Fala estrategista, vamos aprender mais sobre a Estratégia Empresarial para o concurso do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES?
A Estratégia Empresarial é como um mapa que guia uma empresa rumo aos seus objetivos. Ela define as ações e decisões que a organização tomará para alcançar seus propósitos de longo prazo, garantindo sua competitividade e crescimento sustentável.
A concorrência é um fenômeno inerente ao mercado, caracterizado pela rivalidade entre empresas que buscam conquistar a preferência dos consumidores. Essa disputa acontece quando as empresas oferecem produtos ou serviços que atendem às necessidades ou desejos dos consumidores.
Os concorrentes podem ser classificados em diferentes categorias:
Principais benefícios trazidos pela concorrência à sociedade e às empresas:
A concorrência apresenta os seguintes desafios:
Podemos dizer que de forma geral, existem 04 ( quatro) tipos de estruturas competitivas (situações concorrenciais):
Monopólio: ocorre quando uma única organização oferece um produto que não tem um substituto no mercado. Ou seja, a organização é a única fornecedora desse produto. Em outras palavras, o produto oferecido pela organização não possui concorrentes. Portanto, a organização detém forte controle sobre os preços. Por exemplo: empresas de utilidades locais (tais como os serviços de água e esgoto). Nesse caso, há muitas barreiras de entrada no mercado.
Oligopólio: ocorre quando poucas organizações controlam o abastecimento de grande parte de determinado produto. Ou seja, poucas empresas controlam o mercado de determinado produto. Existe essa limitação de empresas no mercado por diversas causas, sendo uma delas a necessidade de altos investimentos de capital. Por exemplo: serviços de cruzeiro marítimo e aviação. Nesse caso, há algumas barreiras de entrada no mercado.
Competição perfeita (Concorrência pura): ocorre quando existe um grande número de organizações e nenhuma delas pode influenciar significativamente no preço dos produtos. Ou seja, existe um número grande de concorrentes e um número grande de consumidores no mercado os quais estão familiarizados com os produtos que apresentam grande similaridade. Nesse caso, não é difícil entrar e sair no mercado; por isso, os concorrentes são muito numerosos.
Competição monopolista (Concorrência Monopolista): Da mesma forma que na classificação anterior, na competição monopolista existem muitos vendedores e os produtos também apresentam similaridade. Trata-se de um mercado em que as organizações podem buscar diferenciar seus produtos, com o intuito de agregar valor a eles e diferenciá-los dos demais produtos do mercado.
Existem 5 (cinco) formas de relação com os concorrentes:
Conflitos: diversos são os motivos que podem levar as organizações a entrarem em conflito. A exemplo de funcionários que são atraídos para outras empresas, gerando altos índices de absenteísmo e rotatividade.
Concorrência: no mercado todas as empresas concorrem para atingir o mesmo alvo, os clientes. A intensidade da competição ocorre de acordo com o mercado.
Coexistência: acontece quando a organização escolhe não competir diretamente com os concorrentes nos mercados principais e opta por atuar em nichos específicos.
Cooperação: ocorre quando as empresas se unem para comercialização. É o caso das joint ventures.
Conluio: trata-se de uma atividade considerada ilegal, pois consiste em uma forma de competir de forma agressiva com alguns públicos como consumidores, concorrentes, fornecedores ou qualquer atividade correlacionada. Por exemplo: combinações de dumping e cartéis.
A Estratégia Empresarial pode ser definida como um plano de ação que:
A Estratégia empresarial é essencial para o sucesso de qualquer organização à medida em que :
Os elementos chaves são os mais importantes a serem observados quando a empresa traçar a sua Estratégia Empresarial. Vamos conhecer cada um deles:
Existem diversos tipos de estratégias empresariais, como:
O desenvolvimento de uma Estratégia Empresarial é um processo contínuo que envolve diversas etapas como:
Os mapas estratégicos são ferramentas visuais que permitem às empresas representar de forma clara e concisa sua estratégia, alinhando os objetivos de diferentes áreas e facilitando a comunicação entre os colaboradores. Desenvolvido a partir do Balanced Scorecard (BSC), o mapa estratégico oferece uma visão holística da organização, conectando as perspectivas financeiras, do cliente, dos processos internos e de aprendizado e crescimento.
A integração do BSC e do Mapa Estratégico permite um maior alinhamento da Estratégia Empresarial através da melhoria dos seguintes aspectos:
Os mapas estratégicos são ferramentas poderosas que ajudam as empresas a visualizar, comunicar e implementar suas estratégias de forma mais eficaz. Ao proporcionar uma visão integrada da organização, os mapas estratégicos permitem que as empresas se adaptem às mudanças do mercado e alcancem seus objetivos de longo prazo.
Finalizando nosso assunto de hoje
A Estratégia Empresarial é fundamental para o sucesso de qualquer organização. Ao definir um caminho claro e direcionar os esforços da empresa aumenta-se as chances de alcançar os objetivos e garantir a sustentabilidade do negócio a longo prazo.
Além disso, a estratégia funciona como um mapa que guia uma organização rumo ao seu sucesso. Define os objetivos, as ações e as decisões que a empresa tomará para alcançar seus propósitos de longo prazo, garantindo sua competitividade e crescimento sustentável.
Assista as nossas aulas para aprofundar-se nos temas e obter sucesso na sua aprovação :)
Planejamento e Gestão Estratégica
Por hoje é isso, pessoal!
Abraços e até a próxima.
Bárbara Rocha
ASSINE AGORA – Assinaturas
Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.
Fique por dentro de todos os concursos:
Salário inicial é de mais de R$ 5 mil. Saiba todos os detalhes desse importante…
Você vai fazer a prova do concurso do Superior Tribunal de Justiça (STJ) no dia…
Mais um edital do concurso do Ministério da Saúde (MS) autorizado! Serão ofertadas, ao todo,…
O novo edital do concurso do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR) está autorizado!…
Atenção, Coruja! A Terceira Etapa do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) para o cargo de…
A realização do novo concurso do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) foi autorizada. De acordo…