Artigo

Como estudar disciplinas difíceis: Tribunais de Contas

Olá, tudo bem com você? Hoje iremos falar sobre como estudar as disciplinas que considero difíceis para os Tribunais de Contas!

Como estudar disciplinas difíceis: Tribunais de Contas

Você está estudando para os concursos dos Tribunais de Contas e sente dificuldade em estudar algumas das disciplinas exigidas?

Se sim, não se preocupe, no artigo de hoje vamos dar algumas dicas de como estudar essas disciplinas que você tem mais dificuldade.

Antes de tudo, você sabe quais são as matérias que costumam ser exigidas para os concursos da área de controle?

Se não, é só dar uma olhadinha abaixo que iremos listar as principais matérias que são cobradas nos certames dos Tribunais de Contas:

  • Português;
  • Direito Administrativo;
  • Direito Constitucional;
  • Raciocínio Lógico/ Matemática Financeira;
  • Contabilidade Geral e Avançada;
  • Administração Financeira e Orçamentária;
  • Auditoria/ Auditoria Governamental;
  • Contabilidade Pública;
  • Controle Externo;
  • Tecnologia da Informação; e
  • Administração Geral e Pública.

Em alguns certames de Tribunais de Contas podem ainda ser exigidas algumas matérias eventuais, são elas:

  • Direito Civil;
  • Direito Penal;
  • Contabilidade de Custos;
  • Economia;
  • Estatística; e
  • Políticas públicas.

Assim, no geral, os concursos dos Tribunais de Contas não costumam fugir muito da exigência dessas matérias.

Alguma ou algumas delas você tem dificuldade?

Se sim, não se preocupe! É perfeitamente normal ter uma ou mais disciplinas preferidas e outras que possuem um certo nível de dificuldade. No entanto, como elas serão cobradas no seu certame, não dá para negligenciar essas que você tem dificuldade.

Afinal, negligenciar alguma matéria para a sua prova pode ter um custo muito alto, no caso, a sua aprovação.

Então, vamos elencar algumas dicas para você conseguir fluir nessas matérias?

Vamos lá!

1° Dica de Como estudar disciplinas difíceis para os Tribunais de Contas

A 1° Dica de como estudar as disciplinas que tem dificuldade para os Tribunais de Contas é evitar fazer generalizações.

Evite generalizar, por exemplo, “não consigo aprender contabilidade”. Afinal, pode ser que você só esteja com dificuldade em um ponto da matéria e não nela como um todo.

Além disso, quando você generaliza, você acaba criando um bloqueio contra a disciplina como um todo. Assim, você já inicia o seu estudo com esse bloqueio na sua mente, o que pode impedir você de fluir naquele assunto.

Se você começa seus estudos já com um bloqueio, acreditando que não consegue avançar e aprender uma matéria, o seu cérebro acaba se fechando para o novo aprendizado e o estudo daquele assunto acaba se tornando uma tortura.

Portanto, não generalize que você não gosta de uma matéria porque não está conseguindo fluir tão bem em um assunto específico.

2° Dica

A 2° Dica de como estudar as disciplinas que tem dificuldade para os Tribunais de Contas é para você dedicar um maior tempo de estudo a essas disciplinas que você tem uma maior dificuldade.

Não adianta você querer estudar todas as disciplinas da mesma forma. Afinal, algumas você terá mais dificuldade que outras. Assim, você deve identificar essas disciplinas e destinar um tempo maior de estudo para aprendê-las.

Afinal, algumas disciplinas você precisará de mais tempo para absorvê-las, por ter uma menor afinidade, ao passo que outras demandará menos tempo.

Sendo assim, o seu tempo de estudos deve ser dividido proporcionalmente a dificuldade que você tem em cada matéria, isso irá otimizar o seu aprendizado, além de potencializar o seu tempo disponível para estudar.

Assim, antes de tudo, elabore um levantamento de quais disciplinas você tem mais dificuldade e quais você tem facilidade, isso vai fazer com que você consiga fluir melhor nessas disciplinas que você tem uma maior dificuldade. Desse modo, você passa a criar uma maior afinidade com essas disciplinas.

3° Dica de como estudar as disciplinas que considero difíceis para os Tribunais de Contas

A 3° Dica de como estudar as disciplinas que tem dificuldade para os Tribunais de Contas é inserir as matérias que você tem mais dificuldade no começo do seu dia de estudo ou em um horário que você esteja com a mente mais descansada.

Quando você coloca as matérias que têm mais dificuldade no início do seu dia de estudo, você estuda elas mais descansado, o que faz com que você consiga dar mais atenção a elas.

Afinal, faz toda a diferença você aproveitar os seus momentos mais produtivos do dia e concentrar nas matérias que apresenta uma maior dificuldade.

Além disso, você aproveita que está com a cabeça “fresca” para estudar essas matérias. Sendo assim, para vencer a resistência do estudo em alguma matéria, é melhor você começar o dia estudando por ela, assim é mais fácil de se concentrar e conseguir fluir melhor.

