Gabarito Extraoficial PM-AL – Português
Olá, pessoal! Tudo bem?
Sou a professora Rafaela Freitas!
Hoje, 29/10, foi realizada a prova da PM-AL e quero trazer as minhas impressões acerca da prova de Português.
Devo ressaltar que o gabarito oficial ainda não foi publicado e estamos lidando com a banca Cespe! Farei aqui um gabarito extraoficial. Que fique claro que pode não ser fiel ao da banca, mas, para qualquer resultado diferente, vou analisar e propor sugestão de recurso.
Vamos para a prova (PM-AL – Soldado Combatente 2017 – Cespe).
Questões de interpretação sobre o texto CB1A1AAA.
01. De acordo com o texto, um dos mecanismos utilizados…
O item está ERRADO, pois afirma que a punição de crimes refere-se a condutas que vão contra a qualquer tipo de regra. Não é isso que o autor afirma na segundo parágrafo do texto: “considera-se crime a transgressão de regras socialmente preestabelecidas, que variam de acordo com a sociedade e o contexto histórico” (grifos meus), ou seja, não é qualquer tipo de regra, mas sim aquelas preestabelecidas em cada tipo de sociedade.
Bom, questões de interpretação nas provas Cespe são sempre bastante subjetivas, vamos aguardar!
02. Para o autor do texto… a tese que associa a criminalidade…
O item está CORRETO, o que é possível confirmar nas últimas linhas do terceiro parágrafo: “Essa associação sustenta a premissa de que o crime seja combatido e punido com maior rigor e frequência nas classes economicamente mais desfavorecidas, em contraposição à tolerância a à impunidade de crimes cometidos tipicamente ou ocasionalmente por indivíduos detentores do poder”.
03. Para o autor do texto, a pobreza pode ser considerada um tipo de violência…
O que o autor explicita é que, na sociologia, há hipóteses que associam os índices de criminalidade à pobreza, fazendo a construção do pensamento para o que ele vai afirmar no parágrafo seguinte: a pobreza é uma violência. Item ERRADO.
04. No texto, o autor faz referência a dois tipos…
O que se afirma no item está CORRETO e respaldado nas linhas 30-34 no último parágrafo.
05. Depreende-se do último parágrafo…
O item está CORRETO. Quando a violência é ligada diretamente à pobreza, os cidadãos menos favorecidos ficam mais vulneráveis, pois são todos culpabilizados quando apenas uma parte menor da sociedade praticou os crimes.
06. O texto visa comprovar que…
O autor cita que os índices de criminalidade estão ligados à pobreza em nossa sociedade e aprofunda esse assunto defendendo a tese de que nem toda violência é considerada crime, já que a pobreza parece ter sido criminalizada. Item ERRADO.
Questões de linguística sobre o texto CB1A1AAA.
07. Na linha 01, a posição do advérbio…
O item está CORRETO, já que os advérbios, quando não isolados por vírgulas, é fator de próclise.
08. No texto, as palavras “violência” e “crime”…
O item está ERRADO, pois o autor não coloca as duas palavras como antônimas, mas apenas as diferencia! Tanto que ele explicita no seguinte trecho: “nem toda violência é considerada crime”, isso quer dizer que algumas violências são crimes sim, o que nos leva a uma possível sinonímia ainda que imperfeita.
09. O sujeito das formas verbais…
Quando é possível encontrar o sujeito de um verbo a partir de suas desinências, temos sujeito elíptico ou oculto, não indeterminado. É o caso dos verbos “pensamos” e “levamos”, que possuem sujeito elíptico “nós”. Item ERRADO.
10. No texto, a expressão “de acordo com”…
O item está CORRETO. A locução conjuntiva “de acordo com” e a conjunção “conforme” são equivalentes e a troca é totalmente possível.
11. O adjetivo “lançadas”…
O item está ERRADO, visto que o adjetivo “lançadas” aponta para o termo “hipóteses clássicas”.
12. Os sentidos do texto seriam preservados caso…
A possível troca faria com que o termo “possíveis” modificasse “respostas” e não mais “causas” e isso alteraria o sentido do texto original. Item ERRADO.
13. A forma verbal “diz”…
Embora a forma verbal “diz” esteja no presente do indicativo, pode ser substituída pela forma do futuro do subjuntivo “disser”, sem que haja incorreção gramatical, DESDE QUE o verbo “ser” no final do mesmo período seja alterado para o futuro também, o que o item NÃO exigiu. A alteração ficaria assim: “Enquanto se disser que os pobres da cidade são violentos, a atenção da violência que eles sofrem será invertida”.
Sendo assim, o item está ERRADO.
