Ética STJ – Gabarito – TEM RECURSO PARA NÍVEL SUPERIOR!
Fala pessoal! Comento agora as questões de Ética aplicadas na prova do STJ para Técnico Judiciário – Área Administrativa (TJAA), e em seguida a única questão aplicada para Analista Judiciário – Área Administrativa (AJAA). Considerei as questões num nível ok, conforme mostrarei a seguir. Antevejo alguns problemas no gabarito, mas explico tudo com calma nos próximos parágrafos.
Se tiver alguma dúvida deixe seu comentário a seguir ou me mande uma mensagem no @profpauloguimaraes no instagram.
Técnico Judiciário – Área Administrativa (TJAA)
Particularmente considero esta questão um pouco confusa. Dizer que nem todos os meios são justificáveis do ponto de vista ético sem dúvida está certo, e particularmente acredito que também está correto dizer que fins éticos exigem necessariamente meios éticos, mas prevejo possibilidades de a banca criar alguma confusão aqui. A ética, no sentido da busca pela virtude, se refere justamente aos meios, e não aos fins, e por isso não faria sentido dizer que alguém pode atingir um fim ético usando de meios antiéticos.
GABARITO: CERTO
Mais uma questão capciosa. A ética é universal porque se reveste de caráter científico, mas considero um exagero dizer que a ética não pode ser influenciada por questões históricas e temporais. Qualquer ramo do conhecimento é influenciado pela evolução da sociedade, ainda que minimamente.
GABARITO: ERRADO
Se um servidor público recebe ordem de superior que lhe imponha conduta imoral, terá o dever de resistir a essa ordem e representar à autoridade competente contra quem expediu a ordem ilegal.
GABARITO: CERTO
Analista Judiciário – Área Administrativa (AJAA)
Considero a questão incorreta. A moral de fato tem caráter normativo, pois orienta a conduta humana, prescrevendo conduta, mas a Ética de ocupa de estudar esse fenômeno. De outra parte podemos dizer também que a moral varia de uma sociedade para outra, e esse fenômeno é o relativismo moral.
GABARITO: ERRADO
ATENÇÃO!
O Cespe deu esta questão como certa, e por isso precisaremos recorrer. Recomendo que você utilize como fundamento o seguinte trecho do livro “Ética”, de Adolfo Sánchez Vázquez (p. 22):
“A ética não cria a moral. Conquanto seja certo que toda moral supõe determinados princípios, normas ou regras de comportamento, não é a ética que os estabelece numa determinada comunidade”.