Estudo de caso – Procon MA
Olá, pessoal! Sou a professora Rafaela Freitas e quero bater um papo com vocês!
Comumente alguns alunos me perguntam: professora, o que é um estudo de caso?
No dia 12/09/2017, foi lançado o edital para o cargo de Fiscal de Defesa do Consumidor do Procon do Maranhão. Além de provas objetivas, os candidatos serão submetidos a dois estudos de caso. Aí está a questão! Como montar um texto desse tipo?
Primeira coisa: o estudo de caso é um texto DE OPINIÃO, ou seja, é preciso expor uma opinião crítica, mas, além disso, propor solução para o problema trazido pela banca.
COMO ELABORAR A RESPOSTA DO ESTUDO DE CASO?
Tenha sempre em mente que é preciso demonstrar conhecimento sobre o assunto, norma, lei ou teoria que aplicada àquele caso. Para tanto, não é necessário elaborar uma resposta longa achando que conseguirá explicar melhor aquilo que deseja. Há um problema nisso, você acaba respondendo mais do que foi perguntado, o que não é bom, porque você poderá errar! Seja sucinto e acrescente informações fundamentais para o entendimento da resposta por parte do examinador.
As respostas que a FCC exigirá na prova do Procon-MA deverá ter entre 20 (vinte) e 30 (trinta) linhas, o que ainda é pouco! Então, limite-se ao que foi perguntado, seja direto evitando entrar em detalhes que não interessam muito, mesmo que sejam tangentes à solução proposta. A regra é: expresse o máximo de conteúdo com o menor número de palavras que conseguir. Não repita ideias e nem use palavras demais só para aumentar o seu texto. Concentre-se no que é indispensável.
Parece difícil. Como fazer isso?
Não é tão difícil quanto parece. A pesquisa prévia ajuda a selecionar melhor no que você deve focar ao escrever o texto. Na hora da prova não é possível pesquisar, aí é que entra a sua PREPARAÇÃO consistente! Vou sugerir alguns tópicos:
- escolha um bom curso de estudo de casos para se preparar a partir dele;
- aliás, escolha o melhor: aquele que une conteúdo específico e estrutura gramatical (estrutura e expressão);
- assim que pegar a prova, leia as questões discursivas e faça, para cada uma, um roteiro;
- leia atentamente a questão para saber EXATAMENTE o que o examinador quer que esteja na sua resposta;
- leia o seu roteiro que fez e veja se a resposta que seguirá dele abordará os tópicos requeridos e não fugirá do tema proposto;
- o roteiro do texto ajuda demais a evitar a falha comum de não responder especificamente ao que foi perguntado.
DICA: seu texto será corrigido primeiro pelo especialista no assunto, só depois disso irá para o professor de Língua Portuguesa. Conclusão: sua argumentação deverá ser bastante embasada e bem articulada, caso contrário, se a nota de conteúdo for muito baixa, seu texto nem chegará às mãos do professor de Português.
Qual estrutura a banca espera do meu texto?
A banca apresenta uma suituação-problema. A sua função será a de resolver o problema dentro de uma fundamentação técnica adquirida no decorrer da sua preparação no estudo do conteúdo específico!
Como é um texto de opinião, espera-se a abordagem a partir de uma tese seguida de argumentação consistente. Essa tese será a solução para a questão explicitada e a progressão argumentativa será a viabilidade da solução apresentada.
ATENÇÃO! Espera-se que o candidato aborde o tema de forma OBJETIVA! Você irá convencer de maneira impessoal, imparcial, científica, embasada!
Meus caros, nem preciso falar que a prática do estudo e da escrita irá colocá-lo no topo da lista de aprovados, não é? Não tem como fugir disso! É preciso dedicação, conhecimento dos conteúdos específicos e aprofundamento em estudo de caso.
Quer mais conhecimento gratuito? CLIQUE AQUI e baixe a aula demonstrativa grátis!
Espero ter contribuído com um assunto relevante, a aula demonstrativa é do curso de ESTUDO DE CASO P/PROCON-MA, edital aberto da banca FCC.
Estou à disposição para qualquer dúvida!
Abraço.
Rafaela Freitas.
E-mail: [email protected]