4° Dica

A 4° Dica de como estudar as disciplinas que tem dificuldade para os Tribunais de Contas é praticar mais as matérias que você tem mais dificuldade.

Para conseguir melhorar o seu desempenho nas matérias, nada melhor do que fazer muitas questões, colocar o seu estudo teórico em prática. Assim, você pode começar fazendo uns exercícios mais fáceis e ir aumentando a dificuldade.

Afinal, quando você resolve questões, você exercita o seu cérebro, aumenta a capacidade de memorizar o tópico que você está estudando. Ou seja, resolver questões de concursos anteriores é uma excelente forma para você revisar o conteúdo estudado.

Além disso, como o estudo por questões é mais dinâmico e ativo que o mero estudo teórico, a tendência é que você comece a gostar um pouco mais da matéria. Afinal, o estudo vai ser mais leve, além de que não adianta ler e não praticar o que você está estudando.

Ademais, quando você já tem a informação de qual será a Banca Examinadora do seu certame, fazer questões é fundamental para conseguir um bom desempenho na prova. Inclusive, cada Banca tem uma maneira de elaborar as suas questões e entender isso é essencial para ir bem na prova.

Quando você responde muitas questões, você se familiariza com os pontos que costumam ser exigidos nos certames, verifica se a prova costuma apresentar pegadinha, além de conhecer melhor a forma que são feitos os enunciados.

Como diz o ditado: “A prática leva à perfeição”. Isto é, quanto mais você treinar uma matéria, melhor ficará nela.

5° Dica de como estudar as disciplinas considero difíceis para os Tribunais de Contas

A 5° Dica de como estudar as disciplinas que tem dificuldade para os Tribunais de Contas é fazer mapas mentais para assimilar melhor a matéria estudada.

Você já escutou falar sobre os mapas mentais?

Trata-se de uma ferramenta para registro de ideias proposta por um psicólogo inglês chamado Tony Buzan. O objetivo dos mapas mentais é fugir da decoreba clássica, entendendo de fato as nuances do assunto estudo.

Assim, o mapa mental foca em um assunto principal e, a partir dele, cria inúmeras ramificações e conexões marcadas por palavras-chave e pontos importantes da matéria. Desse modo, essa ferramenta consegue deixar tudo conectado e organizado visualmente.

Ademais, consoante o seu criador falou: as conexões presentes nos mapas mentais seguem o funcionamento do cérebro humano para armazenar as informações. Destarte, tudo encontra-se interligado a partir de uma ideia núcleo.

Portanto, os mapas mentais ajudam o seu cérebro a criar associações e ligar os assuntos, além de fortalecer a capacidade de memorização.

Você sabe como elaborar um mapa mental?

Para elaborá-lo você só precisa de um espaço branco, pode ser um quadro, e de diferentes cores de canetas para facilitar a visualização. Depois é só você definir o assunto principal que você está estudando para colocá-lo no centro do seu mapa.

Desse modo, a partir do assunto central, você pode criar sub-assuntos do tema e colocá-los com cores diferentes.

6° Dica

A 6° Dica de como estudar as disciplinas que tem dificuldade para os Tribunais de Contas é não desistir!

Qualquer matéria é mais complicada no início dos estudos, à medida que vamos estudando, vamos ganhando uma maior familiaridade e conseguimos avançar melhor nos pontos.

Além disso, não dá para negligenciar uma disciplina que é exigida no seu certame, pois a pontuação advinda dela pode ser o diferencial para você está dentro das vagas do concurso.

Como falamos, negligenciar alguma matéria para a sua prova pode ter um custo muito alto, no caso, a sua aprovação.

Portanto, continue o estudo da matéria, mesmo que esteja tendo dificuldade. Afinal, à medida que você for construindo uma bagagem de estudo daquele assunto, irá conseguir fluir cada vez mais fácil.

Resumo – Como estudar as disciplinas considero difíceis para os Tribunais de Contas

Quando você decide estudar para concursos públicos é perfeitamente normal ter algumas matérias que você tem uma maior dificuldade que outras. Mas, como sabemos, não dá para negligenciar uma matéria porque tem dificuldade.

Afinal, os concursos estão cada vez mais concorridos e uma questão pode fazer toda a diferença para você ficar dentro das vagas ou não.

Assim, existem algumas dicas para você conseguir fluir nas matérias que está dando uma travada, são elas:

  • Evite criar generalizações, por exemplo, “não consigo aprender contabilidade”;
  • Dedique um maior tempo de estudo a essas disciplinas que você tem uma maior dificuldade;
  • Insira as matérias que você tem mais dificuldade no começo do seu dia de estudo;
  • Fazer muitos exercícios;
  • Elabore mapas mentais para entender melhor a matéria estudada;
  • Não desista!

Espero que você tenha gostado do artigo de hoje!

Bom Estudo!

Elizabeth Menezes

@elizabethmpalves

http://www.tce.ms.gov.br/

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos abertos

Concursos 2022

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.