEM TRÊS QUESTÕES DIFERENTES DO PROFESSOR DÉCIO! E EU ACERTEI DO GABARITO DELE MAS ERREI NA OFICIAL...
É A QUESTÃO DA CONCORDÂNCIA ERRADA E CONCORDÂNCIA DERAM COMO CERTO A ALTERNATIVA E ( BARROCO/ CARACTERÍSTICAS OU ESTILO)
OUTRA É A QUESTÃO SOBRE A CARROÇA DO PEDREIRO ( DECIO COLOCOU COMO CERTO LIMITAÇÕES TEMPORAIS COLOCARAM COMO CERTO A LIMITAÇÃO FÍSICA)
E POR FIM A QUESTÃO inadimplência reduzida ... colocaram como certo a alternativa certa .. o exemplo que passa de um fato particular para um de caráter geral)
Poxa isso não pode ter acontecido...
Boa noite a todos, preciso recorrer a duas questões, alguém poderia me dar uma luz de como fazê-lo?
13 As festas cíclicas dos negros tornaram-se... marquei letra C como o professor (GABARITO E)
20 Inadimplência reduzida. Alguns dos entrevistados... marquei a letra E também como o professor (GABARITO A)
Gente, alguma questão de português passível de recurso???
Boa noite, Professores e Alunos.
Tenho interesse em recorrer das questões abaixo e gostaria, se possível, do auxílio de vocês.
PROVA TIPO 2 - VERDE
Questão 3 - Uma reportagem que abordava a delinquência juvenil (...)
Gabarito: alternativa "E"
Para mim, a palavra "motivo" poderia significar "motivar, incentivar", enquanto que a palavra "motivos" teria significado de "razões", havendo, portanto, mudança de sentido. Desta forma, não poderia ser o gabarito da questão.
Questão 10 - No texto 2 há uma série de adjetivos que se referem a substantivos (...)
Gabarito: alternativa "C".
S.MJ, entendo que a questão deveria ser anulada. Isso porque, a palavra "diferentes" concorda com a palavra "terras", razão pela qual não poderia ser a resposta da questão, uma vez que o examinador pede o erro de concordância. Por sua vez, a alternativa "E" (que eu marquei, inclusive) poderia ser considerada a resposta da questão, mas penso que a palavra "barroco" poderia concordar só com a palavra "estilo" (face a proximidade no texto) como com a expressão toda "característica ou estilo", ficando no plural.
Questão 28 - "Todas as formas estão diluídas. Cinco horas da manhã (...)"
Gabarito: alternativa "A".
Na minha concepção, o observador da cena não pode descrever perfeitamente o que vê em virtude de questões temporais (alternativa "E"), pois o texto deixa claro que são 5 horas da manhã. Como é cediço, costuma está escuro nesse horário, impossibilitando que qualquer pessoa, com ou sem limitação física da visão, enxergue o cenário ao seu redor com toda a clareza desejada.
Desde já agradeço qualquer ajuda que auxilie na fundamentação dos recursos.
Desde já agradeço qualquer ajuda que auxilie na fundamentação dos recursos."
A questão diz que, no texto, o observador não pode descrever perfeitamente o que vê em função de "limitações", sendo uma das opções "físicas".
EMBORA CONSIDERANDO-SE AS CONDIÇÕES DO CLIMA-TEMPO E DO HORÁRIO, O ALUDIDO OBSERVADOR NÃO PODE DESCREVER O QUE VÊ POR CAUSA DE UMA LIMITAÇÃO SENSORIAL DA VISÃO HUMANO. NOTE: NA CERRAÇÃO, A ÁGUIA, POR EXEMPLO, VÊ ALÉM DO QUE O HOMEM PODE VER; NO ESCURO, OS GATOS VÊEM ALÉM DO QUE O HOMEM VÊ; O HOMEM NÃO PODE VER A BACTÉRIA, VÍRUS, MOCRÓBIOS A OLHO NÚ, MAS ELES EXISTEM; O HOMEM NÃO VÊ BURACOS NEGROS A OLHO NÚ, MAS, SALVO MELHOR JUÍZO, ELES EXISTEM. DITO ISSO, A LIMITAÇÃO É FÍSICA, POIS A ÓTICA É UM RAMO/UMA ÁREA DA FÍSICA, QUE É UMA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZAS, PELA QUAL SE ESTUDA O FENÔMENOS ASSOCIADOS À LUZ. A ÓTICA, POR USA VEZ, RAMIFICA-SE EM: ÓTICA GEOMÉTRICA E ÓTICA FÍSICA.
A física é a ciência que investiga as leis do universo no que diz respeito à matéria e à energia, que são seus constituintes, e suas interações.
As áreas em que se divide a Física são: Acústica (estudo do som - no caso, temos o estrondo e o ruído); Eletricidade (estuda a eletricidade); Mecânica (estudo do movimento - no caso, temos a carroça que passa); Nuclear (estuda os núcleos e a matéria nuclear); Óptica (estudo da luz - no caso, temos o vulto). A RAZÃO PELA QUAL ELE NÃO PODE DESCREVER O QUE VÊ PODE SER FÍSICA, ANTE A LIMITAÇÃO DA VISÃO DO OBSERVADOR, QUAL SEJA, A CERRAÇÃO ÀS CINCO HORAS DA MANHÃ.
Pelo senso comum, a expressão "limitações físicas" remete à deficiência física ou deficiência motora, que é uma limitação do funcionamento físico-motor de um ser humano ou animal irracional. NÃO É ESSA A RAZÃO PELA QUAL ELE NÃO PODE DESCREVER O QUE VÊ.
A Deficiência é toda perda ou anomalia de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano.
A deficiência visual ou perda visual é a perda ou diminuição grave e irreversível da função visual que não é corrigível com lentes ou cirurgia e que interfere com as tarefas do dia-a-dia. RESTA CLARO, POIS, QUE NÃO É ESSA A RAZÃO PELA QUAL ELE NÃO PODE DESCREVER O QUE VÊ, POIS NÃO É CEGO.
O termo "TEMPORAL" é relativo a tempo; que passa com o tempo; temporário, passageiro, provisório. Mesmo que cinco horas da manhã seja relativo a HORÁRIO, este não deixa de integrar o TEMPO (DURAÇÃO) de um dia; o que tem 24 h.
O "tempo" se refere à duração de um fato, a uma determinada época, ou a um MOMENTO ATMOSFÉRICO, inclusive, CHAMAM-SE TEMPORAIS as chuvas que se caracterizam pelos ventos fortes, trovoadas e relâmpagos.
O "tempo", pois, é o momento atmosférico - o que não se confunde com clima, que é o estudo médio do tempo para o determinado período ou mês em uma certa localidade, portanto, é o que o define.
Considerando-se (i) o horário do dia, qual seja, cinco horas da manhã, quando costuma estar escuro, (ii) o "vulto", que - junto com o ruído - se dissolve na (iii) cerração, que é o termo termo popular de nevoeiro, o que acontece quando uma nuvem está sobre o solo ou próximo dele, e é mais comum em cidades de altitude elevada (OBS.: Não entendi no texto a "cidade afundada"), tais como serras, provocada pela cerração, o que causa da ausência de clareza, de entendimento, obscuridade, sombra, TEMOS UMA LIMITAÇÃO FÍSICA.
P.S. 1: No Direito Constitucional, as "limitações temporais" consistem na vedação de alteração das normas constitucionais por determinado lapso de tempo - isso não tem nada a ver com a matéria, logo, trata-se de um mero registro.
P.S. 2: Eu também errei esta questão... marquei "temporais" também.