Filtros do Sistema de Questões: Matemática
Olá, caro aluno (a)! Na postagem de hoje iremos ver na prática como utilizar os filtros do Sistema de Questões do Estratégia para filtrar as questões da disciplina de Matemática.
O meu nome é Carlos Eduardo, sou Consultor do Tesouro da SEFAZ do Espírito Santo e coach do Estratégia Concursos. O meu objetivo nesta postagem é ajudar vocês a utilizarem melhor as ferramentas de filtros do Sistema de questões do Estratégia, com foco na disciplina de Matemática. Muitos alunos costumam ter dificuldade na hora de fazer os filtros de questões, então iremos tentar demonstrar na prática como otimizar os recursos disponíveis no Sistema de Questões.
Como modelo irei utilizar o edital do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo para o cargo Escrevente Técnico Judiciário para a Comarca da Capital, pois sei que é um edital que muitos de vocês têm interesse. É importante ressaltar que o objetivo desse artigo é ensinar a montar os filtros mais adequados, então, após a leitura, espero que vocês consigam aplicar os filtros nos concursos que têm interesse. Para isso, basta adaptar os tópicos de cobrança com os que estão previstos no edital de seu interesse na matéria de Matemática e a banca examinadora responsável pela sua prova de interesse.
Em primeiro lugar, acho fundamental ver os tópicos que estão sendo cobrados no edital publicado. Vejamos o que dispõe o edital da Vunesp:
“1. Operações com números reais. 2. Mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum. 3. Razão e proporção. 4. Porcentagem. 5. Regra de três simples e composta. 6. Média aritmética simples e ponderada. 7. Juros simples. 8. Equação do 1.º e 2.º graus. 9. Sistema de equações do 1.º grau. 10. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. 11. Sistemas de medidas usuais. 12. Noções de geometria: forma, perímetro, área, volume, ângulo, teorema de Pitágoras. 13. Resolução de situações-problema.”
Uma outra possibilidade também para preparar o filtro é ver os tópicos cobrados em cada aula do curso TJ-SP (Escrevente Judiciario) Matemática e Raciocínio Lógico – 2023 (Pós-Edital) no site do Estratégia Concursos nessa disciplina. As primeiras aulas do curso são de Raciocínio Lógico, então vamos focar apenas nas aulas de Matemática:
Aula 08 – Operações básicas; Potenciação, Radiciação e Problemas
Aula 09 – Sistema de medidas usuais
Aula 10 – Múltiplos e Divisores. MMC e MDC
Aula 11 – Frações, Razão e Proporção
Aula 12 – Regra de Três Simples e Composta
Aula 13 – Porcentagem
Aula 14 – Juros simples
Aula 15 – Equações e sistemas
Aula 16 – Geometria Plana
Aula 17 – Geometria Espacial
Aula 18 – Relações entre grandezas – Tabelas e gráficos
Aula 19 – Média Aritmética Simples e Ponderada
Fazendo filtros no Sistemas de Questões – Matemática
Agora que já sabemos o que irá ser cobrado no concurso, o próximo passo é abrir o sistema de questões do Estratégia através do seguinte endereço: https://concursos.estrategia.com/questoes/buscar
Nessa página já podemos começar a fazer os filtros mais relevantes. Veja que, por definição, o site já exclui as questões desatualizadas, anuladas e sem solução. Caso você sinta necessidade de incluir essas questões, basta clicar no “x” ao lado do grupo desejado que ele automaticamente irá desaparecer e as questões do grupo ficarão disponíveis. Normalmente não utilizo as questões desatualizadas e anuladas na minha preparação, pois considero que podem acabar me prejudicando de algum modo.
Para começar a filtrar, escreva na frente da lupa que aparece na imagem anterior o nome da matéria desejada. Nesse caso, podemos colocar Matemática. Alternativamente, podemos deslizar a barra de rolagem para baixo e clicar na setinha ao lado do nome da matéria desejada. Ao clicar nessa seta irá aparecer uma lista de tópicos e sub tópicos da matéria conforme a imagem a seguir:
Agora basta selecionar os tópicos que estão no edital ou no conteúdo das aulas que eu citei acima. Por exemplo, o tópico “Interpretação de texto” aparece na imagem acima. Basta clicar na caixa ao lado do tópico e ele já fica selecionado. Feito isso agora é só procurar os diversos outros tópicos presentes no Edital.
Uma outra forma de filtrar também é através da norma de interesse (Lei, Estatuto, Constituição, tratado, …). Contudo, na disciplina de matemática não é necessário utilizar esse tipo de filtro. Normalmente é mais aplicado para matérias de Direito, Contabilidade e legislação específica.
