Estratégia nas Olimpíadas: Estratégia Concursos apoia atleta convocado para as olimpíadas Rio 2016
Estratégia nas Olimpíadas: Estratégia Concursos apoia atleta convocado para as olimpíadas Rio 2016
O atleta olímpico da marcha atlética 50 km, Jonathan Riekmann, poderá contar com a parceria do Estratégia Concursos para um importante auxílio em sua preparação. Através de um patrocínio, a empresa irá contribuir para sua viagem ao México para um período de treinamento em altitude.
Segundo Jonathan, a iniciativa permitirá potencializar ainda mais seu treinamento. “Quero agradecer a empresa Estratégia Concursos por ter apoiado esse meu projeto e ter patrocinado meu treinamento em altitude no México”, completou.
A competição irá acontecer no dia 19 de agosto.
O Atleta
Jonathan Riekmann nasceu em 20/8/1987, em Blumenau (SC). Pesa 59 kg e tem 1,72 m de altura. Durante sua vida, praticou vários esportes. Por influência de um amigo, começou no atletismo aos 13 anos, fazendo corrida de fundo para ajudar a Escola Municipal Lúcio Esteves, de Blumenau, em uma competição. Aos 14 anos, por orientação de seu primeiro técnico, Valdivino Alves, ingressou na Fundação Municipal de Desportes de Blumenau e começou a treinar.
Dois anos depois, passou a ser orientado por Ivo da Silva e seguiu nas corridas de fundo por mais um ano. A partir daí, começou a fazer alguns treinos de marcha atlética e Ivo da Silva viu que tinha potencial para a modalidade.
Em maio deste ano foi convocado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para representar o Brasil nas Olimpíadas Rio 2016. Jonathan irá participar da prova de 50km de Marcha Atlética.
Principais conquistas na carreira:
- Campeão brasileiro (15)
- Vice-campeão sul-americano (14)
- Vice-campeão (20 km) do Troféu Brasil (10)
- 3º colocado (20 km) no Troféu Brasil (11 e 12)
- Vice-campeão (20km) da Copa Brasil (09)
- 3º colocado na Copa Brasil (07 e 08)
A Marcha Atlética
A Marcha Atlética é uma modalidade do atletismo onde se executa uma progressão de passos de maneira que o atleta sempre mantenha contato com o solo com, pelo menos, um dos pés. A perna que avança tem que estar reta, desde o momento do primeiro contato com o solo até que se encontre em posição vertical.
A modalidade foi integrada aos Jogos Olímpicos em 1908 e em 1992 passou a ser disputada também na categoria feminina.
As provas de marcha atlética são disputadas na distância de 20 km, feminino, e 20 km e 50 km masculino, que se realizam normalmente em um circuito na rua de no mínimo 1 km e no máximo 2,5 km. A marcha é uma atividade em que a resistência e a técnica do atleta são fundamentais.
O regulamento estabelece que os juízes de marcha têm que avisar aos atletas que por sua forma de marchar correm o risco de cometer alguma falta, e para isso utilizam placas amarelas com o símbolo de uma possível infração. No julgamento de marcha, quando um atleta comete infração é anotado no quadro de advertências um cartão vermelho correspondente a infração cometida. Quando três juízes diferentes mostram os cartões vermelhos a um atleta, o juiz chefe procede a desqualificação do mesmo.