Olá, pessoal. Tudo bem? Aqui é o Prof. Ivo Martins.
Neste artigo faremos uma breve correção da prova de Direito Penal aplicada para os cargos de Agente e Escrivão da Polícia Civil do Rio Grande do Norte. Vale ressaltar que essa correção é EXTRAOFICIAL, sendo necessário aguardar o gabarito preliminar da banca para confirmar o seu desempenho.
Vamos lá?
71. Vitor abordou um grupo…..
Gabarito: C
Comentários: Havendo lesão a patrimônios distintos, há de incidir a regra do concurso formal de delitos:“Caracteriza-se o concurso formal de crimes quando praticado o roubo, mediante uma só ação, contra vítimas distintas, pois atingidos patrimônios diversos. Precedentes.” (HC 459.546/SP, j. 13/12/2018). Portanto, ocorreram 3 crimes e um deles deve ter a pena aumentada conforme art. 70 do CP. A questão é de certa forma polêmica, o que dificulta o seu julgamento objetivo na medida em que pode induzir o candidato a pensar que o gabarito seria a letra b, em vista de eventuais designíos autônomos que poderiam permear a atuação do agente e ensejar a regra do concurso formal impróprio. O problema é que não dá pra inferir da simples leitura da questão que o agente laborou com desígnios autônomos. Por isso optou-se em considerar a letra C. Vamos aguardar o gabarito oficial e analisar eventual possibilidade de recurso.
73. Joana caminhava pela rua …
Gabarito: C
Comentários: Art. 24 – Considera-se em estado de necessidade quem pratica o fato para salvar de perigo atual, que não provocou por sua vontade, nem podia de outro modo evitar, direito próprio ou alheio, cujo sacrifício, nas circunstâncias, não era razoável exigir-se.
74. Joyce apresentando-se como agente de viagens…
Gabarito: B
Comentários: Trata-se do delito de estelionato, pois Joyce iludiu as vítima, utilizando o artifícios que mantiveram as vítimas em erro fazendo como que estas efetuassem pagamento, o que efetivou prejuízo patrimonial. A ação é condicionada à representação em face do novo at. 171 par. 5, inserido pelo pacote anticrime.
75. Durante uma festa de confraternização, Bartolomeu
Gabarito: A
Comentários: Trata-se do crime de furto. Bartolomeu ao visualizar o cordão, sabia plenamente que se tratava de coisa pertencente à Fred. Ademais, a questão é clara no sentido de informar que Bartolomeu quis tomar a coisa para si, deixando claro o animus rem sibi habendi, característico do crime de furto.
80. Cassio com a intenção…..
Gabarito: A
Comentários: Cassio atentou contra a vida da vítima, quis matar, mas o crime não se consumou por circunstâncias alheias a sua vontade. Ademais, ele não abandonou a execução do delito, somente não prosseguindo em razão da aproximação dos policiais.
83. Jonas, agente policial de determinado estado…
Gabarito: A
Comentários: Trata-se do delito de peculato, na modalidade imprópria (pecultado-furto), estatuído no art. 312, parag. 1 do CP. No caso em exame, a informação de que a dupla se aproveitou das facilidades decorrentes do cargo exercido por jonas, deixa claro que Hélio tinha conhecimento dessa condição pelo que a elementar comunicar-se-á com ela, impondo-se que a responsabilização, igualmente, por peculato.
Espero que tenham tido um bom desempenho!
Abraços! Prof. Ivo Martins
Estamos em ano de eleições municipais, o que contribui ainda mais para a publicação de…
Está na praça o mais novo edital de concurso público da Prefeitura de Itaguaru, município…
A área de controle e gestão é bem abrangente no mundo dos concursos públicos e…
Foi publicado edital de concurso público da Prefeitura de Ibertioga, cidade de Minas Gerais. O…
Quem estuda para concursos públicos sabe que, com a correria do dia a dia, às…
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Tocantins já está com a página…