Artigo

Gabarito extraoficial de História ESA 2019 – Prova 10

Grandes guerreiros, tudo bem? Como foram na prova?

Aqueles alunos que fizeram nosso curso mandaram bem demais, não é mesmo? Ao longo do nosso curso de História para a ESA, eu e o Prof. Sérgio Henrique passamos por todos os assuntos abordados. Ademais, 66% da prova estava na revisão de véspera.

Questão 25:

Gabarito: A

Comentário: O Tratado de Petrópolis foi assinado em 1903, pelo qual o Brasil anexou o estado do Acre. Como contrapartida o governo brasileiro além de pagar 2 milhões de libras esterlinas à Bolívia, se comprometeu com a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, para escoar mercadorias bolivianas pelo rio Amazonas.

Questão 26:

Gabarito: A

Comentário: esta questão a banca da ESA “copiou” do nosso simulado rsrs A ocupação holandesa no Brasil iniciou-se pela capitania da Bahia de Todos os Santos em 1624/1625, contudo essa iniciativa foi fracassada. A ocupação se efetivou em 1630, de forma exitosa na capitania de Pernambuco.

Questões 27 e 28: Geografia

Questão 29:

Gabarito: D

Comentário: a exploração do pau-brasil se deu pelo ESTANCO, isto é, monopólio real realizado pela Coroa Portuguesa. Por meio do estanco, a coroa portuguesa arrendava o direito de exploração do pau-brasil a um consórcio de mercadores. Fernão de Noronha foi o primeiro a ter o direito de explorar. Só para constar: estava na revisão :)

Questão 30:

Gabarito: C

Comentário: coisa chata, né? Mais um conteúdo que estava na revisão e que falei ao longo do curso. A única que bate corretamente as informações é a Revolta dos Malês em Salvador (BA). Recordando que foi uma revolta de escravos islamizados.

Questão 31:

Gabarito: D

Comentários: lembra que eu falei que iria cair Era Vargas? Foram duas! Nesta questão, a Revolução de 1930 reuniu as oligarquias dissidentes, principalmente Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraíba contra São Paulo. Na verdade, participaram também integrantes do Partido Democrático de São Paulo (PD) e parte da oligarquia do Rio de Janeiro. Essas dissidências formaram a Aliança Liberal (AL).

Questão 32:

Gabarito: A

Comentário: O mais usual é Tratado de Tordesilhas, porém o uso da palavra Meridiano também está correto. As outras alternativas estão bem equivocadas.

Questão 33:

Gabarito: mais fácil do que essa só se mastigar água. Falamos exaustivamente nas aulas e na revisão. O Brasil participou do 5º Exército dos EUA, na campanha da Itália, ao lado dos Aliados. Qual governo? Getúlio Vargas.

Quer mandar bem nas carreiras militares?

Conheça nossos cursos: www.estrategiamilitar.com.br

Sigam-me os bons!

Instagram: [email protected]

YouTube: Professor Raphael Reis

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Peguei um livro de história e não é "estanco"... "a primeira concessão foi dada da coroa para a exploração do pau-Brasil foi dada ao comerciante português Fernão de Noronha, em 1503.
    Vitor em 05/08/19 às 22:56
    • isso chamava estanco
      Raphael de Oliveira Reis em 06/08/19 às 20:26
  • Meridiano de tordesilhas nal existe?? Eu joguei no google e apareceu Ppderia explicar melhor.? To suoer perdido rsrs
    Mateus em 05/08/19 às 18:21
    • Você conseguiu achar esse nome em algum livro citado na bibliografia?
      Raphael de Oliveira Reis em 06/08/19 às 20:27
  • Amigo, foi citado uma anulação dada como certa na questão do Meridiano de Tordesilhas (particularmente também não ouvi falar), por conseguinte pós prova pesquisei sobre este nome achei na internet afirmando que o meridiano de tordesilhas foi dado para a divisão do tratado, isso procede?
    Matheus Padilha Sores em 05/08/19 às 12:34
    • Particularmente, não encontrei a palavra Meridiano na Bibliografia do edital, por isso é bem estranho. O termo usual é Tratado. Porém, as outras alternativas não fazem o menor sentido.
      Raphael de Oliveira Reis em 06/08/19 às 20:28