Gabarito extraoficial PM MA Português
Gabarito extraoficial PM MA Português
Olá, pessoal!
Recebi apenas uma prova Português agora e vou comentando aqui.
Para ajudar na identificação da questão, coloquei apenas as primeiras palavras de cada questão.
Assim que eu receber as demais, eu complemento aqui neste post.
Uma observação muito importante aqui:
O fato de eu colocar aqui o gabarito preliminar não significa fechamento de causa, principalmente porque a banca CESPE tem colocado gabaritos preliminares, às vezes discordantes do nosso e esta publicação tem a intenção de você verificar a minha interpretação, juntar com o que você também defende. Havendo discordâncias, coloque nos comentários. Assim, eu posso rever a minha posição e, se for o caso, mostrar a você os motivos de meu pensamento ser diferente do seu.
Principalmente hoje temos comentado muitas provas realizadas ontem e naturalmente a pressa pode não ser amiga da perfeição.
Então vamos lá! Qualquer discordância, coloque nos comentários.
1. O termo “a instituição” (linha 4)…
Comentário: A expressão “a instituição” retoma “Polícia Militar do Maranhão” (linha 1). Note que a expressão “Corpo de Polícia Militar da Província do Maranhão” é o primeiro nome dado à instituição, ele é mais restritiva. Assim, quando o texto afirma que tal instituição mudou de nome ao longo de 115 anos, requer-se uma retomada mais abrangente (PMMA), e não tão restritiva quanto o primeiro nome dela.
Esta é uma interpretação viável e que invalidaria a afirmação, dando a questão como errada. Mas, em se falando de banca CESPE, devemos sempre tomar muito cuidado com o seu gabarito preliminar. Assim, fiquemos de olho.
Gabarito: E
2. De acordo com o texto, entre 1951 (…) e 1966, a PM/MA não tinha oficiais em seu comando.
Comentário: No texto não se afirmou que a instituição não apresentava oficiais neste período. Na realidade, só foi dito que a primeira turma de oficiais da PM/MA com CFO formou-se em 1966. Isso não quer dizer que não havia outras formas de haver oficiais na corporação.
Gabarito extraoficial: E
3. A correção gramatical e o sentido original do texto seriam mantidos caso a forma verbal “aconteceram” (linha 9) fosse substituída por ocorreu ou ocorreram.
Comentário: No texto, temos o seguinte: “…aconteceram formações”. Assim, o verbo “aconteceram” é intransitivo e “formações” é o sujeito. Na substituição, cabe apenas o plural “ocorreram”, pois este verbo é também intransitivo e o sujeito continua sendo o plural “formações”.
Gabarito extraoficial: E
4. Infere-se do texto que, até 1993, a formação…
Comentário: O segundo parágrafo confirma a afirmação como correta, pois a primeira turma de oficiais da PMMA teve sua primeira formação em Minas Gerais. Em seguida, falou-se que daí em diante houve formação de oficiais em outros estados. Assim, a afirmação está correta.
Gabarito extraoficial: C
5. O autor do texto optou pela utilização de um nível de linguagem predominantemente informal…
Comentário: A afirmação está errada, pois a linguagem é predominantemente formal, pois preserva os aspectos da gramaticalidade, sem expressões da oralidade ou que transmitiriam liberdade linguística.
Gabarito extraoficial: E
6. A forma verbal empregada no trecho “Entre nesta luta”…
Comentário: A forma verbal “Entre” é o imperativo afirmativo, o qual é empregado justamente para envolver o leitor a executar a ação nele expressa. Dizemos que o imperativo é empregado muitas vezes para mudar comportamento, induzir e canalizar a uma ação desejada, assim como ocorreu nesta frase. Assim, a afirmação está correta.
Gabarito extraoficial: C
7. A vírgula logo após “Prezado(a) Senhor(a)” foi empregada para isolar um vocativo.
Comentário: A vírgula realmente marca o isolamento do vocativo, o chamamento de alguém.
Gabarito extraoficial: C
8. A correção gramatical do texto seria mantida com a substituição da preposição “para” pela preposição “a”…
Comentário: A afirmação está correta, pois o verbo “convidar” rege tanto a preposição “a” quanto “para”: convidar alguém a realizar alguma ação, convidar alguém para realizar alguma ação.
Gabarito extraoficial: C
9. Dado o emprego da forma verbal “passou” (linha 1)…
Comentário: O verbo “passou” encontra-se no seguinte trecho: “A questão da segurança pública passou a ser considerada problema fundamental e principal desafio ao Estado de direito no Brasil”. Assim, se ela passou a ser considerada problema, isso é sinal de que antes não havia tal consideração.
Portanto, a afirmação está correta.
Gabarito extraoficial: C
10. De acordo com o texto, devido ao fato de praticamente…
Comentário: A afirmação está incorreta, pois o segundo parágrafo do texto menciona que é a amplitude dos temas e problemas relativos à segurança pública que alertam para a necessidade de qualificação do debate.
Gabarito extraoficial: E
11. No texto, a palavra “adstrito” (linha 11) tem o mesmo sentido de limitado.
Comentário: Tal palavra se encontra no seguinte contexto: O problema da segurança pública, portanto, não pode mais estar adstrito apenas ao repertório tradicional do direito… Assim, podemos entender que o problema da segurança pública, portanto, não pode mais estar limitado apenas ao repertório tradicional do direito…
Gabarito extraoficial: C
12. A locução “mas também” (linha 15) estabelece uma relação de oposição…
Comentário: Tal expressão contém o advérbio “também”, o qual denota inclusão, adição. Assim, mesmo havendo a conjunção “mas”, esta tem apenas um papel enfático.
Gabarito extraoficial: E
13. Conforme o último parágrafo do texto, inexistem ações colaborativas…
Comentário: No último parágrafo, uma palavra-chave que nos ajuda a perceber o erro da afirmação da questão é o verbo “estimular”, tendo em vista que o fato de estimular a parceira entre órgãos do poder público e da sociedade civil não significa essencialmente que tal parceria ainda não tivesse ocorrendo, mesmo que de forma pouco eficiente. Assim, não há elementos no último parágrafo que confirmem que inexistem ações colaborativas entre o poder público e a sociedade civil.
Gabarito extraoficial: E
14. No texto, predominam o uso da linguagem denotativa e o tipo textual argumentativo.
Comentário: É natural que um texto argumentativo naturalmente lance mão de uma linguagem denotativa, isto é, evita-se a linguagem figurada, justamente para que se possa ser bem objetivo e claro na abordagem do assunto e na defesa do ponto de vista.
Foi o que ocorreu neste texto: nota-se um texto argumentativo, pois defende a necessidade da integração dos órgãos públicos e sociedade num tema muito importante atualmente: a segurança pública.
Gabarito extraoficial: C
Sigo comentando e tentando achar a outra prova…
Daqui a pouco, volte a este post para verificar as demais questões comentadas…
Grande abraço!
Décio Terror