Em entrevista EXCLUSIVA à jornalista Ana Luíza Marques, do Estratégia Concursos, o secretário de Estado da Segurança Pública do Tocantins, Cristiano Barbosa Sampaio, revelou detalhes da futura seleção da Polícia Civil (PC TO).
Conforme antecipado por nós, o edital deverá ofertar, agora, 313 vagas para os cargos de Agente de Polícia, Agente de Necrotomia, Delegado de Polícia Civil, Escrivão, Papiloscopista e Perito. O novo quantitativo se deu após uma revisão realizada em reunião.
Estratégia Concursos: Em que fase está a organização do concurso?
Sampaio: Nós formamos a comissão e estamos agora nos trâmites para contratar a banca e poder publicar o edital. Agora, é justamente a definição do número de vagas, que passa por uma série de estudos, não só pela questão legal, temos a Lei Complementar 173 que proíbe o aumento de despesas com pessoal. Então estamos fazendo essa contagem para levar os dados para a Secretaria de Fazenda e Planejamento.
EC: O Cebraspe ainda é a banca favorita?
Sampaio: Não posso dizer que é a favorita. Ela passará por um processo natural. Mas para o concurso da Polícia Militar, que está em andamento, o Cebraspe foi o escolhido. Para o concurso dos Bombeiros, que está em andamento, também foi o escolhido. Então é possível que o Cebraspe seja uma das bancas ou a banca escolhida.
EC: Existe previsão para o lançamento do edital?
Sampaio: O esforço é para publicar tão logo quanto possível, mas o cenário é até o final do ano para, no início do ano que vem, a gente ter a realização das provas no primeiro semestre. O Curso de Formação deve ser iniciado no segundo semestre de 2022.
EC: Qual será a quantidade e distribuição das vagas?
Sampaio: Houve uma revisão desses números por parte da Secretaria de Administração, pois isso passa pelo número de aposentadorias no período. Esse número, agora, é de 313. Este número só estará fechado e definido quando o edital for publicado.
EC: Todas as vagas são imediatas ou teremos também cadastro de reserva?
Sampaio: Esse foi outro ponto a definir. A conclusão que a comissão está chegando é que a gente possa chamar até cinco vezes aprovadas no número de vagas. Então teríamos um número de vagas diretas e mais ou menos duas vezes esse quantitativo para serem providas na medida em que haja vacâncias.
EC: Existe um déficit na instituição? A quantidade de vagas é suficiente para suprir?
Sampaio: O conceito de déficit é relativo. A gente tem 38% dos cargos da polícia estão vagos. Mas hoje acreditamos que uma gestão moderna não é a que contrata mais pessoas, mas a que melhora seus processos. Então, quanto mais tecnologias você tem, quanto mais recursos, menos policiais contratados para o mesmo serviço você precisa.
Embora a gente tenha cerca de 40% dos cargos não providos atualmente, a interpretação é que talvez eu não tenha de nomear 200 escrivães no estado hoje, a metade disso seria suficiente para suprir as necessidades da segurança pública. Precisamos ter um quadro eficiente, qualificado, mas não é só colocar gente, precisamos melhorar os processos e as estruturas para a polícia funcionar bem.
EC: As provas do concurso serão realizadas no mesmo dia e horário?
Sampaio: A ideia é que a concorrência seja a mais ampla o possível. Então se a gente puder fazer com que eles possam concorrer a diversos cargos, acho que é uma vantagem para todos.
Para mais informações sobre o andamento do concurso PC TO, cujo secretário de Segurança Pública revelou novos detalhes em entrevista, acesse o link abaixo. Preparamos um artigo completo para você!
Salário inicial é de mais de R$ 5 mil. Saiba todos os detalhes desse importante…
Olá! Tudo bem? Hoje vamos listar dicas infalíveis para ser aprovado no Concurso do Banco…
Nesta segunda-feira, 23 de dezembro, a partir das 16h, iniciam as inscrições do concurso público…
O concurso do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF 5), que contou com 86…
O Estratégia realiza semanalmente aulas, eventos, entrevistas, simulados, revisões e maratonas dos principais concursos de…
O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Mato Grosso convocou os candidatos para a…