Fonoaudiologia aplicada às Provas Orais – no evento de hoje!
Muitos concursos, notadamente os da área jurídica, possuem provas orais como parte de suas etapas, visando avaliar não só os conhecimentos como a postura, articulação, concatenação de ideias e soluções e conhecimento da língua culta por parte dos candidatos.
As Provas Orais tratam-se de uma etapa que avalia não só conhecimentos técnicos memorizados, mas que avalia, antes de tudo, a postura do concurseiro, sua maneira de agir enquanto se expressa, sua forma de lidar com estresse, pressão e presença de outras pessoas.
Assim, antes de tudo, envolve questões psicológicas e comportamentais, que exigem preparo não só no aspecto psíquico como também fonoaudiológico, já que a forma bem articulada e persuasiva de falar muitas vezes é até capaz de driblar o conhecimento total do conteúdo.
Por outro lado, se portar de forma introspectiva, insegura, reticente, sem lógica de raciocínio, falar de forma engasgada ou gaguejada, muito alto ou muito baixo e com erros gramaticais é um aspecto que pode comprometer muito a performance do candidato nas provas orais, ainda que detenha grande conhecimento das disciplinas cobradas.
Esses são fatores aos quais muitos dos concurseios não se atentam, acreditando que basta apenas o conhecimento do conteúdo para realizá-las e deixando de lado questões de postura, formas de lidar com o nervoso e treinamento fonaudiológico.
Com certeza saber o conteúdo é essencial. Porém, o nervoso pode levar ao branco na memória e a forma de expressá-lo pode passar uma ideia errada ao examinador. Por essa razão, essa etapa se mostra bastante assustadora para a maioria dos candidatos.
Pensando nisso, a equipe de professores do Estratégia Carreira Jurídica preparou um evento exclusivo que ajudará você a aplicar a fonoaudiologia às Provas Orais e se tornar mais destemido e preparado para este momento.
O evento será transmitido ao vivo e gratuitamente, nesta sexta-feira, 31 de julho, a partir das 19 horas, diretamente do canal Estratégia Carreira Jurídica no Youtube.