14. Os sentidos e a correção gramatical do texto…
A banca propôs uma reescrita válida alterando a posição dos termos do período mantendo os sentidos do texto e a correção gramatical. Item CORRETO.
Texto CB1A1BBB – Tirinha Mafalda.
15. No último quadrinho…
O item está ERRADO, pois a personagem Susanita confirma em seu pensamento que é a Mafalda que não entende o que está ouvindo (com gente que não raciocina não adianta argumentar).
16. O principal comportamento humano satirizado…
Item ERRADO, pois os principais comportamentos humanos satirizados pela tirinha são o julgamento e o alheamento, pois é isso o que a personagem Susanita está demonstrando.
17. Na opinião de Susanita, as pessoas são pobres…
Pode-se confirmar o que o item diz no seguinte trecho do primeiro quadrinho: “Você não entende que são pobres porque querem?”. CORRETO.
18. Mafalda afasta-se de Susanita…
Pela expressão de Mafalda e pelo pensamento “Meu Deus” subentende-se que ela se afastou de Susanita porque ficou chocada ou triste por ver a situação da pobreza. Ela não foi chamada de pobre. Item ERRADO.
19. Na tirinha, os recursos verbais e não verbais…
A expressão de Mafalda e o pensamento dela já no primeiro quadrinho comprovam que as duas personagens possuem pensamentos diferentes sobre a desigualdade social. Item CERTO.
Texto CB1A1BBB – Tirinha Mafalda – Aspectos gramaticais.
20. Não haveria prejuízo para a correção gramatical…
Quem assistiu a minha revisão de véspera não errou essa questão! Eu disse que a dupla vírgula normalmente isola termo intercalado e, por isso, são obrigatórias e NÃO podem ser suprimidas!! Disse ainda que o Cespe sempre coloca questões desse tipo.
No trecho “Use a cabeça, sua tonta, use a cabeça”, o termo “sua tonta” é um vocativo intercalado e obrigatoriamente deve ser isolado por vírgulas. Sendo assim, item ERRADO, haveria prejuízo para a correção gramatical!
21. As expressões “porcarias”…
As expressões destacadas denotam informalidade ao texto, o que é perfeitamente adequado ao gênero tirinha, mas não podemos dizer que elas são típicas da linguagem oral (especialmente o “não tem jeito”), já que a informalidade também está presente na escrita. Item ERRADO. Ressalto aqui que devemos verificar com muita atenção o gabarito a ser liberado pela banca. Pode ser que seja visão do Cespe que a troca do “haver” por “ter” em “não tem jeito” caracterize somente a linguagem oral (o que seria um equívoco). A banca pode considerar ainda que “porcarias” é conotativo demais para ser da linguagem escrita. Vamos aguardar!
22. O vocábulo “ora”…
O item está CERTO, já que a interjeição “ora”, no contexto da tirinha, denota sim impaciência por parte da Susanita que tenta fazer com que Mafalda a entenda.
23. Suzanita emprega verbos…
Item ERRADO. Nos trechos “você não percebe” e “você não entende”, Susanita emprega verbos no indicativo.
24. Uma propriedade característica do gênero…
O gênero tirinha tem por característica o uso da linhagem verbal e da não verbal juntas, uma completando a outra. Item CERTO.
Texto CB1A1CCC
25. Fabiano indignou-se com os urubus…
Fabiano estava falando do cavalo que não seguiu viagem com eles, pensou que o animal morreria e lembrou dos urubus que ameaçam os animais vivos. Não houve preocupação clara com ele próprio e com a família. Item ERRADO.
26. A afirmativa “e o sertão continuaria a mandar…”
O item está CERTO considerando que o próprio Fabiano, junto com a família, praticou êxodo rural e que ele acredita que outras famílias farão a mesma retirada.
27. O trecho “uma cidade grande…”
Fabiano, enquanto viajava com a família em busca de uma terra melhor, sonhava com uma cidade grande, com oportunidades par os filhos, para a esposa e para ele. Fica claro que eles ainda não chegaram nessa tal cidade. Item ERRADO.
28. Embora rumasse na direção…
O item está CORRETO, o que é possível comprovar na linha 16: “…e acreditava nessa terra, porque não sabia como ela era nem onde era”.
29. Depreende-se da narrativa que Fabiano e sua família são retirantes…
Para quem já leu o livro Vidas Secas ou conhece a famosa história, chegar ao gabarito desta questão foi moleza! De fato, pelo trecho podemos perceber que a família está se retirando do sertão em busca de melhores condições de vida. Item CERTO.
Por enquanto é isso, pessoal! Estou à disposição.
Até breve.
Rafaela Freitas.
Conheça a minha página no Instagram, Facebook e YouTube: Palavreando com Rafa Freitas.