Estrutura Regimental da Diplomacia é alterada por novo decreto
Nesta terça-feira, 12 de janeiro, foi publicado no Diário Oficial da União, o Decreto n.º 10.598, que altera o Decreto nº 9.683, de 9 de janeiro de 2019, o qual trata da aprovação da Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções de Confiança do Ministérios das Relações Exteriores.
Além disso, o texto alterado também remaneja e transforma funções de confiança e substitui cargo em comissão do Grupo Direção e Assessoramento Superiores (DAS) por Função Comissionada do Poder Executivo (FCPE).
Dentre as alterações mais relevantes estão:
- O remanejamento da Secretaria de Gestão da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia para o Ministério das Relações Exteriores;
- O remanejamento do Ministério das Relações Exteriores para a Secretaria de Gestão da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo;
- A dispensa automática dos ocupantes das funções de confiança que deixam de existir na Estrutura Regimental do Ministério das Relações Exteriores em razão deste decreto;
- A atribuição à Assessoria Especial de Relações Federativas e com o Congresso Nacional para
- promover a articulação entre o Ministério e os Governos estaduais e municipais, as Assembleias estaduais e as Câmaras municipais, com o objetivo de assessorá-los em suas iniciativas externas;
- providenciar o atendimento às consultas formuladas;
- coordenar os Escritórios de Representação do Ministério no País; e
- realizar outras atividades determinadas pelo Ministro de Estado.
- A atribuição de competência ao Instituto Rio Branco para o recrutamento, a seleção, a formação e o aperfeiçoamento do pessoal da Carreira de Diplomata, na promoção e realização dos concursos públicos de provas ou de provas e títulos e os cursos que se fizerem necessários.
Para acessar o teor do novo decreto e do decreto alterado, clique nos links ao lado.
Estão oficialmente encerradas, desde o dia 9 de agosto de 2020, as inscrições para o concurso Diplomata 2020. O edital do CACD oferta 25 vagas para a classe inicial da carreira diplomática.
As provas da primeira, da segunda e da terceira fases do concurso estão suspensas. De acordo com o órgão, um novo cronograma de provas e atividades será divulgado oportunamente.
Isto porque, o Ministério Público Federal divulgou uma recomendação de adiamento da realização da primeira fase do concurso Diplomata, até que a crise sanitária provocada pela covid-19 estivesse minimamente controlada no país.
Mais informações: Concurso Diplomata
Quer estudar a Estrutura Regimental para a Diplomacia?
Gostou desta oportunidade e deseja começar se preparar agora mesmo? Então, confira os nossos cursos e comece a estudar para o concurso Diplomacia:
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.
Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!