Concursos Públicos

Ferramentas Estratégicas para o CNU

Olá, pessoal. Tudo certo com vocês? No artigo de hoje (Ferramentas Estratégicas para o CNU) veremos um tema bem relevante para a matéria de Administração do Concurso Nacional Unificado.

Na gestão estratégica e no planejamento estratégico, são empregadas várias ferramentas estratégicas. Neste resumo, examinaremos as principais ferramentas que geralmente são abordadas em concurso.

Preparado (a)? Vamos lá.

Diagnóstico organizacional

Iniciemos o artigo sobre as Ferramentas Estratégicas para o CNU pela Matriz SWOT, ou em português, matriz “FOFA”.

Análise SWOT (Matriz SWOT): buscar entender a “posição atual” da organização

  • Análise do ambiente interno:Strengths (forças) e Weakness (fraquezas) -> bizu: “forças e fraquezas internas”
  • Análise do externo:Opportunities (oportunidades) e Threats (Ameaças)

Com essas informações já é possível responder quase todas as questões de prova sobre o tema.

Análise de Portfólio

Em termos de análise de portfólio, podemos citar a Matriz GE/McKinsey e a Matriz Ansoff, entretanto a mais cobrada em prova e que será tratada neste artigo é a Matriz BCG.

Matriz BCG (Matriz de Crescimento e Participação): classifica os produtos de uma organização de acordo com o “crescimento do mercado” e “participação do produto nesse mercado”

Estrela: alta participação no mercado num mercado de elevado crescimento, ou seja, há grande possibilidade de lucratividade, mas é necessário grande investimento.

Interrogação: a organização está fazendo investimentos, mas não está obtendo o retorno esperado (devido à baixa participação de seu produto no mercado). Se nada for feito, o produto tende a se tornar um abacaxi.

Vaca Leiteira (mina): O mercado está estabilizado e não demanda grandes investimentos -> melhor momento para lucrar.

Abacaxi (Cachorros): produtos que sugam recursos da empresa e que devem ser, em regra, abandonados.

Compreendido esses conceitos, vejamos um ciclo de vida padrão.

Ciclo de vida:

  • 1º – interrogação: fase de crescimento
  • 2º – estrela: consolidação de mercado
  • 3º – vacas leiteiras: mercado maduro, não é necessário fazer grandes investimentos
  • 4º – abacaxi: quando as vendas começam a cair

Vantagem Competitiva

Dando continuidade ao resumo sobre as Ferramentas Estratégicas para o CNU, vamos analisar sobre vantagem competitiva.

As Cinco Forças de Porter é um modelo desenvolvido por Michael Porter em 1979 para analisar a competitividade de uma indústria e sua atratividade. Elas são:

  • Rivalidade entre concorrentes (concorrentes no setor): A intensidade da competição entre empresas estabelecidas na indústria afeta a lucratividade.
  • Poder de barganha dos fornecedores: Os fornecedores têm influência quando são poucos e fornecem insumos essenciais.
  • Poder de barganha dos compradores/clientes: Os compradores têm poder quando são poucos, compram em grande quantidade e podem trocar facilmente de fornecedores.
  • Ameaça de novos entrantes: A facilidade ou dificuldade de novas empresas entrarem na indústria.
  • Ameaça de produtos ou serviços substitutos: Produtos que podem satisfazer as mesmas necessidades dos clientes e impactar a demanda e a lucratividade.

Porter também descreveu estratégias competitivas genéricas que visam lidar com as cinco forças competitivas.

  • Liderança de custo (liderança em custo total): fabricação de produtos mais baratos (eficiência)
  • Diferenciação: produtos diferenciados, ou seja, “únicos” e “inigualáveis”.
  • Enfoque (Focalização): atuação em determinados nichos de mercado.

Ainda, Porter desenvolveu um modelo chamado “Cadeia de Valor” que descreve atividades específicas para criação de valor aos seus clientes e, consequentemente, obter vantagem competitiva. O modelo consiste em dividir as atividades da empresa entre atividades principais e secundárias.

Atividades principais (ou primárias): relacionadas ao “caminho” completo que um produto percorre.

  • Logística interna;
  • Operações;
  • Logística externa;
  • marketing e Vendas; e
  • Serviços (pós venda)

Atividades de apoio(ou secundárias): dão suporte às atividades primárias. Sendo elas:

  • Aquisição (compras)
  • Desenvolvimento de tecnologia
  • Gerência de Recursos Humanos
  • Infraestrutura da empresa

Elaboração do Plano de Ação

Continuando com o resumo, vamos à Elaboração do Plano de Açãoque busca responder 7 perguntas por meio da ferramenta 5W2H.

Ferramenta 5W2H: o objetivo é facilitar o planejamento das atividades, a ferramenta é basicamente um “check-list” que auxilia o gestor a traçar os planos de ação.

  • What? (O que?):
  • Why? (Por que?):
  • Who? (Quem?):
  • Where? (Onde?)
  • When? (Quando?)
  • How? (Como?)
  • How much? (Quanto?)

Análise de Desempenho

Para finalizar o artigo sobre as Ferramentas Estratégicas para o CNU, saibamos sobre BSC e Matriz GUT.

Balanced Scorecard – BSC:sistema de monitoramento de resultados que tem por objetivo a implementação e o acompanhamento da estratégia organizacional, por meio do estabelecimento de indicadores, objetivos e metas.

Perspectivas do BSC:

  • Perspectiva financeira: análise de receita e a produtividade -“Como a organização atende aos interesses dos acionistas?”
  • Perspectiva do cliente: analisa a satisfação dos clientes -“Como os clientes veem a organização?”
  • Perspectiva dos processos internos: identifica os processos internos críticos nos quais a empresa deve focar -“Em quais processos a organização deve ser realmente boa e eficiente?”.
  • Perspectiva do aprendizado e crescimento (ou inovação): são os ativos intangíveis, como capital humano, informações (sistemas) e procedimentos organizacionais – “Como podemos continuar melhorando e adicionando valor agregado ao que fazemos?’’

Ainda, é interessante saber que o mapa estratégico permite a visualização das relações de causa e efeito entre as quatro perspectivas estratégicas e os objetivos estratégicos da organização

Matriz GUT: uma ferramenta utilizada para priorizar tarefas ou problemas em uma organização com base em seu impacto.

Fatores para avaliar o problema:

  • Gravidade: Analisa-se o grau de dano ou prejuízo (impacto sobre a organização)
  • Urgência: “quando” esse problema irá ocorrer e quanto tempo a organização terá para resolver
  • Tendência: avalia de que forma esse problema irá se desenvolver caso a organização não atue sobre ele. – Estabilidade; Agravamento ou Atenuação

Após atribuir as pontuações para cada fator, multiplicam-se esses valores para calcular a pontuação GUT para cada item. Quanto maior a pontuação GUT, maior a prioridade.

Considerações Finais

Pessoal, chegamos ao final do artigo sobre Ferramentas Estratégicas para o CNU, espero que o artigo tenha sido útil para seu entendimento sobre o assunto.

Trata-se de um tema relativamente tranquilo, mas que vale a pena reforçar o entendimento por meio de questões, assim treine por meio do nosso sistema de questões.

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