Policial (Agente Penitenciário)

Gabarito Extraoficial – Direito Constitucional – PM-DF (Soldado)

Olá, pessoal!

Tudo bem?

Seguem, abaixo, os comentários à prova da PM-DF de Direito Constitucional, para o cargo de Soldado. Utilizei a prova tipo A para efeitos de numeração das questões. Não vislumbro qualquer possibilidade de anulação.

E lembre-se de participar do Ranking PMDF (clique aqui).

Entendo que a prova foi relativamente difícil, exigindo o conhecimento de diversos tópicos da nossa disciplina, inclusive da jurisprudência.

Abraços,

Nádia Carolina

…………………………………………………………………………………………………

2018 – PM-DF (Soldado)

31- (IADES/ PM-DF – 2018) Com relação ao Poder Judiciário, assinale a alternativa correta.

a) As decisões administrativas dos tribunais serão motivadas e em sessão pública, sendo as disciplinares tomadas pelo voto da maioria dos membros presentes à sessão.

b) O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) é dotado de competência jurisdicional em todo o território nacional.

c) O Superior Tribunal de Justiça tem a competência de julgar, originariamente, o litígio entre Estado estrangeiro ou organismo internacional e a União, o estado, o Distrito Federal ou o território.

d) A competência originária do Supremo Tribunal Federal, cuidando-se de impugnação a deliberações emanadas do CNJ, tem sido reconhecida apenas na hipótese de impetração, contra este, de mandado de segurança, de habeas data, de habeas corpus (quando for o caso) ou de mandado de injunção, de sorte que as ações ordinárias deverão ser propostas perante o juízo federal de primeira instância.

e) Os presidentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, entre outros, podem propor a ação direta de inconstitucionalidade e a ação declaratória de constitucionalidade.

Comentários:

Letra A: errada. As decisões disciplinares dos tribunais são tomadas pela maioria absoluta dos seus membros (art. 93, X, CF).

Letra B: errada. O CNJ não tem competência jurisdicional.

Letra C: errada. Trata-se de competência do Supremo Tribunal Federal (art. 102, I, “e”, CF).

Letra D: correta. De fato, a competência do STF para julgar as ações contra o CNJ e contra o CNMP limita-se às questões mandamentais, tipicamente constitucionais, quais sejam: mandado de segurança, mandado de injunção, habeas corpus e habeas data. Ações ordinárias contra o CNJ e o CNMP, portanto, deverão ser propostas perante o juízo federal de primeira instância.

Letra E: errada. São legitimados a propor a ação direta de inconstitucionalidade e a ação declaratória de constitucionalidade (art. 103, CF):

I – o Presidente da República;

II – a Mesa do Senado Federal;

III – a Mesa da Câmara dos Deputados;

IV – a Mesa de Assembleia Legislativa ou da Câmara Legislativa do Distrito Federal;

V – o Governador de Estado ou do Distrito Federal;

VI – o Procurador-Geral da República;

VII – o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil;

VIII – partido político com representação no Congresso Nacional.

O gabarito é a letra D.

32 – (IADES/ PM-DF – 2018) Quanto à defesa do Estado e das instituições democráticas, assinale a alternativa correta.\

a) Na vigência de estado de sítio, não poderão ser adotadas contra as pessoas restrições relativas à inviolabilidade da correspondência, ao sigilo das comunicações, à prestação de informações e à liberdade de imprensa, de radiodifusão e de televisão, inclusive em relação à difusão de pronunciamentos de parlamentares efetuados nas respectivas casas legislativas.

b) O decreto que instituir o estado de defesa determinará o tempo da respectiva duração, sendo dispensável a especificação das áreas abrangidas, uma vez que se trata de medida emergencial.

c) Ao solicitar autorização para decretar estado de sítio ou a respectiva prorrogação, o presidente da República declinará os motivos determinantes do pedido, devendo o Congresso Nacional decidir por maioria absoluta.

d) Caso seja solicitada autorização para decretar o estado de sítio durante o recesso parlamentar, os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, de imediato, convocarão extraordinariamente as respectivas casas legislativas para se reunirem dentro de cinco dias, a fim de apreciar o ato.

e) O tempo de duração do estado de defesa não será superior a 180 dias, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, se persistirem as razões que justificaram a respectiva decretação.

Comentários:

Letra A: errada. Durante o estado de sítio, poderão ser adotadas as seguintes medidas coercitivas contra as pessoas:

– obrigação de permanência em localidade determinada;

– detenção em edifício não destinado a acusados ou condenados por crimes comuns;

– restrições relativas à inviolabilidade da correspondência, ao sigilo das comunicações, à prestação de informações e à liberdade de imprensa, radiodifusão e televisão, na forma da lei;

– suspensão da liberdade de reunião;

– busca e apreensão em domicílio;

– intervenção nas empresas de serviços públicos;

– requisição de bens.

Importante: não há restrição à difusão de pronunciamentos de parlamentares efetuados em suas Casas Legislativas, desde que liberada pela respectiva Mesa.

Letra B: errada. O decreto que instituir o estado de defesa deverá, sim, especificar as áreas a serem abrangidas. O estado de defesa é espacialmente limitado, devendo abranger locais restritos e determinados.

Letra C: correta. O Presidente da República, ao solicitar autorização para decretar o estado de sítio ou sua prorrogação, relatará (ou seja, declinará) os motivos determinantes do pedido, devendo o Congresso Nacional decidir por maioria absoluta. A autorização do Congresso é necessária tanto para a decretação do estado de sítio quanto para sua prorrogação.

Letra D: errada. A convocação extraordinária do Congresso Nacional, nesse caso, é de responsabilidade do Presidente do Senado Federal. Não cabe ao Presidente da Câmara fazê-lo:

Art. 138, § 2o, CF. Solicitada autorização para decretar o estado de sítio durante o recesso parlamentar, o Presidente do Senado Federal, de imediato, convocará extraordinariamente o Congresso Nacional para se reunir dentro de cinco dias, a fim de apreciar o ato.

Letra E: errada. O tempo de duração do estado de defesa não será superior a 30 (trinta) dias, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, se persistirem as razões que justificaram a sua decretação (art. 137, § 2o, CF).

O gabarito é a letra C.

……………………………………..

Nádia Carolina

Posts recentes

Concurso Correios: são 3.511 vagas; Provas em 15/12!

Concurso Correios oferece vagas de nível médio e superior Estão oficialmente encerradas as inscrições do…

52 minutos atrás

Concurso Nacional Unificado (CNU): resultado dos títulos

O Concurso Nacional Unificado (CNU), o "ENEM dos Concursos", dá mais uma passo com a…

55 minutos atrás

Edital Banpará publicado! São 37 vagas e até R$ 10,1 mil

Foi publicado o edital Banpará (Banco do Estado do Pará)! Conforme o documento, são ofertadas…

3 minutos atrás

PNCP para Correios (Portal Nacional de Contratações Públicas)

Olá, não desista do seu objetivo, ok?! Neste artigo de hoje iremos trazer um assunto…

18 minutos atrás

Veja os cargos e as vagas do concurso TRT PE!

O concurso do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT PE) oferece vagas para…

2 horas atrás

Banca definida para edital do novo concurso Hemobrás!

O concurso Hemobrás (Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia) está com banca definida para o…

3 horas atrás