Olá, pessoal, tudo bem?
Para quem não me conhece, me chamo Gustavo Garcia, sou Analista do Passo Estratégico das disciplinas Ética, Administração Geral e Pública e congêneres, junto como o Professor Vinicius de Oliveira.
Hoje venho postar aqui uma informação que nos enche de orgulho e mostra que estamos no caminho certo: 100% das questões exigidas pelo CESPE na prova de Ética para o cargo de Técnico do MPU estavam fielmente previstas no respectivo Passo Estratégico.
Vejam só:
Item 27 da prova:
Julgue os itens seguintes, a respeito da Portaria PGR/MPU n.o 98/2017 — Código de Ética e de Conduta do Ministério Público da União (MPU) e da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU).
* 27 O referido código de ética aplica-se exclusivamente aos servidores do MPU e da ESMPU; aos demais colaboradores desses órgãos são aplicados outros normativos de conduta ética.
No nosso material, elaboramos a seguinte questão inédita, cobrando exatamente o mesmo ponto (Relatório 2, página 2):
1. Questão inédita.
Diferentemente do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, aprovado pelo Decreto no 1.171, de 1994, o Código de Ética e de Conduta do Ministério Público da União e da Escola Superior do Ministério Público da União abrange somente os servidores que prestem serviços de forma permanente à Administração Pública.
Item 28 da prova:
Julgue os itens seguintes, a respeito da Portaria PGR/MPU n.o 98/2017 — Código de Ética e de Conduta do Ministério Público da União (MPU) e da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU).
* 28 Os princípios que regem esse código de ética coincidem com os princípios constitucionais que governam a atuação da administração pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
No nosso material, elaboramos a seguinte questão inédita, cobrando exatamente o mesmo ponto (Relatório 2, página 3):
3. Questão inédita.
Entre os princípios e valores fundamentais previstos expressamente no Código de Ética e de Conduta do Ministério Público da União e da Escola Superior do Ministério Público da União estão a legalidade, a impessoalidade, a moralidade e a eficiência.
Item 29 da prova:
No que se refere a ética no serviço público, julgue o próximo item, com base no Decreto n.o 1.171/1994 — Código de Ética Profissional do Serviço Público.
* 29 Constitui dever fundamental do servidor público abster-se de exercer sua função com finalidade estranha ao interesse público, mesmo que observadas as formalidades legais.
No nosso material, o item 8 do questionário de revisão explora exatamente o mesmo ponto (Relatório 1, página 10):
8 – É dever fundamental do servidor público abster-se, sempre que possível, de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público, mesmo que observando as formalidades legais e não cometendo qualquer violação expressa à lei.
Em outras palavras, o aluno que tivesse lido apenas o Passo Estratégico MPU teria gabaritado Ética. Fantástico, não?!
Bem, fico por aqui e desejo a todos bons estudos!
Passo Estratégico – Cursos – Gustavo Garcia
Passo Estratégico – Cursos – Vinicius de Oliveira
Abraços,
Gustavo Garcia
Provas do concurso GCM Trizidela do Vale serão aplicadas em 22 de dezembro Foram reabertas…
O Ministério da Gestão e da Inovação - MGI realizou na manhã desta quinta-feira (21)…
Os concursos da região Sul do país oferecem diversas oportunidades para os concurseiros. A região…
Os próximos meses de 2024 ainda prometem trazer grandes e importantes mudanças na vida de…
Edital oferece 61 vagas com salários iniciais de até R$ 10,3 mil! Com provas aplicadas…
A área educacional está recheada de ótimos concursos públicos com editais publicados e também que…