Artigo

Firewall: Resumo para o Concurso dos Correios

Entenda o conceito de firewall, suas funções e tipos, essenciais para a segurança das redes, em um resumo claro e objetivo para o concurso dos Correios.

Firewall

A Empresa Brasileira de Correios divulgou edital com a oferta de 3.511 vagas. As oportunidades são para os cargos de Agente de Correios, destinado a candidatos com ensino médio, e Analista de Correios, voltado para quem possui ensino superior. Os salários variam entre R$ 2.429,26 e R$ 6.872,48, além dos benefícios, tornando o certame ainda mais atrativo.

Portanto, para ajudá-los nos estudos para esse concurso, vamos falar brevemente sobre firewalls, um dos tópicos constantes no edital.

Vamos lá?

O que é um firewall?

Primeiramente, para entendermos de forma mais didática, vamos “traduzir” o termo firewall como uma parede ou uma porta corta-fogo.
Afinal, você sabe o que é uma porta corta-fogo? A porta corta-fogo é uma porta resistente ao fogo, projetada para impedir a propagação de chamas e fumaça entre diferentes áreas de um edifício, oferecendo uma barreira de proteção em caso de incêndio.

Dessa maneira, é mais fácil entender que, para a segurança da informação, um firewall é uma barreira de segurança que controla o tráfego de rede, protegendo redes privadas contra acessos não autorizados.

Além disso, é importante destacar que o firewall pode ser um software, um hardware ou ambos.

IMPORTANTE!
Atualmente, os principais sistemas operacionais já incluem um firewall integrado para proteger computadores domésticos contra acessos não autorizados da Internet, conforme lista abaixo:

  • Windows: Windows Firewall
  • Linux: IPTables/Netfilter
  • MacOS: Firewall Mac.

No entanto, empresas precisam de uma segurança maior e, por isso, investem em firewalls mais robustos em formato de hardware, que podem ser bastante caros.

Diferença entre firewall e antivírus

Embora firewalls e antivírus desempenhem papéis complementares na segurança cibernética, eles não se confundem.
Enquanto os Firewalls controlam o fluxo de dados e impedem o acesso não autorizado, os programas antivírus detectam e removem softwares maliciosos.

Como funciona o firewall?

O funcionamento de um firewall é baseado em um processo de filtragem de dados, utilizando um conjunto de regras pré-determinadas, conhecido como política de segurança ou regras do firewall.

Essas regras são configuradas para permitir a passagem apenas do tráfego de dados que não represente uma ameaça à integridade dos dispositivos conectados à rede.
Por isso, qualquer dado percebido como uma ameaça ou simplesmente não autorizado é bloqueado.

Cabe ressaltar que um firewall pode fazer mais do que apenas impedir atividades maliciosas. Ele também pode ser configurado para controlar atividades indesejadas, como:

  • acesso a determinados conteúdos;
  • envio de e-mails;
  • download de dados;
  • bem como outras ações potencialmente indesejadas.
EM RESUMO: Qualquer dado que passe pelo firewall deve estar em conformidade com uma regra estabelecida. Se um pacote de dados não se enquadrar em nenhuma regra existente, ele é tratado de acordo com uma regra padrão, que geralmente resulta no seu bloqueio, embora ocasionalmente possa ser permitido.

Modos de operação de um Firewall

Os firewalls podem operar de duas formas:

  • Modo restrito: Bloqueia todas as transmissões de dados, exceto aquelas permitidas. E, apesar de muito seguro, exige uma configuração detalhada.
  • Modo permissivo: Permite todas as transmissões de dados, exceto as explicitamente bloqueadas. É mais fácil de configurar, mas menos seguro.

Tipos de firewalls

Existem diferentes tipos de firewalls, cada um com suas características e níveis de segurança. Dessa forma, aqui vamos listar os principais que podem cair em provas de concursos públicos:

  • Filtro de pacotes: Analisa pacotes de dados que entram e saem da rede, verificando informações como endereços de origem e destino e portas de comunicação. Embora seja eficiente, não analisa o conteúdo inteiro dos pacotes, mas sim apenas os cabeçalhos.
  • Filtro de estado de sessão: Detecta se um pacote faz parte de uma conexão existente, armazenando informações sobre conexões anteriores. Nesse sentido, isso permite decisões mais seguras com base no histórico de tráfego.
  • Proxy: Atua como intermediário entre o usuário e a Internet, filtrando o tráfego de aplicações e permitindo um controle mais detalhado do que pode ou não ser acessado. Além disso, pode melhorar o desempenho da rede ao armazenar dados acessados com frequência.
  • Firewall pessoal: Projetado para proteger computadores individuais contra acessos não autorizados da Internet. Como já explicamos acima, sistemas operacionais modernos, como Windows e MacOS, possuem firewalls pessoais integrados.

Leia também:

Funções adicionais do firewall

Dessa forma, além da proteção da rede, firewalls modernos oferecem funções secundárias, como:

  • NAT (Network Address Translation): Converte endereços IP internos em endereços públicos, ocultando a estrutura interna da rede.
  • DMZ (Zona Desmilitarizada): Cria uma zona de rede independente para isolar serviços públicos, como servidores de Internet.
  • Gerenciamento de carga: Distribui o tráfego entre vários servidores para melhorar o desempenho.
  • Anti-spoofing: Impede que pacotes com endereços IP falsificados entrem na rede.
  • Autenticação do usuário: Exige que os usuários verifiquem sua identidade antes de acessar determinados serviços.
  • Criptografia (VPN): Cria uma conexão criptografada para proteger a comunicação entre redes.

Conclusão- Firewalls

E aí, queridos estrategistas! Espero que esse pequeno artigo sobre Firewall possa ajudá-los na jornada da aprovação. Contudo, este é um tópico bem extenso e com muitos detalhes. Assim, para um estudo completo, recomendamos a leitura do material do Estratégia, que é elaborado cuidadosamente por professores super gabaritados.
Além disso, também sugerimos que façam muitas questões no Sistema de Questões do Estratégia para consolidar o conteúdo.

Para ler mais artigos escritos por mim, cliquem aqui.

Um excelente estudo a todos!

Renata Sodré

Saiba mais: Concurso Correios

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos Abertos

Concursos 2024

Concursos 2025

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.