Olá, pessoal! Tudo bem?
Nesse domingo (29/10), tivemos a prova da PM-AL.
A seguir, trago meus comentários às questões de Direito Constitucional cobradas pelo CESPE. É bom destacar que trata-se de um gabarito extraoficial.
Acredito que só há espaço para polêmica na questão nº 81, mas aí vocês devem elaborar um recurso bem fundamentado contra o enunciado.
Abraços,
Ricardo Vale
“O segredo do sucesso é a constância no objetivo”
PROVA – PM/AL – 2017
Acerca dos direitos e garantias fundamentais, julgue os itens a seguir:
81 (CESPE / PM-AL – 2017) A Constituição Federal de 1988 estabelece a prisão como medida excepcional, que, em regra, depende de flagrante delito ou de ordem escrita e fundamentada.
Comentários:
Segundo o art. 5º, LXI, “ninguém será preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciária competente, salvo nos casos de transgressão militar ou crime propriamente militar, definidos em lei”.
A partir da leitura desse dispositivo, é possível concluir-se que a prisão é medida excepcional, que só pode ocorrer, como regra, em virtude de flagrante delito ou de ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciária competente.
O enunciado menciona que a prisão pode ocorre mediante “ordem escrita e fundamentada”, mas não diz de quem deverá emanar essa ordem. E é a autoridade judiciária que poderá determinar a prisão. Não pode, por exemplo, um Delegado de Polícia determinar uma prisão, exceto se for em flagrante delito.
Ao ter omitido quem tem competência para dar a “ordem escrita e fundamentada”, considero que houve uma imprecisão insanável e fundamental para a correta compreensão do tema.
Questão errada.
82 (CESPE / PM-AL – 2017) O direito de greve é constitucionalmente garantido a todos os trabalhadores, tanto civis quanto militares.
Comentários:
Os militares não têm direito à greve. Questão errada.
83 (CESPE / PM-AL – 2017) O estabelecimento de remuneração inferior ao salário mínimo para as praças prestadoras de serviço militar inicial não viola a Constituição Federal de 1988.
Comentários:
A Súmula Vinculante nº 06 estabelece que “não viola a Constituição o estabelecimento de remuneração inferior ao salário mínimo para as praças prestadoras de serviço militar inicial”. Questão correta.
Sobre a estrutura e a organização do Estado brasileiro, julgue os itens subsequentes.
84 (CESPE / PM-AL – 2017) Os estados federados, o Distrito Federal e os municípios são todos dependentes e subordinados à União.
Comentários:
Os estados, o Distrito Federal e os Municípios não estão subordinados à União. Os entes federativos são todos dotados de autonomia política. Questão errada.
85 (CESPE / PM-AL – 2017) Compete concorrentemente à União, aos estados federados e ao Distrito Federal legislar sobre normas gerais de organização das polícias militares e dos corpos de bombeiros militares.
Comentários:
É competência privativa da União legislar sobre “normas gerais de organização, efetivos, material bélico, garantias, convocação e mobilização das polícias militares e corpos de bombeiros militares” (art. 22, XXI, CF/88). Questão errada.
86 (CESPE / PM-AL – 2017) De acordo com a Constituição Federal de 1988, as polícias militares e os corpos de bombeiros militares são instituições organizadas com base na hierarquia e na disciplina.
Comentários:
Segundo o art. 42, CF/88, as Polícias Militares e os Corpos de Bombeiros Militares são instituições organizadas com base na hierarquia e na disciplina. Questão correta.
No que concerne à defesa do Estado e das instituições democráticas, julgue os itens que se seguem.
87 (CESPE / PM-AL – 2017) A decretação do estado de defesa, medida que visa preservar ou restabelecer a ordem pública e a paz social, exige consulta prévia ao Conselho da República e ao Conselho de Defesa Nacional, os quais se manifestam em caráter meramente opinativo.
Comentários:
O Presidente da República irá decretar estado de defesa após ouvir o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, cujas manifestações têm caráter meramente opinativo. Questão correta.
88 (CESPE / PM-AL – 2017) A competência das Forças Armadas para a garantia da lei e da ordem é subsidiária, cabendo às forças de segurança pública tal atribuição ordinariamente.
Comentários:
A CF/88 prevê que as Forças Armadas destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem.
A atuação das Forças Armadas na garantia da lei e da ordem é subsidiária, uma vez que somente ocorrerá quando se esgotarem os instrumentos destinados à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, os quais estão relacionados no art. 144, CF/88.
Assim, as forças de segurança pública (relacionadas no art. 144, CF/88) é que têm atribuição ordinária para garantir a lei e a ordem. Todavia, caso se reconheça que as forças de segurança pública não têm a capacidade necessária para alcançar esse objetivo, as Forças Armadas poderão ser chamadas a atuar.
Questão correta.
89 (CESPE / PM-AL – 2017) A segurança pública é exercida apenas por órgãos de polícia; nessa atividade não se incluem os corpos de bombeiros, tendo em vista que a atuação dos bombeiros não é de patrulhamento ostensivo.
Comentários:
Todas as instituições relacionadas no art. 144, CF/88, são responsáveis pela segurança pública, o que inclui os corpos de bombeiros militares. Questão errada.
90 (CESPE / PM-AL – 2017) A decretação, pelo presidente da República, tanto do estado de defesa como do estado de sítio, depende de autorização do Congresso Nacional.
Comentários:
A decretação do estado de defesa independe de autorização do Congresso Nacional. Já a decretação do estado de sítio somente será possível após a autorização do Congresso Nacional. Questão errada.
…
P.S: Para acompanharem dicas diárias de Direito Constitucional, sigam-me no Instagram e no Facebook:
Instagram: https://www.instagram.com/profricardovale/
Facebook: https://www.facebook.com/profricardovale/
Quem mais aí já está com a cabeça em 2025? Pode parecer cedo para fazer…
Mora no Estado do Amazonas, ou deseja morar no Estado, e quer ser servidor público? Então…
Muitos concursos públicos estão previstos para terem seus editais publicados em 2023. A expectativa dos…
Já estamos nos meses finais de 2024, dá para acreditar? Se você prometeu no início…
Principais Concursos Tribunais previstos, iminentes e publicados O Projeto Orçamentário para 2025 (PLOA 2025) prevê…
Os concursos da região Sul do país oferecem diversas oportunidades para os concurseiros. A região…
Ver comentários
Obrigado... Professor. Vc é EXCELENTE!