Filtrando a banca examinadora e os anos
Agora que você já filtrou os tópicos que irão ser cobrados na sua prova, a minha dica é filtrar a banca examinadora responsável pelo seu concurso. Como estamos nos baseando pelo concurso do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, vou fazer a pesquisa da banca responsável pelo concurso: a Fundação para o Vestibular da UNESP – VUNESP. O primeiro passo é selecionar Banca na parte superior e depois escrever “Vunesp” na lupa logo abaixo, conforme imagem a seguir:
O mesmo procedimento pode ser feito para o filtro do ano. A minha dica é começar pelas questões mais recentes da banca, os últimos cinco anos, pois a chance de ter um padrão parecido com o da sua prova é mais elevado. Selecione “Ano” na parte superior (está no final, basta seguir com a seta para a direita para encontrar) e depois selecione os anos desejados. Caso apareçam poucos resultados pode recorrer aos anos anteriores. Normalmente não temos esse problema quando estamos filtrando matérias com muitas questões (ex: Matemática, Constitucional, Administrativo,…) e bancas com tradição em concursos públicos, como é o caso.
Se achar necessário pode ainda inserir mais filtros como, por exemplo, o cargo, formação específica, dificuldade, entre outros. Eu não costumo utilizar esses outros filtros pois pode acabar limitando demais o número de questões que irão aparecer como resultado.
Finalizando o filtro e criando cadernos de questões de Matemática
Ao aplicar os filtros com os tópicos da matéria de Matemática, da banca (Vunesp), foram encontradas 318 questões. Agora basta clicar em:
Ver questões – se quiser ver e começar as resolver imediatamente as questões;
Criar simulado – para fazer um simulado com o tempo e o número de questões desejadas;
Criar Caderno – para criar um caderno e poder resolver as questões mais tarde.
Eu aconselho a criação do caderno já com os filtros apresentados. Como nome do caderno, vocês podem colocar, por exemplo, “Matemática Vunesp TJ SP”. As principais vantagens do caderno são que você pode continuar a resolver as questões mais tarde, ele mostra quantas questões você já respondeu e o número de acertos e erros. Além disso, você pode partilhar o link do caderno com os seus amigos para poderem responder as mesmas questões. Segue o link dos cadernos que eu criei utilizando os filtros acima:
https://concursos.estrategia.com/cadernos-e-simulados/cadernos/fa213f82-50e9-43c2-94cb-2019f3a10911
Ao clicar no link você será diretamente direcionado para o sistema de questões e poderá começar a resolver as questões filtradas.
Para partilhar um caderno que você criou, basta ir ao campo: “Cadernos e Simulados” na aba da direita do site. Depois clique nos três pontos ao final da linha em que aparece o seu caderno. Ao fazer isso irá aparecer uma série de opções interessantes, como duplicar caderno, editar caderno, excluir caderno e compartilhar caderno.
Nessa página de “Cadernos e Simulados” é possível também acompanhar o seu desempenho dentro do respectivo caderno de questões, verificando quantas questões estão no caderno, o número de questões já respondidas e a quantidade de acertos e erros. Essa ferramenta é bem interessante para acompanhar em quais matérias o seu desempenho está melhor e utilizar como um indicador em que matérias é necessário focar o estudo para melhorar o desempenho.
Resolvendo questões
Uma vez feito os filtros, o próximo passo é passar para a resolução de questões, para responder basta clicar na opção desejada e marcar “Responder”. Após responder, você pode clicar em “Ver soluções e comentários” para: ver a “Solução em Texto” feita por um professor do Estratégia; ver a “Solução em Vídeo” feita por um professor do Estratégia (não são todas as questões que têm essa opção); ler os comentários de outros alunos sobre a questão; e aproveitar para deixar o seu comentário contribuindo com a comunidade.
Se a sua prova é realizada por uma banca nova ou sem muita tradição que não tem muitas questões de concurso, aconselho fazer o filtro inserindo algumas bancas tradicionais para treinar. Uma boa opção seria Cespe (Cebraspe), FGV, FCC e VUNESP.
Dica final, agora que você já aprendeu a utilizar os filtros, aproveite e resolva muitas questões da banca do seu concurso de interesse sobre os temas cobrados no edital, pois essa é uma ótima maneira de revisar e saber como a banca costuma cobrar o assunto. Além disso, aproveite para ler os comentários dos professores nas questões (tem algumas questões que eu mesmo comentei como professor), bem como ver as soluções em vídeo (existem milhares de questões comentadas por vídeo pelos professores do Estratégia). Se tiver oportunidade aproveite para comentar também adicionando informações relevantes nas questões de interesse. É fundamental que o candidato resolva muitas questões de modo que na hora da prova esteja acostumado com o tipo de cobrança da banca examinadora.
Por fim, vale salientar que se deve utilizar este artigo e as questões do Sistema de Questões como complemento ao estudo, privilegiando, sempre, o material teórico e as questões dos PDF’s das aulas. Além disso, caso sinta necessidade, recomendo a visualização de vídeo aulas sobre os assuntos de maior dificuldade/complexidade. Na plataforma de assinantes do Estratégia existem diversos vídeos da disciplina de Matemática, por lá também é possível fazer filtros para otimizar a pesquisa, mas isso é assunto para outro dia.
Pessoal, espero ter ajudado e que esse artigo te ajude durante a preparação.
Carlos Eduardo Cardoso
Consultor do Tesouro Estadual, Coach do Estudo Acompanhado e Professor do Estratégia questões.
Para mais dicas e materiais sobre concurso, siga-me no Instagram: