Estudo Ativo X Estudo Passivo
Oi, gente! :)
Estou de volta para concluirmos o papo de terça passada. Falamos sobre input, output e caderno de erros. Agora vamos conversar sobre os conceitos de estudo ativo e passivo.
ESTUDO ATIVO: Você age. Ex: resolução de questões e ensinar alguém.
ESTUDO PASSIVO: Você só “recebe”. Ex: assistir videoaulas.
É espantosa a quantidade de alunos que opta apenas pelo estudo passivo. Isso acontece porque esse tipo de estudo tem 2 características que muita gente ama:
1 – Cansa menos
2 – Dá a – normalmente falsa – impressão de que você aprendeu tudo
Alguns alunos passam ANOS estudando apenas por videoaulas. Resultado? Nada da aprovação. Infelizmente, uma boa preparação demanda o equilíbrio entre estudo ativo e passivo.
VIDEOAULAS: COMO USAR?
As videoaulas são sim MUITO ÚTEIS se usadas com sabedoria.
Assista videoaulas em 2 situações:
1 – Para “quebrar o gelo“ com uma matéria nova e que você esteja tendo dificuldade desde a primeira página da aula demo.
2 – Para te desagarrar em pontos complicados ao longo do curso.
Ex: Você estava seguindo alegremente pelo seu PDF e tudo estava correndo bem. De repente, você começa uma aula que está atipicamente complicada. Assista uma videoaula sobre o tema para agilizar seu estudo do PDF. Note que você gastaria mais tempo quebrando a cabeça para entender o PDF do que fazer o combo PDF + videoaula. Nesse caso, vale super a pena usar o combo.
Indico, portanto, um USO PONTUAL das videoaulas.
Os PDFs já possuem todo o conteúdo que você precisa dominar para arrasar nas provas. Assistir às videoaulas de algo que você consegue aprender no PDF é como um retrabalho. Seu foco deve ser o material escrito (completo e mais rápido de estudar).
Use-as com moderação.
RESOLUÇÃO DE QUESTÕES
Não raro vocês me perguntam se é melhor concluir todo o curso em PDF para então resolver questões.
A resposta é sempre NÃO! Resolva questões desde o início da sua vida de concurseiro.
A motivação da pergunta quase nunca é uma dúvida real. É o aluno querendo a minha validação para que ele aja de acordo com o PAVOR que ele tem de resolver as questões e perceber que não entendeu foi nada e que ainda está muito longe da aprovação. Não posso fazer isso com vocês!
Como superar o medo de resolver as questões?
Quando eu tinha uns 7 anos cismei que tinha um fantasma debaixo da minha cama. Toda noite era um tormento. Eu fiquei refém do medo. Um dia eu cansei de viver assim. Eu SABIA que não tinha nada, mas o medo confundia meus pensamentos. Um dia, no meio de noite, levantei e deitei EMBAIXO DA CAMA por alguns minutos. TERAPIA DE CHOQUE! Depois de um tempinho vi como estava sendo boba por estar com medo, deitei na cama de novo e nunca mais pensei no fantasma. Foi uma libertação!
Conclusão: Está com medo das questões? A sensação não vai passar enquanto você não usar o “método da exposição”. Coloque-se cara a cara com o medo. Só assim você terá sossego mental.
Arranque o band-aid de uma vez, amigo! Estude toda a aula (não o curso todo!) e – ao final – resolva uma gordinha bateria de questões sobre o tema. Nada como um % ruim para tomar vergonha. Nada como um % bom para dar confiança. De qualquer forma, você lucra!
ENSINE
Quando estamos lendo (ou vendo videoaulas), normalmente concordamos com o professor escreve/diz e vamos tocando a matéria. Se há alguma dificuldade nessa fase, pode passar despercebida.
Para evitar descobrir que sua compreensão não foi lá das melhores só quando terminar a aula e começar as questões, opte por dividir a teoria em blocos e a cada etapa concluída pare e dê uma aula sobre o que leu. Para quem? Para as paredes, para seu cachorro… tanto faz. Nossa capacidade cognitiva é MUITO MAIS exigida quando ensinamos algo (fale em voz alta, ok? Como uma aula mesmo!) do que quando lemos ou ouvimos a matéria. Trata-se de um estudo bastante ATIVO (bem mais eficiente do que o estudo passivo).
Qualquer deficiência no entendimento e retenção do conteúdo ficarão bastante perceptíveis quando começar a falar e, de repente, não conseguir continuar. “Poxa… mas eu jurava que havia entendido tão bem!”. Quem nunca? Melhor saber o quanto antes que o assunto não estava tão claro/fixo na mente como parecia.
Já começou a estudar seu PDF e lá pelo meio de uma aula looonga você “travou”? O assunto não fica confuso do nada. Isso ocorre – em regra – quando a retenção e o entendimento foram fracos desde o início da aula e você não notou. Em determinado momento, você precisou das informações anteriores para seguir adiante. Como dúvidas e inconsistências se acumularam ao longo da aula, na hora de fazer uso do que foi aprendido, a “bola de neve da compreensão parcial” te atropelou. Quando isso acontecer, experimente estudar o PDF em blocos e se dê uma aula a cada bloco concluído. Tudo vai clarear.
Bons estudos!
Gabi
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AVISOS:
1 – Toda TERÇA e QUINTA posto artigos sobre Coaching (inteligência emocional para concursos e/ou técnicas de estudo).
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